SóProvas


ID
31168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Com a realização da Conferência de Annapolis, em 26 de
novembro de 2007, articulada pelo governo norte-americano,
pretendeu-se promover a retomada das negociações de paz entre
Israel e a Autoridade Palestina, paralisadas durante sete anos.
Considerando a questão palestina e a atual conjuntura no Oriente
Médio, julgue (C ou E) os itens a seguir.

As principais questões em torno das quais há divergências entre israelenses e palestinos e que se mantêm na agenda das negociações de paz são a forma de um futuro Estado palestino, a divisão de Jerusalém e o destino dos refugiados palestinos exilados.

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes,

    GABARITO: CERTO

  • CERTO

    2007, Conferência de Annapolis: a pauta dessa conferência era a tentativa de angariar paz no Oriente Médio, colocando a questão dos refugiados palestinos, a divisão de Jerusalém e a criação de um Estado Palestino nos diálogos entre Israel e Palestina.

    A imprensa europeia analisou toda a dimensão dessa conferência, chegando à conclusão que, basicamente, o governo Bush estava desinteressado de resolver o conflito de forma concreta. Apesar de a própria conferência não ser uma tentativa de tomada de decisões definitiva, ela teria mais significado futuro se o Hamas tivesse sido convidado a sentar-se à mesa de negociações, assim como a Síria o fez. As incertezas e a não aceitação de concessões o levam à falta de garantias para uma bem-sucedida missão de pacificação da região.