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ID
3119098
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Em 1925, um estudante de farmácia e jovem poeta que assinava Carlos Drummond publicou um artigo afirmando que, em relação a Machado de Assis, o melhor a fazer era repudiá-lo. Cheio de ímpeto juvenil, considerava o criador de Brás Cubas um “entrave à obra de renovação da cultura geral”. Na correspondência que manteve com Mário de Andrade nas décadas de 1920 e 1930, Machado também teria papel crucial no embate acerca da tradição. Nas cartas, o escritor volta e meia surge como encarnação de um passado a ser descartado.

      Décadas mais tarde, em 1958, Drummond publicou o poema “A um bruxo, com amor”, uma das mais belas homenagens de escritor para escritor na literatura brasileira. Um único verso dá a medida do elogio: “Outros leram da vida um capítulo, tu leste o livro inteiro”. O poema compõe-se de frases do escritor, cujo cinquentenário de morte então se comemorava. O poeta maduro, que agora assinava Carlos Drummond de Andrade, emprestava palavras do próprio Machado para compor um epíteto que ganharia ampla circulação, o “bruxo do Cosme Velho”. O que teria se passado com Drummond para mudar tão radicalmente de posição?

      Harold Bloom descreve as razões que marcam a relação entre escritores de diferentes gerações. O processo passa pela ironia do mais jovem em relação ao seu precursor; pelo movimento que marca a construção de um sublime que se contrapõe ao do precursor; e, finalmente, pela reapropriação do legado.

      A assimilação dificultosa do passado é também um processo vivido pela geração de Drummond. Os antepassados foram vistos muitas vezes como obstáculos aos desejos de renovação que emergiram a partir da década de 1910 em vários pontos do Brasil. E tanto no âmbito individual como no geracional, Machado surge como emblema do antigo. Alguém que fora sepultado com os elogios fúnebres de Rui Barbosa e Olavo Bilac não podia deixar de ser uma pedra no caminho para escritores investidos do propósito de romper com as convenções. Até Drummond chegar à declaração de respeito, admiração e amor, foi um longo percurso. Pouco a pouco, Machado deixa de ser ameaça para se tornar uma presença imensa que ocupa a imaginação do poeta.

(Adaptado de: GUIMARÃES, Hélio de Seixas. Amor nenhum dispensa uma gota de ácido. São Paulo: Três Estrelas, 2019, p. 9-30.)

Está mantido o sentido de um segmento do texto em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) encarnação de um passado a ser descartado = personificação a ser considerada ? os trechos em destaque apresentam sentido contrário e não semelhante.

    B) embate acerca da tradição = ação arraigada no passado ? o tema do embate é "tradição"; logo após se aponta que é localizada no passado, sentidos destintos.

    C) assimilação dificultosa = difícil incorporação ? correto; "assimilação" é sinônimo de: apropriação, fusão, percepção, incorporação, apreensão...

    D) reapropriação do legado = renovação do domínio ? respectivamente: apropriar-se novamente de algo; renovar alguma coisa; não temos o mesmo sentido.

    E) propósito de romper com as convenções = desejo de padronização das tradições ? romper com algo e padronizar algo (sentidos diferentes).

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Essa questões sempre são tensas.

    assimilação dificultosa = difícil incorporação

    Algo difícil de incorporar = É algo de difícil assimilação, que não é fácil de aceitar, entender, trazer para dentro de si.

    Entendi dessa forma.

    Foco na missão.