-
ERRADO
A principal função do arquivo é tornar disponíveis as informações contidas administrativamente no acervo documental sob sua guarda. A função secundária é a preservação da memória da instituição.
-
ERRADO
Quando se afirma que a principal finalidade do arquivo é servir à administração, o que está sendo afirmado é que o arquivo, enquanto área destinada a guardar e organizar os documentos, é criado pela instituição para dar suporte às suas atividades cotidianas, fornecendo as informações necessárias de forma rápida e segura. O fato é que, com o passar do tempo, os documentos de arquivo passam a testemunhar os fatos ocorridos durante o período em que foram criados e acumulados, e sua manutenção passa a servir de base para a preservação da história não apenas da instituição a que estão vinculados, mas também da sociedade a que pertencem.
RESUMINDO: O arquivo serve à administração (em um primeiro momento) e à história (em um segundo momento).
Prof. Élvis Miranda (Gran Cursos)
-
o que justifica a criação de arquivos de documentos não é a sua historicidade, mas, sim, a sua finalidade funcional, administrativa ou jurídica - repetição mesmo, que é para você nunca mais se esquecer disso!
-
Não é função básica. Essa é uma função secundária do arquivo.
-
Não é função básica do arquivo preservar a memória da instituição.
gab. E
-
Função básica do arquivo é o acesso a informação.
-
Finalidade - servir a Administração;
1° Função - Dar acesso;
2° Função - Destinação.
Gab: E
-
A conservação e a manutenção de documentos de arquivo ocorrem, em um primeiro momento, para resguardar a memória da instituição. ERRADO (CESPE 2015)
JUSTIFICATIVA - Em primeiro momento = resguardar sua FUNCIONALIDADE. Segundo momento = resguardar a HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO.
FINALIDADE PRINCIPAL DO ARQUIVO : SERVIR DE APOIO À ADM
FINALIDADE SECUNDÁRIA DO ARQUIVO: SERVIR DE BASE PARA A HISTÓRIA.
-
ERRADO
Corrigindo a questão:
(CESPE-NS-2019-TJ\AM) Relativo ao princípio e conceito da ciência arquivística, a finalidade básica do arquivo é servir de apoio a administração e, a finalidade secundária do arquivo é servir de base para história. Por isso, que existe a guarda permanente de documentos.
-
A função básica do arquivo é guardar a informação
-
Função e finalidade dos arquivos:
Funções:
· Guarda;
· Conservação; PARA PERMITIR O ACESSO AOS DOCUMENTOS
· Disponibilização.
*** PRINCIPAL FINALIDADE -> servir à administração***
*** FUNÇÃO BÁSICA = tornar disponíveis as informações contidas do acervo.
GAB ERRADO.
-
Funções dos Arquivos:
- Guarda, conservação e disponibilização para permitir o acesso aos documentos;
- Armazenamento adequado;
- Transmitir com precisão as informações contidas nos documentos.
-
Os arquivos possuem como finalidade servir à administração. Dessa forma, a sua função, ou seja, a sua atividade essencial é tornar disponíveis as informações contidas no seu acervo.
-
A função básica dos arquivos é servir à administração, ou seja, os documentos arquivísticos são criados ou recebidos para subsidiar as atividades institucionais e, dessa forma, fazer com que as suas funções possam ser desenvolvidas.
A preservação da memória da instituição é uma consequência da aplicação da gestão documental, que separa o que foi criado somente para servir à administração, do que possui um valor além - que é o valor secundário. Esses documentos de valor secundário compõem o arquivo permanente.
Gabarito do Professor: errada
-
(Q1038321) CESPE - 2019 - TJ-AM - Analista Judiciário - Arquivologia
O recolhimento de documentos para guarda permanente justifica-se tão somente em função do seu valor histórico documental. (CERTO)??????????
Vai entender...
-
A função básica do arquivo é servir à administração.
-
1º idade/corrente e 2º idade/intermediária têm valor primário/administrativo
3º idade/permanente tem valor secundário/ histórico
Função básica = valor primário/administrativo
-
Eita... Acabei de ler que a função principal do arquivo era facilitar a consulta.
Lato sensu: Facilitar a consulta aos documentos pelos usuários;
Stricto sensu: guardar, conservar, disponibilizar, transmitir com precisão as informações contidas nos documentos.
Amigos, aceito sugestões sobre a matéria, porque o mercado não oferece muita variedade literária. Tô amarrado em um livro de 2013...
-
O recolhimento de documentos para guarda permanente justifica-se tão somente em função do seu valor histórico documental.
CERTO para o CESPE
A função básica do arquivo é preservar a memória de uma instituição e, justamente por isso, existe a guarda permanente de documentos.
ERRADO para o CESPE
da pra entender?
sao Deuses
-
boiei nessa aqui
-
Resolução: A função básica dos arquivos é servir à administração, ou seja, os documentos arquivísticos são criados ou recebidos para subsidiar as atividades institucionais e, dessa forma, fazer com que as suas funções possam ser desenvolvidas.
A preservação da memória da instituição é uma consequência da aplicação da gestão documental, que separa o que foi criado somente para servir à administração, do que possui um valor além - que é o valor secundário. Esses documentos de valor secundário compõem o arquivo permanente.
Resposta: errada
-
A função básica do arquivo está ligada a atividade específica da instituição e não à preservação de sua memória. Tanto que existem arquivos que podem ser eliminados. A questão é bem tranquila.
-
Pensa que os arquivos nascem com os seguintes atributos
FAL - Fiscal // Administrativo // Legal
Todos arquivos possuem esses atributos? Não, a partir do momento que o arquivo passa para o arquivo permanente (Terceira idade) ele perde esses atributos, ficando apenas com Valor probatório, informativo, histórico e de investigação.
-
pra complementar e ajudar a diferenciar
(CESPE/TC-DF/2014/Arquivologia) O objetivo principal do processo de avaliação de documentos de arquivo é a preservação dos documentos que possuem valor para a sociedade. (CERTO)
-
ERRADO
A preservação da memória, não só de uma instituição mas mesmo da sociedade é uma consequência de todo esse processo, mas não a principal função de um arquivo.