SóProvas


ID
3119272
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             Pensar e redigir


      O aluno diz ao professor que está com “ótimas ideias” para fazer o trabalho, falta “apenas colocar no papel”. O rapaz acha que a passagem da boa ideia para a redação que a sustentará é fácil, ou mesmo automática. É como se o bom conteúdo imaginado garantisse por si mesmo a forma que melhor o expressará. Essa ilusão se desmancha logo na primeira frase: descobre-se que cada palavra empregada fixa-se inapelavelmente no papel, diz somente o que diz, e o mesmo acontece com a ordem das frases que vão chegando, tudo é inapelável, e se apresenta longe de corresponder às “ótimas ideias”.

      Não é o caso de desanimar, mas de aprender que é longo o caminho que vai da ideia solta e criativa ao necessário determinismo das palavras. Aprende-se com isso o limite que é nosso, a fronteira onde se detém nossa capacidade de expressão. Esse aprendizado sofrido não deixa de ser um ganho: faz-nos querer alargar os domínios da nossa capacidade expressiva.

      Sendo um limite, na sua compulsória particularização de sentido, toda linguagem é também a garantia de alguma forma conquistada; ainda que modesta no alcance, essa forma é mais do que o silêncio que a precedia. O que nos limita é também o que nos define: é o que nos diz nossa linguagem, no espelho da página em que se projeta.

                                                                                       (CRUZ, Aníbal Tolentino, inédito

A ilusão do aluno, referida no primeiro parágrafo, deriva do fato de que o rapaz, a princípio, acredita que

Alternativas
Comentários
  • GAB.: A

    O rapaz acha que a passagem da boa ideia para a redação que a sustentará é fácil, ou mesmo automática. [1ª LINHA]

    O rapaz acredita na facilidade ou ausência de obstáculos na passagem de suas ideias ao papel, portanto, de que "não há qualquer problema na mediação entre a natureza da ideia e sua redação". (Letra A correta).

    Para quem, como eu, ficou em dúvida sobre a letra B, acredito que o erro esteja no fato de que o texto não diz que as ideias são automáticas, por isso estaria errado dizer que haveria automatismo de ideias. O texto fala em ilusão na passagem automática para o texto, sem avaliar a origem das ideias que o antecede.

    Bons estudos.

  • #Análise das alternativas com os erros marcados de vermelho:

    A) não há qualquer problema na mediação entre a natureza da ideia e sua redação.

    Correta. É exatamente isso, conforme enxerto a seguir: "[...]rapaz acha que a passagem da boa ideia para a redação que a sustentará é fácil, ou mesmo automática. É como se o bom conteúdo imaginado garantisse por si mesmo a forma que melhor o expressará."

    B) o automatismo das ideias adapta-se razoavelmente aos automatismos da linguagem.

    Incorreta. Quando olhamos com rapidez, achamos que a assertiva está correta, no entanto, as ideias nem sempre são automáticas. O erro aqui dizer que tanto as ideias de um indivíduo como a linguagem são automáticas.

    C) não há redação suficientemente falha para contradizer a força final de uma ideia.

    Incorreta. Relação incorreta, uma vez que pode acontecer de uma redação contradizer a força final de uma ideia, dependendo das palavras que são utilizadas, visto que a linguagem é um tanto determinista, conforme análise do texto.

    D) a potência de uma boa redação supre as possíveis lacunas de um pensamento.

    Incorreta. Nem sempre, uma vez que nem as melhores redações conseguem suprir as milhões de possibilidades que estão no nosso pensamento. Dessa forma, o papel de uma redação é reduzir/controlar o escopo de um pensamento, de maneira que demonstre o encadeamento lógico de ideias num papel como algo compreensível pelos leitores.

    E) toda palavra comprometida com a verdade dos fatos torna-os mais transparentes.

    Incorreta. Infelizmente o conceito de verdade é algo extremamente relativo, uma vez que as palavras, principalmente da língua portuguesa, podem ter diversos sentidos, dependendo das experiências prévias do elaborador do texto.

    Espero humildemente ter ajudado. :D

    Gabarito: item "A"

  • A questão requer compreensão e interpretação textual. Para responder a esta questão, não é preciso ler o texto todo, basta apenas ler o primeiro parágrafo, conforme mencionado no enunciado, porque toda a informação necessária está neste parágrafo.

    ALTERNATIVA (A) CORRETA – O segundo e o terceiro período do primeiro parágrafo comprovam que a ilusão do aluno deriva do fato de ele achar que basta ter uma boa ideia para a redação ser desenvolvida automaticamente.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – Na verdade, é ao contrário, a ilusão do aluno é achar que a linguagem surgirá automaticamente por conta das “ótimas ideias" que ele tem para escrever a redação.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – A princípio, o aluno não acredita que não haja redação suficientemente falha para contradizer a força final de uma ideia. 

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – O aluno, a princípio, acredita que a potência de um bom pensamento que supre as possíveis lacunas de uma boa redação.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – O aluno chega a essa conclusão depois, não inicialmente.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (A)