-
Gab. Certo!
Num esforço de sistematização, costuma-se agrupar os arranjos físicos possíveis em três grandes tipos:
# Arranjo físico linear (por produto): corresponde ao sistema de produção contínua (como linha de montagem); é utilizado para fabricação de grandes quantidades de um só produto, ou produtos padronizados.
# Arranjo físico funcional (por processo): corresponde ao sistema de produção de fluxo intermitente (como a produção por lotes ou encomendas); é utilizado apara fabricação de pequenas quantidades e produção flexível: vários tipos e estilos.
# Arranjo físico de posição fixa: corresponde ao sistema de produção em projetos.
-
CERTO
-
Arranjo físico linear: nesse arranjo geralmente há uma esteira e os produtos são fabricados em padrões sequenciados. Por exemplo: produção em série de garrafas Pet.
Arranjo físico funcional: nesse arranjo geralmente os produtos são produzidos em áreas funcionais e cada setor é responsável por uma parte do produto. Por exemplo: na produção de camisetas, uma área funcional faz o Corte, outra faz a Estampagem, outra faz a Costura, outra faz o Acabamento etc...
Arranjo físico de posição fixa: o produto se mantém fixo e os recursos se movem em relação ao objeto. Por exemplo: na fabricação de um Jato ultrassônico, as pessoas e máquinas se movem em relação ao produto; assim, é dada uma atenção especial ao que é produzido.
-
Questão exigindo conhecimento sobre a definição do arranjo físico nas organizações.
Arranjo físico, pode ser entendido como o arranjo de homens, máquinas e materiais, dispostos de modo que sua dinâmica possa se dar dentro do padrão máximo de economia (VIANA, 2000).
De Processo - a planta é segmentada por especialidades, os materiais se deslocam por cada departamento até o seu acabamento final. Cada departamento representa um conjunto de processos especializados. O produto sofre frequentes modificações e o volume de produção é relativamente baixo, tendo em vista que cada etapa é de responsabilidade de um setor.
De Produto - tem os recursos dispostos em torno dos produtos, facilitando a produção e reduzindo as distâncias percorridas.
Estacionário ou de Posição fixa - utilizados para projetos em que o produto permanece fixo, estacionado num local. É usado para produtos pesados e de grande porte, como navios, aviões.
GABARITO: CERTO
Fonte: Fenili, Renato. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para concursos. 3°. ed. São Paulo, Método.
-
O arranjo físico de posição fixa é comumente utilizado no sistema produtivo de projetos. Resposta: Certo.
Imagine aquele velho exemplo da construção de um Navio! É um projeto porque ninguém fica construindo esse veículo eternamente. Posição fixa porque ninguém é o Hulk para ficar transportando esse veículo de um lado para outro.
-
Gab: CERTO
Existem 3 tipos de Arranjos:
Produto ou Linear: O PRODUTO se movimenta entre as máquinas. Os postos de trabalho que permanecem fixos.
- Ex: É aplicável em linhas de montagem, como a fabricação de automóveis. O produto vai sendo formado ao longo da cadeia de produção.
- Obs.: Não permite customização.
Por Processo ou Funcional: Aplicado quando são fabricados produtos com fluxos de produção DIFERENTES envolvendo os mesmos equipamentos. As máquinas serão agrupadas de acordo com a natureza de cada operação executada.
- Ex: Produção de produtos por encomenda.
- Obs.: Permite customização.
Fixo, Posicional ou Estático: O Produto permanece FIXO no local ENQUANTO as máquinas e o pessoal se movimentam, executando as tarefas de produção.
- Ex: Fabricação de um navio, construção de um prédio.