- 
                                população pequena. 
- 
                                EU ACREDITO QUE O ERRO ESTÁ EM DIZER QUE FOI BENEFICIADO COM IMPOSTOS.  
- 
                                E   A ZFM é composta por três pilares: o comercial, o agropecuário e o industrial. O primeiro teve mais projeção enquanto a economia do país permaneceu fechada; o segundo compreende projetos relativos a atividades como produção de alimentos, agroindústria, piscicultura e turismo; e o terceiro é considerado a base de sustentação da ZFM. Centrado em Manaus, o pilar industrial do modelo recebe o nome de Polo Industrial de Manaus , onde funcionam em torno de 600 indústrias que produzem itens dos segmentos eletroeletrônico, duas rodas, químico, entre outros, o que gerou mais de 86 mil empregos diretos em Manaus em 2017. 
- 
                                gab E     distantes até 200 km da capital   
- 
                                Peçam comentários. 
- 
                                Geração de impostos?  
- 
                                O texto de apoio nos recorda que Manaus, a capital do Amazonas, é um grande polo industrial. O enunciado ordena apenas julgar a afirmativa.
 
 A zona franca de Manaus é considerada um enclave ou seja um território com funções políticas e econômicas  completamente diferente do seu redor cuja função inicial era a de desenvolvimento de toda a região amazônica mas que na prática atingiu apenas Manaus propriamente dita e teve seus benefícios de geração de emprego, renda  restritos a área onde foi implantado. AFIRMATIVA ERRADA.
 
 Considerações finais:
 
 A questão demonstra claramente a importância de conhecer os aspectos determinantes da realidade política, econômica, ambiental e social do local para onde é a vaga e a recorrência da abordagem destes temas.
 
 
 Gabarito: ERRADO.
 
- 
                                Beneficiados com impostos kkkkkkk 
- 
                                Autor: Marcelo Saraiva, Professor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF) , de Conhecimentos Gerais, Atualidades, Geografia, História e Geografia de Estados e Municípios, História   O texto de apoio nos recorda que Manaus, a capital do Amazonas, é um grande polo industrial. O enunciado ordena apenas julgar a afirmativa.   A zona franca de Manaus é considerada um enclave ou seja um território com funções políticas e econômicas  completamente diferente do seu redor cuja função inicial era a de desenvolvimento de toda a região amazônica mas que na prática atingiu apenas Manaus propriamente dita e teve seus benefícios de geração de emprego, renda restritos a área onde foi implantado. AFIRMATIVA ERRADA.    Considerações finais:   A questão demonstra claramente a importância de conhecer os aspectos determinantes da realidade política, econômica, ambiental e social do local para onde é a vaga e a recorrência da abordagem destes temas.   Gabarito: ERRADO. 
- 
                                A QUESTÃO TORNOU-SE ERRADA PORQUE FALOU EM RENDA DE IMPOSTOS, ONDE AS EMPRESAS JÁ CORRIA COM MEDO DISSO, QUANTO MAS ELA CONTRIBUIR COM IMPOSTOS. KKKKKKKKK 
- 
                                essa de imposto kkkk 
- 
                                A implantação da Zona Franca de Manaus resultou na distribuição de diversos complexos industriais(SIM)   pelos municípios amazonenses distantes até 200 km da capital, (Área de abrangência muito maior, compreendendo outros Estados - http://www.suframa.gov.br/invest/zona-franca-de-manaus-abrangencia.cfm)   os quais foram beneficiados com a geração de empregos, de renda e de impostos (existe isenção de imposto sim, é o benefício), bem como com o crescimento demográfico no estado. (SIM)   
- 
                                Questão errada.   Ser beneficiado com Imposto? só raciocinar...    
- 
                                Sim, há vários erros nesta questão. 'resultou na distribuição de diversos complexos industriais pelos municípios'  Errado, há diversos complexos em Manaus, e alguns nos municípios região metropolitana, como o município de Iranduba e Manacapuru e bem poucos. 'amazonenses distantes até 200 km' Errado, estes complexos não se distanciam tudo isso não, se muito chegam a 50 km. 'foram beneficiados com a geração de empregos, de renda e de impostos' errado, beneficiados com impostos não, beneficiados com incentivo fiscal.   
- 
                                "distribuição pelos municípios amazonenses distantes até 200 km da capital"??? Não ein... Errado. 
- 
                                Cuidado com o Português!   Há um problema de ambiguidade no texto.   ...distribuição de diversos complexos industriais pelos municípios amazonenses distantes até 200 km da capital, os quais foram beneficiados com a geração de empregos, de renda e de impostos...   Esse problema pode ser "corrigido" com o uso da interpretação.   Quem foram beneficiados com a geração de empregos? Quem foram beneficiados com a geração de renda? Quem foram beneficiados com a geração de impostos?   Foram os municípios!!! Logo "os quais" retoma "municípios amazonenses"   O erro da questão não está em dizer que os diversos complexos industriais foram beneficiados com impostos, o que, de fato, não faria sentido. O erro está na afirmação de que há uma distribuição dos complexos até 200km da capital, Manaus. 
- 
                                o cara ser beneficiado de impostos...  
- 
                                Além do erro sobre ser beneficiada com Impostos. Zona Franca de Manaus caracteriza-se por sua centralização.       
- 
                                Gab. Errado.   Direto ao ponto: DECRETO-LEI Nº 288, DE 28 DE FEVEREIRO DE 1967 Art 2º (...) § 1º A área da Zona Franca terá um comprimento máximo continuo nas margens esquerdas dos rios Negro e Amazonas, de cinqüenta quilômetros a juzante de Manaus e de setenta quilômetros a montante desta cidade.   No entanto, os benefícios do modelo ZFM foram estendidos ao longo dos anos, em parte, para uma área superior a 8,5 milhões de quilômetros quadrados, contemplando a Amazônia Ocidental – Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima (Decreto Lei nº 356/1968) – e as cidades de Macapá e Santana, no Estado do Amapá (Lei nº 8.397/1991).   fonte: http://www.suframa.gov.br/invest/zona-franca-de-manaus-abrangencia.cfm 
- 
                                A zona franca de Manaus é considerada um enclave ou seja um território com funções políticas e econômicas  completamente diferente do seu redor cuja função inicial era a de desenvolvimento de toda a região amazônica mas que na prática atingiu apenas Manaus propriamente dita e teve seus benefícios de geração de emprego, renda restritos a área onde foi implantado. AFIRMATIVA ERRADA.  
- 
                                Enfim, ninguém sabe ao certo o erro da questão. Mais uma padrão cespe. 
- 
                                A função inicial era a de desenvolvimento de toda a região amazônica mas que na prática atingiu apenas Manaus propriamente dita. 
- 
                                ZONA FRANCA DE MANAUS   - Polo industrial, técnico e científico;
- + de 600 empresas;
- Política tributária diferenciada do restante do país : redução/isenção de impostos etc...
 
