-
Gab. D
A - ERRADO
Crenças: o que a empresa acredita ser verdadeiro, o comportamento, a personalidade e o jeito de ser da organização.
B - ERRADO
Valores: expressam o comportamento da organização, consistindo na essência da empresa.
C - ERRADO
Rituais: sequências repetidas de atividades que expressam e reforçam os principais valores da organização.
D - GABARITO
Tabus: orientam atitudes e comportamentos. Enfatizam, principalmente, coisas que não são bem vistas ou permitidas na organização, são assuntos polêmicos e críticos que são tratados de forma oculta, por isso é um tabu.
E - ERRADO
(fico devendo o fundamento)
-
Tabus: Tudo o que não é permitido na organização, ou seja, os assuntos polêmicos e críticos que são tratados de forma oculta e pouco falados entre seu público interno. Um exemplo bastante visto como um tabu nas organizações é o namoro entre colegas de trabalho, que muitas vezes é proibido.
-
Só será tabu se assim se configurar na organização, pois existem órgãos de cúpula na ADM direta que o mais normal é vc se envolver com gente do trabalho.
-
GABARITO: LETRA D
Eu ia morrer sem saber que é tabu...
-
-
Fiquei em dúvida pelo fato de a questão afirmar que tabus têm como finalidade orientar os comportamentos.
No entanto, Rodrigo Rennó (Administração Geral para Concursos) apresenta a definição de tabu como "proibições diversas que buscam (têm como objetivo) moldar o comportamento, ou seja, indicar a maneira aceitável de se comportar dentro do ambiente da empresa".
-
Nunca ouvi falar
-
As bancas tão invetando cada vez mais coisas absurdas. não só passa quem estudou, passa quem tem sorte para acertar uma dessa
-
RITO = ATIVIDADES DIA DIA
TABU = COMPORTAMENTO
-
Os tabus têm o relevante papel de orientar o comportamento dos membros da organização, demarcando áreas de proibições e colocando em evidência o aspecto disciplinar da cultura, com ênfase no não permitido. Eles demarcam as áreas de proibições, com o objetivo de orientar o comportamento organizacional e manter a disciplina enfatizando o não permitido (FREITAS, 1991).
-
Acredito que o "x" da questão esteja em "Implícito". Eu marquei "valor", mas pensando agora, os valores da organização são explícitos.
-
Confesso que estou sem entender!
Em todos os materiais que eu leio os valores são colocados como aspectos informais e invisíveis que orientam o comportamento!
Sei não... XD
-
absurdo isso. olha, tabu, da onde tiram ess palhaçada? fiquei em crença e valor, eliminei as outras por achar que nem faziam parte da literatura. odeio essa matéria.
-
Resposta: uma caixa de surpresa.
Acho que estou estudando errado. Está no livro do Rodrigo Rennó.