SóProvas


ID
3119302
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    [Nossa duplicidade]


      Querem saber a história abreviada de quase todo o mal-estar na civilização? Ei-la: a evolução natural produziu o animal homem. No âmago desse homem, entretanto, foi-se instalando um inquilino altivo, exigente e dado à hipocrisia e ao autoengano: o homem civilizado. As rusgas foram crescendo, o conflito escalou, mas nenhum dos dois é forte o bastante para aniquilar o outro. E assim brotou no interior da caverna uma guerra civil que se prolonga por toda a vida.

(Adaptado de: GIANNETTI, Eduardo. Trópicos utópicos: uma perspectiva brasileira da crise civilizatória. São Paulo: Companhia das Letras, 2016) 

Com a afirmação As rusgas foram crescendo, o conflito escalou, o autor do texto está-se referindo

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Eliminei e fiquei em dúvida entre "b" e "e"; não é letra "e", pois o animal homem foi produzido pela evolução natural, isso não foi o motivo dos conflitos; os conflitos foram gerados pela disputa que permanece entre traços primitivos de sua evolução e seus passos no processo civilizatório (marcados pela instalação do dito "homem civilizado" com o animal homem "traços primitivos").

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Consegui encontrar a respostas com estes destaques do texto:

    [...] No âmago desse homem [animal homem], entretanto, foi-se instalando um inquilino altivo [o homem civilizado], exigente e dado à hipocrisia e ao autoengano: o homem civilizado.

    As rusgas foram crescendo, o conflito escalou, mas nenhum dos dois [o animal e o civilizado] é forte o bastante para aniquilar o outro.

    E assim brotou no interior da caverna uma guerra civil que se prolonga por toda a vida.

  • Alternativa B

    O texto fala basicamente sobre as necessidades do "animal homem" que entram em conflito com a conduta exigida do "homem civilizado". A única questão que retrata esse conflito é a B.

    B. à disputa que permanece entre traços primitivos de sua evolução e seus passos no processo civilizatório.

  • A questão requer interpretação textual.

    Para responder a esta questão, é preciso, primeiramente, analisar o significado do enunciado. O vocábulo“rusga" significa pequena briga ou desentendimento entre duas pessoas. Ademais, o título é “Nossa duplicidade", isso já dá indícios de que o texto vai abordar um conflito entre duas pessoas ou uma pessoa só travando uma guerra consigo mesma com o intuito de tentar solucionar questões mal resolvidas.


    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – Esta assertiva não traz nenhuma palavra a qual remeta a conflito ou à disputa, não está conforme o trecho do enunciado.

    ALTERNATIVA (B) CORRETA – O texto fala sobre a evolução natural humana, infere-se, portanto, que o homem moderno trava consigo mesmo uma disputa interna a fim de tentar entender suas decisões tomadas ao longo do tempo. Tal alternativa corresponde ao trecho do enunciado.


    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – O trecho do enunciado não remete aos frequentes desenganos que a humanidade sofre.


    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – O texto não aborda desigualdades sociais.


    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – O texto aborda, metaforicamente, a batalha do homem consigo mesmo desde a evolução natural, e não uma batalha nas cavernas primitivas.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (B)