-
GABARITO ERRADO
Lei N 8.159/91
Art. 15 - Os arquivos privados identificados como de interesse público e social poderão ser depositados a título Revogável, ou doados a instituições arquivísticas públicas.
-
GABARITO: ERRADO
Artigo 15 - Os arquivos privados identificados como de interesse público e social poderão ser depositados a título revogável, ou doados a instituições arquivísticas públicas.
LEI N. 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.
-
O artigo citado pelos colegas quer dizer que fica a critério do proprietário decidir se quer doar ou emprestar (depositar a título revogável) seu arquivo para o governo.
-
Art. 15. Os arquivos privados identificados como de interesse público e social poderão ser depositados a título revogável, ou doados a instituições arquivísticas públicas. Mais uma vez temos o verbo “poderão”, e não “deverão”, o que significa que, mais uma vez, fica a critério do proprietário decidir se quer doar ou emprestar (depositar a título revogável) seu arquivo para o governo.
Mais uma vez temos o verbo “poderão”, e não “deverão”, o que significa que, mais uma vez, fica a critério do proprietário decidir se quer doar ou emprestar (depositar a título revogável) seu arquivo para o governo.
Material Gran cursos.
Prof. Elvis Miranda.
-
Os documentos que são constituídos de informações de interesse público devem ser preservados. Entretanto, há uma proteção quanto ao privado, por isso a revogação é possível.
O Art. 15 da Lei nº 8.159/91 diz que
Os arquivos privados identificados como de interesse público e social poderão ser depositados a título revogável, ou doados a instituições arquivísticas públicas.
A questão diz que o ato é irrevogável.
Fonte: Fonte: BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados.
Gabarito do Professor: Errada
-
Tudo que for taxativo na arquivologia, desconfie.
A única coisa que é expressamente proibido é a eliminação nos arquivos permanentes, de resto tudo da um jeitinho.
-
Errado.
De acordo com a lei 8159/91
Art. 15 - Os arquivos privados identificados como de interesse público e social poderão ser depositados a título revogável, ou doados a instituições arquivísticas públicas.
-
Os arquivos privados identificados como de interesse público e social não podem ser alienados com dispersão e nem podem ser enviados ao exterior.