SóProvas


ID
3117034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a arquitetura e tecnologias de sistemas de informação, julgue o próximo item.


Quando o sistema envia a instrução de gravar um byte em um arranjo de discos em RAID 0, a informação é fatiada, e cópias idênticas são gravadas em todos os discos disponíveis.

Alternativas
Comentários
  • "O funcionamento do RAID 0 é um dos mais simples: Cada byte de informação é composto por um conjunto de unidades binárias (bits). Quando o sistema envia a instrução de gravar um byte num arranjo de discos em RAID 0, a informação é "fatiada" e distribuída, sendo cada uma das partes é gravada em um dos HDs do arranjo."

    Fonte:

    https://www.controle.net/faq/raid-0-o-que-e-para-que-serve-como-funciona

  • Assertiva ERRADA..

    .

    .

    A informação é, de fato, fatiada. Mas as fatias não são idênticas, elas representam uma parcela da informação. Essas fatias são gravadas nos discos de modo que cada disco fica com uma parte da informação, precisando essa ser remontada quando for lida novamente.

  • Meus caros,

    Imagino que o erro está em dizer "cópias idênticas",pois se fosse RAID 1 poderia estar correto.Corrijam-me, se eu estiver equivocado.

    Bons estudos e boa sorte!

  • Meus caros,

    Imagino que o erro está em dizer "cópias idênticas",pois se fosse RAID 1 poderia estar correto.Corrijam-me, se eu estiver equivocado.

    Bons estudos e boa sorte!

  • A própria afirmativa do Cespe é inconsistente: se os dados são fatiados, como cópias iguais são gravadas? Não faz sentido!
  • GABARITO: E

    RAID 0: também conhecida como “fracionamento”. Nesse caso, os dados disponíveis são divididos em pequenos segmentos e distribuídos pelos discos

    Então, não tem como ser cópias idênticas, porque parte desse arquivo que foi fatiado é gravado em um HD e parte para outro HD.

  • Gab: errado

    resumindo ...

    RAID 0: são divididos em HD's (o da máquina e um disco paralelo);

    RAID 1: são replicados nos HD's (tanto no da máquina quando no disco paralelo);

    fonte: https://www.tecmundo.com.br/aumentar-desempenho/2367-o-que-e-raid-.htm

  • NÃO SE TRATA DE CÓPIAS IDÊNTICAS, MAS DE FATIAMENTO, OU SEJA, O RAID 0 DIVIDE A INFORMAÇÃO AO MEIO. ACREDITO QUE O ERRO DA QUESTÃO SEJA ESSE.

    GABARITO: ERRADO.

    Acrescentando:

    RAID é a abreviação para Redundant Array of Independent Disks, ou em tradução livre, Conjunto Redundante de Discos Independentes. Essa tecnologia é baseada em montar arranjos onde dois ou mais hard drives e/ou memórias SSDs trabalharão em conjunto, com o intuito de aprimorar a segurança e performance de computadores,  e storages.

    Cada nível de arranjo possui características próprias, necessita de requisitos mínimos em hardware e soluciona diferentes problemas. Variáveis importantes como tempo de resposta do sistema, custo de implementação e aplicação são apenas alguns dos pontos a serem analisados antes da escolha do “melhor RAID”. Para que qualquer arranjo de disco funcione bem é desejável utilizar discos rígidos de mesma capacidade, tecnologia e velocidade.

    Esse arranjo de discos utiliza dois ou mais discos rígidos com finalidade da maximização do desempenho ao armazenar e acessar informações. A técnica também é conhecida como "Stripping Array" ou fracionamento e é considerada o nível de RAID mais rápido, porém o menos seguro.

    fonte: controle.net

  • Gabarito: Errado

    No RAID-0 informação realmente é fatiada, mas não temos cópias idênticas gravadas em todos os discos disponíveis. Essa redundância só é alcançada a partir do RAID-1.

    Complementando:

    RAID-0: busca desempenho com método STRIPPING (particionamento). Ao serem gravados, os arquivos são fragmentados nos vários discos, permitindo que os fragmentos possam ser lidos e gravados simultaneamente (em paralelo), o que aumenta bastante a taxa de leitura/escrita. Não fornece nenhuma redundância, se um disco falhar todo o conjunto falhará.

