SóProvas


ID
3113038
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Comparando-se o CMPC − “custo médio ponderado de capital” (ou WACC − Weighted Average Capital Cost) com o “modelo de precificação de ativos” (CAPM – Capital Asset Pricing Model ) tem-se:

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá. Primeira coisa que tem que vir à sua mente é: o CAPM é um modelo, usado para estimar o custo do capital próprio, custo este que vai servir de subsídio para o cálculo do WACC, que é a taxa média ponderada de custo de capital de uma empresa/de um projeto etc. Digo que é uma média ponderada porque leva em consideração o custo do capital de terceiros e do capital próprio e a proporção de suas participações no capital total da empresa. 

    Vamos às alternativas:

    a) existem três determinantes-chave do CAPM que estão além do controle da empresa, mas que não afetam o WACC, a saber: a condição dos mercados financeiros, a aversão dos investidores ao risco e as alíquotas de impostos estabelecidas pelo governo.

    Item ERRADO. Realmente existem esses três determinantes-chave do CAPM que estão além do controle da empresa, e fazem parte das premissas do modelo. Todavia, eles afetam SIM o WACC, justamente porque o WACC é calculado a partir do custo do capital próprio, que por sua vez é calculado pelo modelo CAPM.

    b) diferentemente do CAPM, o WACC foi desenvolvido para explicar o comportamento do preço de títulos e permitir que os investidores pudessem avaliar o impacto de um investimento proposto em um título sobre o retorno e o risco geral de sua carteira.

    Item ERRADO. Os conceitos estão trocados: diferentemente do WACC, o CAPM foi desenvolvido para explicar o comportamento do preço de títulos e permitir que os investidores pudessem avaliar o impacto de um investimento proposto em um título sobre o retorno e o risco geral de sua carteira.

    c) o WACC de uma empresa aumenta à medida que o “beta” e a taxa de retorno aumentam, ao passo que no CAPM o retorno exigido de um ativo reduz-se com o aumento do “beta”, mantidas as demais variáveis constantes.

    Item ERRADO. Mantidas as demais variáveis constantes, o aumento do beta aumenta o retorno exigido de um ativo no modelo CAPM, o que resulta em um aumento do custo médio ponderado de capital (WACC) de uma empresa.

    d) ao contrário do WACC, o CAPM é usado na avaliação de investimentos ou de empresas, uma vez que é preciso comparar os retornos esperados sobre projetos e empresas com os custos dos recursos utilizados para financiá-los.

    Item ERRADO. Conceitos trocados: ao contrário do CAPM, o WACC é usado na avaliação de investimentos ou de empresas, uma vez que é preciso comparar os retornos esperados sobre projetos e empresas com os custos dos recursos utilizados para financiá-los. O WACC calcula justamente esse custo médio das fontes específicas de capital, que são utilizadas para financiar os investimentos da empresa.

    e) o CAPM é um modelo que relaciona o risco e o retorno de todos os ativos, ao passo que o WACC é uma taxa que reflete o custo do capital em uma análise de retorno.

    Item CERTO. Condiz exatamente com os conceitos apresentados na aula: o CAPM é um modelo derivado da teoria do portfólio e busca, mais efetivamente, uma resposta de como devem ser relacionados e mensurados os componentes básicos de uma avaliação de ativos: risco e retorno. Já o WACC é uma taxa que reflete o custo médio das fontes específicas de capital, e é utilizado em uma análise de retorno (em suma, se o retorno produzido pelos ativos é superior ao WACC, a empresa agrega valor).

    Gabarito: Letra E.

  • CAPM busca encontrar uma taxa de retorno esperado. Essa taxa é encontrada com base no Beta (que indica a volatilidade/risco do ativo), na Taxa livre de risco (pode ser a Taxa Selic), e na Taxa de mercado (ou a taxa que o mercado está pagando com base no preço atual do ativo). O resultado será uma taxa que o ativo deve retornar para valer a pena.

    Já o WACC é um custo ponderado baseado no custo do Passivo (taxa de juros do Passivo) e custo do PL (taxa de juros do PL), adicionando um benefício fiscal por adquirir dívida com terceiros, visto que o IR é calculado sobre o LAIR.

    GAB. E