SóProvas


ID
3115009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de sistemas e redes de arquivos, julgue o item seguinte.


O estabelecimento de fundos é uma operação típica do arquivo permanente que está intrinsecamente ligada ao próprio órgão gerador dos documentos, desde que preservada a relação orgânica entre eles.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    “Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos.”

    Dicionário de Terminologia Arquivística. Arquivo Nacional.

  • Princípio da Proveniência: Também é chamado de respeito aos fundos de arquivo ou ainda, de princípio da procedência, e segundo ele, o documento produzido por uma entidade não deve ser misturado com o produzido por outra entidade.  

  • GABARITO: CERTO

    Quando o arquivista trata de documentos, ele obedece ao princípio básico da Arquivologia chamado proveniência dos arquivos (ou respect des fonds ou provenance: o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras.

    O princípio da proveniência deve ser observado na organização dos arquivos correntes, intermediários e permanentes (ele é considerado a base da arquivística).

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Errei porque achei que a questão estava excluindo os arquivos correntes e intermediários quando ela diz "operação típica do arquivo permanente". Alguém pode explicar?

  • Ano: 2014 Banca: CESPE Prova: TCDF Cargo: Analista de Adm. Pública - De acordo com o princípio da proveniência, os documentos originados das atividades de uma pessoa jurídica devem ser agrupados separadamente daqueles originados das atividades de outras pessoas jurídicas. CERTA

    Ano: 2014 Banca: CESPE Prova: CADE Cargo: Agente Administrativo - O princípio de respeito aos fundos ou o princípio da proveniência postula que não devem ser misturados documentos produzidos por entidades diferentes. CERTA

  • Não entendi o porquê do princípio da proveniência ser operação típica do arquivo permanente.

  • o grande lance dessa questão, ninguém tocou no assunto peculiar, arquivo permanente, eis a questão.... expliquem-me.

  • CERTINHOOO.

    O termo "fundo de arquivo" refere-se ao conjunto de documentos de uma mesma entidade. Esse termo é bastante adotado em ARQUIVOS PERMANENTES que guardam documentos de entidades distintas para diferenciar os arquivos ali depositados.

    Fundo aberto – vinculado a entidades ativas (em funcionamento), sujeito a novos acréscimos de documento.

    Fundo fechado – vinculado a entidades extintas.

    Fonte;Gran Cursos ........Bons estudos \o/

  • CESPE/DPU/2016 - O princípio que norteia a classificação no âmbito dos arquivos correntes, que é a obediência às atividades e às funções do órgão produtor, deve ser mantido nos arquivos permanentes. CERTO

  • O estabelecimento de fundos é uma operação típica do arquivo permanente ?? essa q é a duvida...

  • Vou tentar explicar...

    O princípio da Proveniência ( também conhecido como Respeito aos Fundos) é aquele que diz que os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição/pessoa responsável por sua produção, acumulação ou guarda dos documentos. (a origem dos documentos).

    É o primeiro princípio a ser observado/aplicado na Classificação do documento. Ou seja, "de onde vem esse documento, a quem pertence, qual sua origem?"

    Toda instituição/entidade pública deve se basear nos estágios de evolução dos documentos (ciclo de vida dos docs). Logo, todos devem possuir um 'Arquivo" para guarda dos arquivos, inclusive de arquivos permanentes (aqueles cujo os documentos não possuem mais valor administrativo, apenas valor Histórico/Cultural.)

    O Arquivo também pode ser considerado um local (galpão/depósito) onde se conservam os docs, devidamente classificados e organizados, para garantir a sua integridade e fácil acesso futuro.

    No 'Arquivo' deve-se respeitar o principio Respeito aos Fundos, claro, não só para possuirmos fácil acesso ao documento, mas para fixar a Identidade do Documento e o seu contexto orgânico.