- 
                                Inicialmente,  ZFM compreendia uma área total de 10.000 km² (dez mil quilômetros quadrados), englobando a cidade de Manaus e seus arredores.  Com o passar dos anos, foi estendido para uma área superior a 8,5 milhões de km² contemplando a Amazônia Ocidental (estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) e as cidades de Macapá e Santana, no estado do Amapá. 
- 
                                De impostos também pessoal, a chamada descentralização industrial, pois no Nordeste/Norte há uma "facilidade" em montar uma empresa ou indústria devido a isenção de impostos por exemplo.    GAB E 
- 
                                quem assiste shark tank responde essa kkkkk
                            
- 
                                 ZONA FRANCA DE MANAUS - > existência de incentivos fiscais especiais, ou seja, a concessão de isenção de impostos e outros benefícios para as empresas e indústrias que se instalarem nessa região;   https://brasilescola.uol.com.br/brasil/zona-franca-manaus.htm 
- 
                                200 KM? KK BOBAA HOJÉ NAO CESPE PMAL Marcha Combatentes vejo vocês logo,logo. 
- 
                                200 KM? KK BOBAA HOJÉ NAO CESPE PMAL Marcha Combatentes vejo vocês logo,logo. 
- 
                                A zona franca de Manaus é considerada um enclave ou seja um território com funções políticas e econômicas  completamente diferente do seu redor cuja função inicial era a de desenvolvimento de toda a região amazônica mas que na prática atingiu apenas Manaus propriamente dita e teve seus benefícios de geração de emprego, renda restritos a área onde foi implantado. AFIRMATIVA ERRADA.  
- 
                                A ZFM não se limita à Manaus, veja que uma das áreas de livre comércio é em Macapá-AP   imagem: https://www.fazcomex.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/11/Zona-Franca-de-Manaus.jpg     1.056 km é a distância de Manaus até Macapá, portanto muito superior aos 200 km. 
- 
                                "Beneficiado de impostos"    Gab: Errado 
- 
                                A Zona Franca de Manaus compreende uma área total de dez mil quilômetros quadrados que inclui a cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, e seus arredores.   fonte: https://www.fazcomex.com.br/blog/zona-franca-de-manaus-o-que-e/   GAB: ERRADO.