SóProvas


ID
3115300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a informática e processo digital, julgue o item que se segue.


As empresas utilizam redes privativas virtuais VPN (virtual private networks) com o objetivo de criar intranets e extranets de maneira mais segura e confiável, sem a necessidade do uso de firewalls ou criptografia de dados.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

    A VPN, por si só, utiliza criptografia para funcionar! Além disso, não é por usar VPN que as empresas abandonarão o uso de firewalls. 

  • GABARITO E

    O erro está na expressão sem necessidade.

    Isso porque o uso de firewall é extremamente útil para a segurança.

  • É uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública .O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando  padrões, não necessariamente seguros. Em resumo, cria uma conexão segura e criptografada, que pode ser considerada como um túnel, entre o seu computador e um servidor operado pelo serviço VPN.

  • Aprofundando um pouco:

    VPN PPTP significa Point-to-Point Tunneling Protocol. Como seu nome indica, uma VPN PPTP cria um túnel e captura os dados. Um longo nome para a VPN usada mais comumente. As VPNs PPTP são usadas por usuários remotos para se conectarem à rede VPN usando sua conexão existente de Internet. Esta é uma VPN útil tanto para os usuários empresariais como usuários domésticos. Para acessar a VPN, faça login na VPN usando uma senha de usuários aprovada. As VPNs PPTP são ideais para uso pessoal e empresarial, porque elas não exigem a compra e a instalação de hardware e recursos extras normalmente oferecidos como software add-on barato. Elas são mais amplamente utilizadas também por causa de sua compatibilidade com os sistemas Windows, Mac e Linux.

    Embora as VPNs PPTP pareçam ter muitas vantagens, ela tem uma desvantagem: ela não fornece criptografia. Outra desvantagem é que ela depende do PPP ou Protocolo Ponto-a-Ponto para implementar medidas de segurança.

    Uma VPN Site a Site também é chamada de VPN Roteador a Roteador e é usada principalmente em operações corporativas. O fato de que muitas empresas têm escritórios localizados tanto nacional como internacionalmente, uma VPN Site a Site é usada para conectar a rede do principal local do escritório com vários escritórios. Ela também é conhecida como VPN baseada na Intranet. O oposto também é possível com a VPN Site a Site. As empresas usam a VPN Site a Site para se conectarem com outras empresas da mesma forma, e isso classifica como uma VPN baseada em Extranet. Em termos simples, as VPNs Site a Site constroem uma ponte virtual que une redes em vários locais, para conectá-los com a Internet e manter uma comunicação segura e privada entre essas redes.

    Semelhante a uma VPN PPTP, a VPN Site a Site trabalha para criar uma rede segura. No entanto, não há nenhuma linha dedicada em uso que permite que os vários locais dentro de uma empresa como nós acabamos de mencionar se unem para formar uma VPN. Além disso, ao contrário da PPTP, o roteamento, a criptografia e a descriptografia são realizadas por roteadores baseados em hardware ou software em ambos os lados.

    A questão se referiu à VPN Site a Site, mas errou ao dizer que não haveria necessidade de firewall nem criptografia.

  • GABARITO ERRADO

    Firewalls são um dispositivo de segurança de rede disponível na forma de software ou firmware. Eles criam uma barreira entre suas redes internas e as redes do mundo externo. Empresas, escolas e instituições governamentais fazem uso deles para restringir seu acesso a sites específicos que consideram impróprios.

  • A galera encanou com o coitado do firewall!

  • Gabarito E

    As empresas utilizam redes privativas virtuais VPN (virtual private networks) com o objetivo de criar intranets e extranets de maneira mais segura e confiável, sem a necessidade do uso de firewalls ou criptografia de dados.

    Depois de nota essa simples situação da questão que relata esta forma " sem a necessidade do uso de firewalls ou criptografia de dados" . Assim deduzir sem certeza que estaria errada, mas pesquisando ver que

    por meio da  nas informações e nas comunicações entre hosts da rede privada é possível aumentar consideravelmente a confidenciabilidade dos dados que trafegam pela rede. Por meio do sistema de tunelamento, os dados podem ser enviados sem que outros usuários tenham acesso, e mesmo que os tenham, ainda os receberão criptografados. Por isso, é fundamental que os dispositivos responsáveis por cuidar da rede VPN devem ser capazes de garantir segurança e integridade das informações e dos dados que são transmitidos.

  • NEGAÇÃO/RESTRIÇÃO = ERRADO.

    EX NUNC.

  • ERRADO.

    A VPN - Virtual Private Network usa um conceito chamado tunelamento, que nada mais é que uma ligação entre duas pontas (gateways) através de criptografia. Existem duas formas de se criar uma VPN:

    Utilizando o protocolo SSL (Secure Socket Layer) - provê a integridade e privacidade dos dados.

    Utilizando softwares - TeamViewer, LogMeln, Real VNC.

  • REGRA DE OURO: sempre que o CESP mencionar na questão a desnecessidade de uso de algum item relacionado a segurança da informação o item estará errado. SEMPRE.

  • O erro está quando fala em "sem necessidade".

  • GABARITO: ERRADO

    VPN - Virtual Private Network (Rede privada virtual) é uma tecnologia utilizada pra estabelecer uma conexão segura entre dois pontos. Essa tecnologia se utiliza da internet, usando criptografia, para estabelecer uma conexão segura.

    Os dados são codificados no envio e decodificados no recebimento.

  • VPN --> Usa criptografia e há possibilidade de usar Firewall em cada computador envolvido nessa transmissão via VPN  (virtual private networks).

    Perseverança!

  • Só pode haver VPN se garantir a confidencialidade dos dados. O tunelamento seguro, com dados criptografados é uma das características fundamentais da VPN

  • As empresas utilizam redes privativas virtuais VPN (virtual private networks) com o objetivo de criar intranets e extranets de maneira mais segura e confiável - ATÉ AQUI FOI REDONDO, CERTINHO.

    sem a necessidade do uso de firewalls ou criptografia de dados. - > ERRO DA QUESTÃO

    VPN - CRIPTOGRAFA E ESCONDE IP

    FIREWALLS - PROTEGE A REDE DE ALGUNS ATAQUES

    CRIPTOGRAFIA - CODIFICA E DESCODIFICA A MSGEM.

  • A VPN, Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual, conecta o usuário da internet de forma segura à intranet da empresa. Não é uma criação das empresas, mas sim um modo seguro de acessar os serviços dessa.

  • ERRADO.

    A VPN, por si só, utiliza criptografia para funcionar! Além disso, não é por usar VPN que as empresas abandonarão o uso de firewalls.

  • o VPN é como se fosse um túnel que passa pela rede públicas de internet, só que com uso de criptografia essa informação se torna segura.

  • Direto ao ponto!

    erro = vermelho

    correto = azul

    As empresas utilizam redes privativas virtuais VPN (virtual private networks) com o objetivo de criar intranets e extranets de maneira mais segura e confiável, sem a necessidade do uso de firewalls ou criptografia (com necessidade...) de dados.

    Prof. Rani - Projeto 70 pts.

    GABARITO: ERRADO

  • gabarito (errado)

    a VPN utiliza criptografia, então não há o que se falar na não utilização.

  • Do inglês Virtual Private Network. Termo usado para se referir `a construção de uma rede privada utilizando redes públicas (por exemplo, a Internet) como infraestrutura.

    Esses sistemas utilizam criptografia e outros mecanismos de segurança para garantir que somente usuários autorizados possam ter acesso `a rede privada e que nenhum dado ser´a interceptado enquanto estiver passando pela rede pública.

  • VPN não cria INTRANETS.

    VPN acessa INTRANETS.

    VPN utiliza a INTERNET (rede pública).

  • VPN: cria uma espécie de "túnel protegido" na internet , essa proteção é feita utilizando criptografia.

  • Baboseira!

    VPN serve para os usuários acessarem a rede privada da empresa estando fora dela.

  • VPN > CRIPTOGRAFIA.

  • "As empresas utilizam redes privativas virtuais VPN (virtual private networks) com o objetivo de criar intranets e extranets de maneira mais segura e confiável, sem a necessidade do uso de firewalls ou criptografia de dados."

    Erro 1)

    Precisa tanto de firewall quanto de criptografia. Os dados que trafegam na rede privada são criptografados. Se o firewall fechar a porta da VPN, não há rede, portanto, depende dos 2 fatores.

    Outro erro que identifiquei, porém fiquei na dúvida:

    Erro 2)

    "... com o objetivo de criar intranets e extranets de maneira mais segura e confiável"

    A VPN é utilizada para você acessar uma intranet fora das sua limitações geográficas, portanto, você não cria uma intranet, e sim uma extranet.

  • Não dispensa o uso de firewall local

  • ERRADO

    A VPN NÃO TIRA A NECESSIDADE DE UM FIREWALL, ATE PQ ELES TÊM FUNÇÕES DIFERENTES!

  • Gabarito: Errado.

    Até que começa bem a questão, mas o uso de VPN não tira a necessidade do uso de firewalls e criptografia de dados. Além de que a própria VPN é implementada utilizando criptografia.

  • O uso da VPN apenas faz o tunelamento da comunicação, isso não dispensa o uso de outros equipamentos de segurança, como um firewall. Além disso, a VPN trabalha com diversos protocolos criptográficos.

  • VPN (Rede Privada Virtual): consegue estabelecer uma ligação direta entre o computador e o servidor de destino - criando uma espécie de "túnel protegido" na Internet, essa proteção é feita utilizando criptografia.

  • Vai nessa Jardel Félix de Lima, vai nessa kk