SóProvas


ID
311146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca de métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público.

Para medir seu desempenho, é obrigatório que cada programa de apoio às políticas e áreas especiais tenha ao menos um indicador.

Alternativas
Comentários
  • "n) Indicador:
    Instrumento capaz de medir o desempenho do programa. Deve ser passível de aferição, coerente com o objetivo estabelecido, sensível à contribuição das principais ações e apurável em tempo oportuno. O indicador permite, conforme o caso, mensurar a eficácia, eficiência ou efetividade alcançada com a execução do programa. Exemplo:
    Objetivo: Reduzir o analfabetismo no País
    Indicador: Taxa de analfabetismo (relação percentual entre a população não alfabetizada e a população total)
    Para cada programa finalístico, é obrigatório haver ao menos um indicador. Para os programas de apoio às políticas e áreas especiais, a presença de indicadores é facultativa."
    (MTO - Manual Técnico do Orçamento 2011, p. 43)

  • ITEM ERRADO

    Complementando o comentário acima
      O programa é o instrumento de organização da atuação governamental que articula um conjunto de ações que concorrem para a concretização de um objetivo comum preestabelecido, mensurado por indicadores instituídos no plano, visando à solução de um problema ou o atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade

    Os programas são classificados em dois tipos:

    Programas Finalísticos: dos quais resultam bens ou serviços ofertados diretamente à sociedade, cujos resultados sejam passíveis de mensuração; e

    - Programas de Apoio às Políticas Públicas e Áreas Especiais: são programas voltados aos serviços típicos de Estado, ao planejamento, à formulação de políticas setoriais, à coordenação, à avaliação ou ao controle dos programas finalísticos, resultando em bens ou serviços ofertados ao próprio Estado, podendo ser composto inclusive por despesas de natureza tipicamente administrativas.

     
  • Galera,
    vamos ficar atentos ao NOVO PPA (2012-2015). Nele esses programas citados acima não existem mais. A nova divisão segundo o art 5º, I e II é:
    Programas temáticos;
    Programas de gestão, manutenção e serviços do Estado.

    Vale a pena dar uma olhadinha no novo PPA.
  • Resolvi seguir a dica da colega aqui em cima e fui dar uma olhada no PPA do governo Dilma
    segue abaixo o artigo que ela falou.

    Art. 5o O PPA 2012-2015 reflete as políticas públicas e organiza a atuação governamental por meio de Programas, classificados como Temáticos e de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado, assim definidos:
    I - Programa Temático: aquele que expressa a agenda de governo por meio de políticas públicas, orientando a ação governamental para a entrega de bens e serviços à sociedade; e
    II - Programa de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado: aquele que reúne um conjunto de ações destinadas ao apoio, à gestão e à manutenção da atuação governamental. 

  • Meus Deus, como uma vírgula faz diferença. Sem prestar atenção na vírgula eu tinha o seguinte entendimento: para se medir o desempenho é preciso um indicador. Logo afirmei que a questão estava correta. Todavia, o cerne do questionamento é se é obrigatório utilizar um indicador para pedir o desempenho de programas de apoio e isso não é verdade. Aprendi! Agora não caiu mais nessa.
  • E essas novas divisões, precisam de pelo menos um indicador ou é facultativo?
  • Márcia, acredito eu que pelo um será necessário, de acordo com o Art. 6º  O monitoramento incidirá sobre os Indicadores, Objetivos, Metas e Iniciativas dos Programas Temáticos. (Decreto 7866/12)

    Se alguém tiver outro fundamento, favor deixar um recado no meu mural. 

    Bons estudos!
  • Obrigado pela dica, Mozart!
  • Indicador somente em Programas Finalísticos!

  • Para cada programa finalístico, é obrigatório haver ao menos um indicador. Para os programas de apoio às políticas e áreas especiais, a presença de indicadores é facultativa.