-
ERRADO,
Pois o Princípio da Proveniência ou Respeito aos fundos - que norteia a classificação dos arquivos correntes - ainda deve ser respeitado nas fases consecutivas (intermediária e permanente).
CESPE/DPU/2016 - O princípio que norteia a classificação no âmbito dos arquivos correntes, que é a obediência às atividades e às funções do órgão produtor, deve ser mantido nos arquivos permanentes. CERTO
Bons estudos!
-
Bellotto:
"O perigo de que os que iniciam nos estudos arquivísticos pudessem deduzir que arranjo e classificação são operações distintas levou os estudiosos da terminologia arquivística brasileira a considerar que o termo "classificação" deve ser usado para documentos tanto em idade corrente quanto em idade permanente. Entretanto, na prática arquivística brasileira, tem permanecido o uso do vocábulo "arranjo" para designar a organização dos documentos nos arquivos de terceira idade. O importante é que o princípio que norteia a classificação no âmbito dos arquivos correntes - a obediência às atividades e às funções do órgão produtor, não se perca. Mesmo havendo as naturais lacunas decorrentes da aplicação das tabelas de temporalidade, o arranjo deve respeitar a classificação de origem, apenas admitindo-se algumas adaptações no caso dos documentos recolhidos sistematicamente."
Fonte: Livro Arquivos Permanentes (Ed 4, págs 135-136)
-
Os Princípios Arquivísticos valem por todo o ciclo documental, independente do estágio em que se encontram.
Os documentos recolhidos aos arquivos permanentes devem continuar preservando as funções institucionais, manter a sua ordem e sua classificação, sem pre respeitando o seu produtor e servindo a ele.
Gabarito do Professor: errada
-
ERRADO
Os documentos recolhidos aos arquivos permanentes DEVEM continuar preservando as funções institucionais, manter a sua ordem e sua classificação, sempre respeitando o seu produtor e servindo a ele.
-
perde não, ganha permanecia!
-
não desista!
Gabarito: Errado
Bons estudos!
-É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.