    A organicidade (relação orgânica do documento) se refere ao reflexo, espelhamento do organismo da esturura, funções e atividades que os Fundos (arquivos de mesma proveniência) demonstram a cerca da sua Instituição/entidade de origem.

    .

    Ou seja, você não pode misturar ou mesclar documentos com origens diferentes, se não bagunça e já não teria sentido ter um "arquivo" para tal. (É o primeiro princípio observado!)

    Portanto, é perceptível que o estabelecimento de fundos (não misturar arquivos de instituições diferentes) é uma operação típica do arquivo permanente, pois são arquivados definitivamente (recolhidos), quase nunca utilizados. Visam garantir sua conservação e fácil acesso no futuro quando alguém quiser (são abertos ao publico - de valor histórico). Diferentemente dos arquivos correntes, de uso frequente que lembramos facilmente pela grande possibilidade de uso dos documentos - de valor administrativo. Assim como dos arquivos intermediários, transitórios, de uso não tão mais frequente, mas ainda assim utilizados que aguardam destinação final.

  • Pessoal, essa questão foi baseada no que a Bellotto falou em seu livro:

    "Os documentos pertencentes a um mesmo fundo guardam relação orgânica entre si, constituindo uma unidade distinta, como frisa Schellenberg, não podendo seus componentes ser separados, vindo a constituir outros agrupamentos aleatoriamente;

    A noção de fundo está intrinsecamente ligada ao próprio órgão gerador dos documentos; essa noção preside a fixação dos fundos, muito embora a produção dos documentos represente a sua primeira idade e o estabelecimento de fundos seja uma operação típica do arquivo permanente, portanto aplicada a documentos de terceira idade."

    Fonte: Arquivos Permanentes (ed 4, pág 130).

  • Gab. C

    Via de regra, o arquivo corrente possui valor primário e, após o cumprimento de sua finalidade, são eliminados. Os poucos que possuem valor secundário são recolhidos ao arquivo permanente. Lá os documentos precisam constituir-se em fundo arquivístico, em atendimento ao princípio da ordem original — Exemplo: documentos permanentes do Ministério da Saúde indo para o Arquivo Nacional.

    Visto isso, a guarda de documentos pressupõe a existência de fundo arquivístico, contudo, no arquivo corrente, o documento, em regra, não integra o fundo arquivístico. De fato, por estar em uso, não tem sequer a garantia se será recolhido. Por isso, o estabelecimento de fundos é uma atividade típica (frisa-se: não exclusiva) do arquivo permanente.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Um mês depois, lendo TCC sobre DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA E GESTÃO DE DOCUMENTOS, achei o seguinte:

    • "Para entendermos como surgiu o princípio da proveniência na história da Arquivologia, não devemos deixar de contextualizar a sistemática de arranjo. Essa técnica surgiu na França, em 1841 e teve origem na observação de como os documentos - que se acumulavam em decorrência de sua produção - estavam sendo arquivados. É como nos mostra Schellenberg em seu livro Arquivos Modernos (2004, p. 241-42), onde descreve os princípios gerais para que esse sistema funcione: São eles. a) Os documentos devem ser agrupados por fundos (fonds), isto é, todos os documentos originários de uma determinada instituição, com uma atividade administrativa, ou, os documentos de uma corporação ou uma família, devem ser agrupados como o fonds. Essa é a primeira etapa. Ela ocorre no instante do recolhimento do conjunto de documentos, que passarão a ser tratados como únicos, pois pertencem ao mesmo produtor."

    bons estudos

  • errei em achar que isso fazia parte do arquivo corrente

  • A questão foi baseada na obra "Arquivos Permanentes: tratamento documental" da Professora Heloísa Liberalli Bellotto, que diz: 

    "A noção de fundo está intrinsecamente ligada ao próprio órgão gerador dos documentos; essa noção preside a fixação dos fundos, muito embora a produção dos documentos represente a sua primeira idade e o estabelecimento de fundos seja uma operação típica do arquivo permanente, portanto aplicada a documentos de terceira idade"
    Os fundos documentais podem ser entendidos como o conjunto de documentos produzidos por uma mesma instituição. Esse conjunto documental pode ser claramente visualizado nos arquivos permanentes, apesar de os documentos serem produzidos ou recebidos nos arquivos correntes.

