SóProvas


ID
3118645
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma pesquisa da Deloitte mostrou que o design organizacional é a principal preocupação dos executivos em relação à gestão de pessoas no mundo todo, sendo citada por 92% dos entrevistados como uma tendência importante ou muito importante. No Brasil, 94% dos entrevistados citaram essa tendência como prioridade – ficando atrás apenas da China (97%), da Bélgica (96%) e do Japão (95%). O foco agora são as estruturas organizacionais baseadas em grupos de trabalho, uma abordagem que pode tornar as empresas mais ágeis e focadas no cliente, mas muito mais complexas do ponto de vista da gestão de desempenho. No que se refere a grupos de trabalho, jugue o item.


O tamanho do grupo influi na possibilidade de se conseguir uma verdadeira dinâmica interna. É difícil conseguir um diálogo em que todos os membros do grupo possam participar se o grupo for integrado por mais de doze pessoas.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Pense no período escolar. Quando a professora definia o limite dos membros do grupo, havia uma razão: evitar o surgimento dos "escorões" . Ou seja, muita gente tende a atrapalhar o funcionamento do grupo, pois não será possível a participação efetiva de todos os membros. .

  • Gabarito: Certo

  • A questão forçou um pouco quando delimitou o número de integrantes de um grupo! Então se for 11 teria????? O mais importante da questão não é falar do número de participantes, mas se há diálogo ou a participação de todos num grupo enorme.

  • Certo

    Segundo Robbins, quanto maior o grupo, menor é o desempenho individual de cada membro. Isso ocorre devido ao fenômeno chamado de "Folga Social".

    A folga social é a tendência que uma pessoa tem a se esforçar menos quando está trabalhando em grupo. Sozinha o desempenho dela seria maior/melhor.

    Temos duas causas principais para a ocorrência da folga social:

    1) Percepção da pessoa de que os demais membros não estão fazendo a parte deles. A pessoa busca "equilibrar" o esforço do grupo reduzindo seu próprio desempenho

    2) Dispersão da responsabilidade: os resultados do grupo não podem ser atribuídos a uma só pessoa. Com isso elas ficam tentadas a relaxar

  • mas tambem depende do grupo e a atribuição dessas pessoas, fora que não é como se com 11 pessoas a comunicação fosse impecável e com um a mais (12) uma bagunça.

  • Entendi a ideia de que um grupo grande dificulta comunicação e gera folga social, cravar o número 12 foi o que achei exagero, mas estou aqui para passar não para escrever livro criticando, logo o tamanho do grupo influi na possibilidade de se conseguir uma verdadeira dinâmica interna. É difícil conseguir um diálogo em que todos os membros do grupo possam participar se o grupo for integrado por mais de doze pessoas.

    GABARITO: CERTO

  • Errado.

    Sacanagem essa Quadrix. Se o grupo for formado por 11 pessoas está ok; mas, 12, aí já é demais.

  • Que banca patética!

  • CARA, EU TÔ SEM ACREDITAR NESSA QUESTÃO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK