SóProvas


ID
311551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Cada um dos itens subsequentes apresenta uma situação relacionada à elaboração de orçamentos de obras e serviços, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Em uma planilha de serviços, consta o item de desmatamento e destocamento de árvores com diâmetro até 15 cm, para o qual, na composição de custos, consta produtividade da equipe igual a 1.000,00 m²/h ; índice produtivo do trator de esteira que será utilizado no serviço igual a 0,8. Nessa situação, para fins de orçamento, é correto estimar que o trator de esteiras realizará o desmatamento de 800 m² em uma hora.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o porquê deste resultado estar correto?

  • Lívia, eu entendo o seguinte:

    A planilha foi feita para 1.000m², então ela vai discriminar tudo o que é necessário para se executar essa área de desmatamento.

    No item referente ao trator de esteira, a unidade deve ser em H (hora), e o índice é 0,8;

    Isso significa que o trator leva 0,8h para realizar os 1000m².


    Na prática eu imagino que seja mais ou menos assim:

    No trabalho da equipe, o trator será utilizado por 0,8h, e o resto do tempo, até completar 1h, a equipe trabalha sem o utilizar o trator.

  • resumindo o comentário do Bruno:

    o enunciado disse que a equipe produz 1.000 m²/h
    o trator de esteira é um dos componentes da equipe, sendo assim, o trator sozinho é impossibilitado de realizar 800 m² por hora

    o enunciado não deu o coeficiente de produção do trator de esteira, ele deu o coeficiente de produção da equipe

  • Ver tabelas do SICRO, a forma de contabilizar os indices dos equipamentos da patrulha é diferente. É preciso determinar qual o equipamento líder da patrulha, ver os indices e outras informações. Como dar a entender pela questão o trator é o líder e portanto sua produtividade não pode ser abaixo da equipe. O SICRO considera fator produtivo e não produtivo em termos de valores (R$) para contabilizar os custos de produção (Custo operacional produtivo e improdutivo), entretanto a produção da equipe continua sendo a mesma.

     

  • ERRADO

    sendo "P" o coeficiente de produção efetiva:

    Pgrupo será o menor valor de P entre seus componentes. Ex.: se o grupo for esteira + mdo e Pesteira = 1000 e Pmdo = 9999999999999, Pgrupo = 1000.

    Portanto, Pesteira ≥ Pgrupo; Pesteira ≥ 1000m²/h. Aqui já chegamos à resposta da questão, que independe do índice de produtividade da máquina.

  • P = 1.250 m²/h

  • Acredito que o comentário do Bruno contém alguns erros.

     

    O índice produtivo mencionado no enunciado não se refere àquele índice que é o inverso da produtividade. E que a unidade seria h/m² nesse caso.

    Vamos encarar esse 0,8 como sendo realmente aquele índice que é o inverso da produtividade. Não faz sentido ele gastar 0,8 h para desmatar apenas 1 m² !

     

    Esse índice descrito é chamado também de "utilização produtiva". Sendo o valor 0,8 quer dizer que 20% do tempo deste serviço o trator esteira fica ocioso. Isso porque nesse caso após o desmatamento, a o trator fica aguardando carregarem o caminhão com o material ou algo assim.

     

    O exercício não diz a quantidade de trator esteira, então supomos que seja apenas 1 caminhão. Se o exercício está dizendo que a produção da equipe é 1000 m²/h então certamente a produção do trator esteira é maior que isso já que ele possui esse fator de produção 0,8. Se o fator fosse 1 aí ok a produção do trator esteira seria o proprio 1000 m²/h.

     

    Para calcular a produção do trator esteira basta dividir 1000 por 0,8 que resulta em 1.250 m²/h. Como ele fica ocioso 20% do tempo, a produção que chega para a equipe é de 1000 m²/h.

  • O comentário do Edd S, de 07 de Junho de 2017, às 17h41, é o pertinente para situação.

    Concordo com o mesmo.

     

    Bom estudo.