    RAID-1: busca redundância e disponibilidade com método MIRRORING (espelhamento); Realiza o espelhamento dos dados, onde uma cópia de cada byte em um disco é mantida em um segundo disco ou par (com 100% de sincronização – tempo real). A leitura é mais rápida (simultânea de todos), se um disco falha o outro continua operando sem interrupção.  

  • Esse conceito da questão se refere ao RAID 1 (mirror).

    foco, força e Fé...

  • Discordando um pouco dos comentários anteriores, não se trata de RAID 1, mas de RAID 10.

    No 0 - A informação é fragmentada e cada parte é jogada em um HD.

    No 1 - A informação é replicada.

    No 10 (1+0) - Informação fragmentada e replicada (Por isso, 4 discos, no mínimo)

  • Apenas complementando:

    RAID 0 ( Stripping)

     Gravação dos dados os dados são divididos em pequenos segmentos e distribuídos pelos discos.

     Não há redundância.

     Nem paridade de dados.

    Vantagem: Desempenho.

    Desvantagem: A falha de um disco poderá ocasionar perda de dados.

    Fonte: GCO. Prof. Jósis Alves

  • 1 - Vamos ao item:

    “Quando o sistema envia a instrução de gravar um byte em um arranjo de discos em RAID 0, a informação é fatiada(é fatiada sim), e cópias idênticas(mas não são cópias idênticas) são gravadas em todos os discos disponíveis(isso, em todos os discos).”

    2 - Resumindo:

    RAID 0:

    => A informação é fatiada.

    => Fatiada com o método chamado “stripping”/ “particionamento”.

    => Distribuídas pelos discos disponíveis.

  • Isso cai na PRF?

  • Ou remove o "idênticas" ou troca RAID 0 pra RAID 1 e remove o "fatiadas"

  • ERRADO.

    RAID 0

    Também conhecido como Disk Striping, esse arranjo de discos utiliza dois ou mais discos rígidos com finalidade da maximização do desempenho para armazenar e acessar informações.

    • É considerado o nível de RAID mais rápido, porém o menos seguro.
    • A lógica do RAID 0 consiste em distribuir os dados gravando cada parte da informação em um disco de forma simultânea. Dessa forma, a gravação (ou leitura) dos dados utiliza todos os discos do arranjo.
    • Em consequência do alto desempenho conseguido, o RAID 0 perde em questões de segurança, não proporcionando nenhuma tolerância a falhas.
    • Redundância inexistente: Caso apenas um dos discos apresente problemas, todos os dados do sistema estarão comprometidos.

    >> Funcionamento: Todo arquivo em um computador possui um atributo de arquivamento chamado Bit/Flag Archive.

    É um único bit que pode possuir o valor 1 (marcado) ou 0 (desmarcado). Sempre que salvamos um arquivo, esse atributo fica marcado (1) e – ao fazer um backup normal ou incremental – ele é desmarcado (0) para indicar que já sofreu backup.

    _si vis pacem para bellum

  • Pensem num quebra-cabeça, sacaram o erro? Partes idênticas.

  • ERRADO.

    Raid 0 não faz "cópias". Basicamente, ele divide a informação em partes e as distribui nos discos. Cada parte corresponde a uma parcela da informação original, não se trata de uma cópia. Por isso, nesse tipo de Raid não há tolerância a falhas: se qualquer disco falhar, perde-se toda a informação.

  • As fatias irão trazer apensar parte da informação

  • Não são fatias idênticas, são fatias que se completam.

  • Gabarito: Errado.

    Elas apenas são fatiadas. Não há cópias em todos os discos como afirma a questão. No RAID 0 não temos redundância (cópia de dados), há apenas um fatiamento da informação (Stripping), útil principalmente na velocidade.

    No RAID 1 que temos a cópia (Mirroring/Espelhamento).

  • GABARITO: ERRADO.

    .

    .

    A informação é, de fato, fatiada. Mas as fatias não são idênticas, elas representam uma parcela da informação. Essas fatias são gravadas nos discos de modo que cada disco fica com uma parte da informação, precisando essa ser remontada quando for lida novamente.