SóProvas


ID
3118621
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item.


A principal recomendação da teoria de motivação dos dois fatores de Herzberg é garantir que os empregos dos indivíduos e os locais de trabalho proporcionem uma oportunidade equilibrada para satisfazer os impulsos de adquirir, vincular, aprender e defender.

Alternativas
Comentários
  • A teoria dos dois fatores, proposta por Herzberg, apresenta duas abordagens para a motivação: a dos fatores motivacionais, que se baseia em necessidades intrínsecas, e a dos fatores higiênicos de caráter extrínseco. 

    Fatores Higiênicos tratam-se do mínimo que a empresa pode oferecer para que não se crie um ambiente de insatisfação, caso esses fatores sejam ausentes, e, caso contrário, nada acrescentam no motivacional. Já os Fatores Motivacionais são os imprescindíveis para a autorrealização e satisfação pessoal e profissional do indivíduo.

  • Gabarito: Errado

  • A principal recomendação da teoria de motivação dos dois fatores de Herzberg é garantir que os empregos dos indivíduos e os locais de trabalho proporcionem uma oportunidade equilibrada para satisfazer os impulsos de adquirir, vincular, aprender e defender. Resposta: Errado.

  • Alguém comente esse gabarito pfv! Explicando a questão, de preferência. Obg.

  • Herzberg dividiu em dois fatores: motivacionais (os que agradavam) e higiênicos (os que desagradavam). Herzberg procurou estudar o comportamento e a motivação das pessoas dentro das empresas, especificamente.

    Nesta teoria, os fatores higiênicos são aqueles necessários para evitar que o funcionário fique insatisfeito em seu trabalho, porém, eles não são capazes de fazer com que ele se sinta completamente satisfeito. Para o autor, o oposto de satisfação não é a insatisfação, mas nenhuma satisfação. Bem como, o oposto de insatisfação não é a satisfação, mas sim nenhuma insatisfação.

    Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.

    Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.

    Fonte: http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/

  • teoria proposta por Frederick Herzberg  aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. O objetivo era entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho.

  • GABARITO: ERRADO

    ➨ A questão trouxe a recomendação da Teoria dos 4 impulsos, desenvolvida pelos Professores Paul Lawrence e Nitin Nohria. Ela afirma que todos temos impulsos de adquirir, vincular, aprender e defender, que incorporam tantos as emoções quanto a racionalidade.

    Fonte: Comportamento Organizacional - Série A - AMGH Editora, pág. 98

    Ótima questão!

  • ERRADO

    A primeira parte da questão se refere a teoria de Herzberg é amplamente conhecida e refere-se  "Teoria dos dois fatores" que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. os Fatores Higiênicos e os Motivacionais. 

    a segunda parte se refere a Teoria dos Quatro Impulsos da Motivação (Neuromotivação). Segundo o professor Nitin Nohria, o ser humano é guiado (motivado) por quatro impulsos básicos. São eles: impulso de adquirir, impulso a formar laços, impulso de compreender e impulso a se defender. 

    Cada um dos quatro impulsos acima descritos é independente; não há como ordená-los hierarquicamente ou trocar um por outro. O certo é que cada um funciona melhor em situações específicas como por exemplo: sistema de premiação (impulso a adquirir), cultura (impulso a formar laços), desenho do trabalho (impulso a compreender) e processos de gestão de desempenho e alocação de recursos (impulso a se defender). Para avaliar a motivação é necessário mensurar quatro indicadores básicos: envolvimento ((energia, esforço e a iniciativa que o indivíduo exibe no trabalho), satisfação (o grau de satisfação reflete até que ponto o pessoal crê que a empresa satisfaz suas expectativas no trabalho e cumpre contratos implícitos e explícitos firmados com todos), compromisso (o compromisso mostra até que ponto o pessoal se envolve na cidadania empresarial) e intenção de deixar a empresa (o melhor indicador de rotatividade dos quadros). 

    mais sobre essa teoria em: https://www.linkedin.com/pulse/um-novo-modelo-de-motiva%C3%A7%C3%A3o-empresarial-os-4-impulsos-chavaglia-neto

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos

  • Conceito da tal da Teoria dos quarto impulsos. Administração é um mundo muito louco.

  • Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard nos e EUA elaborou a Teoria dos Quatro Impulsos da Motivação (Neuromotivação). Segundo o professor Nitin Nohria, o ser humano é guiado (motivado) por quatro impulsos básicos. São eles: impulso de adquirir, impulso a formar laços, impulso de compreender e impulso a se defender.

  • professor explicando: "gente, tá errado. tchau!"