-
CERTO
É a organicidade é uma das principais características dos arquivos e é uma das características que os difere das bibliotecas, por exemplo.
-
Princípio da Organicidade: demonstra a relação orgânica entre o tipo de documento produzido e a entidade. O Superior Tribunal Militar produz documentos relacionados à Justiça Militar e não à Justiça do trabalho, pois é orgânico a ele este tipo de documentação.
-
Organicidade - Os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade produtora
-
CERTO
Organicidade: atributo de um acervo documental decorrente da existência de relação orgânica entre seus documentos. Essencial para que um determinado conjunto de documentos seja considerado um arquivo.
Fonte: http://www.conarq.gov.br/images/ctde/Glossario/2014ctdeglossario_v6_public.pdf
-
Organicidade
Segundo Heloísa Bellotto os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora, em suas relações internas e externas. Refletir a estrutura, as funções e as atividades de uma entidade é possuir organicidade. Também podemos pensar na organicidade como característica que define os documentos arquivísticos. Sem ela, um documento não é arquivístico.
A organicidade do arquivo produz vínculos entre os vários documentos de uma mesma ação, processo de trabalho ou atividade. É a principal característica de um documento de arquivo. Um documento orgânico é aquele produzido no decorrer das atividades da instituição para subsidiar as suas atividades. Desse modo, se esse documento for retirado do contexto de produção, ele perderá o seu valor, perderá o seu significado, perderá a razão pela qual foi produzido.
Fonte: Estratégia Concursos
-
Caráter organico: A arquivistica trata de um conjunto de documentos, para ser chamado de arquivo, a ideia de conjunto, de agrupamentos é necessária. Nesse conjunto, o documento precisa estar ligado aos outros, do conjunto_ este é o caráter orgânico.
Um documento solto, fora de seu conjunto , tem valor menor que quando em seu conjunto apropriado.
Teixeira, Carolina
Arquivologia para concursos
-
Organicidade - > Relação orgânica entre o TIPO de documento produzido e a ENTIDADE produtora (acumulação orgânica)
Gabarito: CERTO
para fixar:
CESPE-Anatel
A organicidade do arquivo produz vínculos entre os vários documentos de uma mesma ação, processo de trabalho ou atividade. ->> CERTO
-
Resolução: Um documento só é arquivistico porque é orgânico, ou seja, porque foi produzido ou recebido no decorrer das atividades institucionais. Esse "motivo" é a interligação necessária de que trata a questão.
Resposta: certa
-
A organicidade determina se um documento é arquivístico ou não. Isso acontece porque um documento só é arquivístico quando foi produzido ou recebido no decorrer das atividades da instituição para desenvolver essas mesmas atividades. Do contrário, não temos um documento arquivístico.
Portanto, pelo fato de o documento de arquivo depender da organicidade para existir, podemos afirmar que ela é uma característica primordial dos arquivos.
Gabarito do Professor: certa
-
"um documento só é arquivístico quando foi produzido ou recebido no decorrer das atividades da instituição"
Professora Serena Alves
-
Gabarito: Certo
Lembrando que a organicidade é o que diferencia os documentos arquivísticos.
Sigam: @mundodaarquivologia no instagram. Material gratuito de arquivologia para concursos.
-
Atenção, pois, de acordo com diferentes autores e bancas, alguns dos princípios listados a seguir são
considerados características (e não princípios!) da Arquivologia, mas o mais importante é conhecer todos
eles pois as questões geralmente trazem descrições que devem ser relacionadas - seja ao princípio ou à
característica - de acordo com a banca considerada.
-
Certo.
Princípio da organicidade -> Relação "natural" entre os documentos e a entidade produtora.
Documentos refletem a estrutura da organização
-
CERTO
De acordo com Schellenberg (2006, p. 41), “as características essenciais dos arquivos relacionam-se, pois, com as razões pelas quais os documentos vieram a existir”.
Percebe-se assim que os documentos possuem caráter orgânico peculiar à organização que os criou, fato que os diferencia de outros tipos de documentos (bibliográficos, peças de museu etc.). Dessa forma, observa-se que os documentos de arquivos são gerados, recebidos e acumulados, devido às funções naturais de uma entidade coletiva ou corporativa, pessoa ou família, podendo estar registrados em diversos suportes informacionais.