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GABARITO: LETRA B
A chave para ''matar a questão'' está no trecho que diz sobre o homem tender para a segurança do Estado, o que se assemelha ao Leviatã de Thomas Hobbes. Dentro da teoria hobbesiana o homem que vivia em um constante estado de guerra de um contra o outro, assina o pacto social para sair do estado de natureza e garantir a sua paz e segurança que é garantida pela força do Estado.
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A questão em comento requer
análise criteriosa do texto que serviu como introito da questão.
Em tal texto, ressaltamos o seguinte:
I-
O homem visto como objeto da ciência, ou seja, o
cientificismo em sua máxima expressão;
II-
Observar o homem tal como ele é, e não um dever
ser, ou seja, livrar a análise do homem de projeções metafísicas ou
transcendentais, observando aspectos empíricos da vida humana;
III-
O homem busca o bem estar e a segurança. Diante
de uma situação de conflito, o homem abdica de certas liberdades para ter paz e
garantia do direito à vida.
IV-
A segurança e o bem estar residem no Estado, ou
seja, a passagem do Estado de Natureza para o Estado Civil via Contrato Social.
V-
A política como arte do útil, não
necessariamente do “justo" platônico;
VI-
O Direito subordinado ao útil, ao Estado, ao Contrato Social, não ao “justo
platônico".
Estas são balizas presentes na
obra de Thomas Hobbes, ou seja, uma leitura cientificista e mecanicista do
homem (visto tal como máquina, isto é, a perfeição não está em divindades, mas
no humano). O homem busca, com o Contrato Social, fugir da guerra de todos
contra todos do Estado de Natureza. É uma saída utilitarista diante da crítica
ao ideário platônico.
Feitas tais considerações, nos
cabe comentar as alternativas da questão.
LETRA A- INCORRETO. Kant é
metafísico, e não está atrelado ao exposto na questão.
LETRA B- CORRETO. O tom empírico
e a análise não metafísica do homem representam, de fato, o pensar de Hobbes.
LETRA C- INCORRETO. O texto diz
que entre o justo e o útil, este é o critério mais preponderante.
LETRA D- INCORRETO. O texto
rechaça a concepção platônica do justo.
LETRA E- INCORRETO. Nada no texto
permite inferir que existe alusão ao normativismo de Kelsen.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B
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03 expoentes da teria do JUSNATURALISMO CONTRATUAL (ao lado, suas palavras-chaves)
HOBBES: garantir a SEGURANÇA
LOCKE: garantir a PROPRIEDADE
ROUSSEAU: garantir a LIBERDADE
Todos eles entendem que o contrato é necessário e que o Estado é fruto de um pacto (contrato) que a sociedade faz. Mas eles justificam essa necessidade por motivos diferentes:
1) HOBBES: na noção de igualdade material + perspectiva agressiva e egoísta do estado de natureza do homem = para conter essa agressividade = necessidade de um ESTADO ABSOLUTISTA.
2) LOCKE: a noção de igualdade + estado natural do homem POLÍTICO + ESTADO LIBERAL.
3) ROUSSEAU: noção de igualdade + perspectiva romântica do estado de natureza do homem + ESTADO SOCIAL (porque, ao contrário do LOCKE, Rousseau entende que o mal da sociedade veio com a ideia de propriedade - como uma fraude e que, não é o homem que precisa servir ao ESTADO LIBERAL, mas sim o ESTADO SOCIAL que deve servir ao homem) = BEM COMUM.
fonte aulas prof Odair GRANCURSOS
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força, guerreiro!
Gabarito: B
Bons estudos!
-Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.
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GABARITO: B
O materialismo é uma concepção filosófica que admite a origem e a existência humana a partir de uma condição concreta: a matéria. É uma corrente que acredita nas circunstâncias concretas e materiais como principal meio de explicação da realidade e seus fenômenos sociais, históricos e mentais.