SóProvas


ID
31132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Em 2008, comemoram-se cinqüenta anos do lançamento da
Operação Pan-Americana (OPA), que teve início com a troca de
cartas pessoais entre os presidentes Juscelino Kubitschek e
Eisenhower, em 28 de maio e 5 de junho de 1958. A respeito da
OPA, julgue (C ou E) os itens seguintes.

No entendimento de seus formuladores, a OPA poderia servir de paradigma para iniciativas semelhantes fora do hemisfério, com base na tese de que, também em outras regiões do mundo, a promoção do desenvolvimento serviria ao propósito de conter o comunismo.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Veja a frase do Embaixador Negrão de Lima " seus objetivos correspondem às aspirações e às necessidades de todos os povos". Esta declaração foi perante a AGNU em 18.09.1965
  • O trecho retrata passagem do livro de Amado Cervo, História da Política Exterior Brasileira, que referencia a ideologia da OPA, que segundo seus formuladores, serviria não só ao Brasil mas também à toda região Latino-americana. Não custa lembrar que a síntese da OPA era combater a subversão através do desenvolvimento.







  • Certa.

    A OPA, que era uma proposta de cooperação internacional de âmbito hemisférico, insistia na tese de que o desenvolvimento e o fim da miséria seriam as maneiras mais eficazes de se evitar a penetração de ideologias exôgenas e antidemocráticas no continente. A cooperação seria uma solução para países atrasados. Juscelino Kubistchek, idealizador da proposta, argumentava que a cooperação econômica daria força ao pan-americanismo, tornando-se um escudo à penetração de ideologias estranhas. JK situava a OPA, portanto, contra a ameaça antidemocrática do bloco soviético. É importante ressaltar que JK sempre se referia ao desenvolvimento da América Latina como um todo, e não apenas ao desenvolvimento brasileiro.

    fonte : 7000 questões do cespe