    Fonte: BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: FGV, 2005. 

    Gabarito do Professor: certa
  • O estabelecimento de fundos é uma operação típica do arquivo permanente que está intrinsecamente ligada ao próprio órgão gerador dos documentos... ou seja, não devem ser mesclados com outros documentos

  • Item CERTO

    Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística

    fundo
    “Conjunto de documentos de uma mesma proveniência.”

    Segundo PAES (2004, p.26)

    Fundo

    1- A principal unidade de arranjo estrutural nos arquivos permanentes, constituída dos documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivos.

    2- A principal unidade de arranjo funcional nos arquivos permanentes, constituída dos documentos provenientes de mais de uma fonte geradora de arquivo reunidas pela semelhança de suas atividades, mantido o princípio da proveniência.

    Segundo MACHADO e CAMARGO (2000, p.34)

    Fundo – “Unidade constituída pelo conjunto de documentos acumulados por uma entidade que, no arquivo permanente, passa a conviver com arquivos de outras. ” 

    Segundo FUNARI (2006, p.130)

    “[...] a ordenação de arquivos permanentes deve ser por fundos [...]” 

    Portanto, a descrição sobre fundo exposta no enunciado da questão está correta. Logo, alternativa correta.

     

     

    Referências

    MACHADO, H; CAMARGO, A.  Como implantar arquivos públicos municipais. São Paulo: Arquivo do Estado, 2000.

    ARQUIVO NACIONAL, Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 232 p.

    PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3ª ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

    FUNARI, Pedro Paulo A. Heloisa Liberalli Bellotto, Arquivos permanentes. Tratamento documental. Segunda edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: FGV, 2004, 320pp. ISBN 85-225-0474-1. Revista CPC, n.2, p.129-132, 2006.

  • Outra questão que pode ajudar.

    Q1230829

    "Os documentos pertencentes a um mesmo fundo guardam relação orgânica entre si, constituindo uma unidade distinta, como frisa Schellenberg, não podendo seus componentes ser separados, vindo a constituir outros agrupamentos aleatoriamente;

     

    "A noção de fundo está intrinsecamente ligada ao próprio órgão gerador dos documentos; essa noção preside a fixação dos fundos, muito embora a produção dos documentos represente a sua primeira idade e o estabelecimento de fundos seja uma operação típica do arquivo permanente, portanto aplicada a documentos de terceira idade."

    Fonte: comentário de Pedro H.T.P

  • "A noção de fundo está intrinsecamente ligada ao próprio órgão gerador dos documentos; essa noção preside a fixação dos fundos, muito embora a produção dos documentos represente a sua primeira idade e o estabelecimento de fundos seja uma operação típica do arquivo permanente, portanto aplicada a documentos de terceira idade".

    Fonte: BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: FGV, 2005. 

  • Correta

    Obra "Arquivos Permanentes: tratamento documental" da Professora Heloísa Liberalli Bellotto, que diz: 

    "A noção de fundo está intrinsecamente ligada ao próprio órgão gerador dos documentos; essa noção preside a fixação dos fundos, muito embora a produção dos documentos represente a sua primeira idade e o estabelecimento de fundos seja uma operação típica do arquivo permanente, portanto aplicada a documentos de terceira idade"

    Questão casca de banana. Cuidado!!!! Para não errar mais...

  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.

  • GABARITO: CERTO

    Errei...mas pelo menos essa questão serviu p eu saber q a profª Heloísa Liberalli Bellotto é mãe de Tony Bellotto, músico dos Titãs, banda de rock de q sou fã! rs