SóProvas


ID
3119290
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                      [Em torno da felicidade]


      Discute-se a felicidade como se esta fosse, em grande medida, produto de fatores materiais, como saúde, dieta e riqueza. Se as pessoas são mais ricas e mais saudáveis, também devem ser mais felizes. Mas isso é mesmo assim tão óbvio? Filósofos, padres e poetas refletiram sobre a natureza da felicidade durante milênios, e muitos concluíram que fatores sociais, éticos e espirituais têm tanta influência sobre nossa felicidade quanto as condições materiais. E se as pessoas nas sociedades afluentes modernas sofrem muitíssimo de alienação e carência de sentido, apesar de sua prosperidade? E se nossos ancestrais menos abastados encontravam grande contentamento na comunidade, na religião e em vínculo com a natureza?

      Nas últimas décadas, psicólogos e biólogos aceitaram o desafio de estudar cientificamente o que de fato deixa as pessoas felizes. A descoberta mais importante de todas é que a felicidade não depende de condições objetivas de riqueza, saúde ou mesmo espírito de comunidade. Em vez disso, depende da correlação entre condições objetivas e expectativas subjetivas.

(Adaptado de: HARARI, Yuval Noah. Sapiens – uma breve história da humanidade. Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre: L&PM, 2018, p. 390-393, passim

Ao refletirem sobre a natureza da felicidade, filósofos, padres e poetas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Resposta está no texto: Filósofos, padres e poetas refletiram sobre a natureza da felicidade durante milênios, e muitos concluíram que fatores sociais, éticos e espirituais têm tanta influência sobre nossa felicidade quanto as condições materiais.

    ? Ou seja, concluíram que condições espirituais e sociais devem ocorrer concomitantemente para uma plena concretização da felicidade.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • #Análise das alternativas com os erros marcados de vermelho:

    A) passaram a disseminar a hipótese de que, em grande medida, a saúde é uma condição necessária para ser feliz.

    Incorreta. O texto ressalta que a felicidade é um misto de fatores materiais, não havendo sobreposição ou predominância de um fator frente aos demais. A saúde, assim como os demais fatores, ajudam em conjunto na promoção da felicidade individual.

    B) perceberam que nas sociedades mais próximas de nós a prosperidade material vai de encontro às grandes satisfações humanas.

    Incorreta. A expressão "vai de encontro" dá uma ideia de colisão, desacordo, divergência e não é isso que o autor do texto trata, uma vez que é a correlação (união) entre fatores materiais e subjetivos que promove a verdadeira felicidade.

    C) concluíram, ao longo da história, que também as condições espirituais e sociais, como as materiais, concorrem para que sejamos felizes.

    Correta. É exatamente isso, ou seja, no decorrer da história da humanidade, os aspectos espirituais, sociais, culturais e materiais se equilibram para nos tornar indivíduos mais felizes. Não há um aspecto que seja mais responsável que o outro, mas o conjunto deles na vida de cada indivíduo.

    D) deduziram que ela, como já nos provaram os primitivos, depende sobretudo da relação harmoniosa com a natureza em que vivemos.

    Incorreta. Há dois erros nessa alternativa. O primeiro é que o autor do texto não fornece informações de que os seres primitivos nos provaram alguma coisa, pelo contrário, ele ressalta uma série de alternativas que não são pontuais, conforme enxerto a seguir: "[...]E se as pessoas nas sociedades afluentes modernas sofrem muitíssimo de alienação e carência de sentido, apesar de sua prosperidade? E se nossos ancestrais menos abastados encontravam grande contentamento na comunidade, na religião e em vínculo com a natureza?" O segundo erro é que, em nenhum momento, o autor ressalta a predominância da nossa relação com a natureza e a capacidade de ser feliz. Não há o predomínio de nada, nem material ou subjetivo, que promova a verdadeira felicidade, mas um equilíbrio entre vários fatores.

    E) induziram os contemporâneos a buscar essa sensação nas pequenas alegrias, como a formação de comunidades populares.

    Incorreta. Clara extrapolação da banca, uma vez que não há resquícios no texto acerca da formação de comunidades populares.

    Espero humildemente ter ajudado. :D

    Gabarito: item "C"

  • Cuidado na letra b.

    De encontro = é contrário,ir contra

    Ao encontro = ir junto, a favor

  • Assertiva C

    concluíram, ao longo da história, que também as condições espirituais e sociais, como as materiais, concorrem para que sejamos felizes.