-
RESPOSTA CERTA.
A Departamentalização Matricial ou Organização Matricial, é um tipo híbrido de Departamentalização, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades, são reunidas com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias. Ela evoluiu a partir da Departamentalização Funcional tradicional, aliada a dinamicidade das estruturas de projeto ou produto. Esse tipo de arranjo da organização, permite que se adote como ferramenta auxiliar de cálculos e computação elementos da Matemática conhecidos como "Teoria das Matrizes"
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Departamentaliza%C3%A7%C3%A3o_matricial
-
Estrutura matricial é um modelo misto, juntando uma estrutura funcional com uma estrutura divisional, que normalmente refere-se a um projeto, uma divisão específica ou um produto. Facilitia a coordenação interdisciplinar entre os setores. Ela foi uma tentativa de conciliar uma estrutura rígida e hierárquica a uma maior flexibilidade.
;)
-
CERTO
TIPO MATRICIAL DE ESTRUTURA É AQUELE QUE COMBINA AS FUNÇÕES COM OS PROJETOS , COORDENANDO-OS AFIM DE ESTABELECER UMA BOA RELAÇÃO ENTRE OS GERENTES , JA QUE ESTES SÃO MUITOS DEVIDO AOS DESMEMBRAMENTOS DE TANTOS PROJETOS .
PROJETO É UM TRABALHO COM DATA CERTA PARA TERMINAR , DISTINGUINDO-SE DE PROCESSO .
-
A Departamentalização Matricial ou Organização Matricial, é um tipo híbrido de Departamentalização, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades, são reunidas com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias. Ela evoluiu a partir da Departamentalização Funcional tradicional, aliada a dinamicidade das estruturas de projeto ou produto. Esse tipo de arranjo da organização, permite que se adote como ferramenta auxiliar de cálculos e computação elementos da Matemática conhecidos como "Teoria das Matrizes"
-
Vamos combinar de não repetir resposta inclusive da mesma fonte. Não tem motivl algum...
-
Alguém sabe explicar e exemplificar a palavra "divisional"?
Se puder mandar para a minha página de recados agradeço!!!
-
ABORDAGEM DIVISIONAL
É a organização que cria departamentos que são formados por um agrupamento de divisões separadas que são auto-suficientes para produzir um produto ou serviço ou parte dele, de acordo com os resultados organizacionais.
A estrutura divisional é a mais indicada em organizações que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes mercados e clientes, pois cada divisão focaliza um mercado ou cliente independente.
Dentro de abordagem divisional existem variantes, que servem para alcançar diferentes resultados esperados de uma organização. Essas estruturas variantes se baseiam em:
Produtos ou serviços;
Localização Geográfica;
Clientes;
Fases dos Processos;
Projetos.
-
"Item certo.
Segundo Rafael Barbosa, a mistura de tipos de departamentalização é
também conhecida como departamentalização
matricial, ou seja, é um tipo
híbrido que na maioria das vezes combina o tipo projetos com o funcional. Cada equipe trabalha para dois comandos
simultaneamente. Equipes compostas por pessoas de diversas especialidades são
reunidas com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias,
sendo indicada para PROJETOS ESPECÍFICOS.
Ainda, de acordo com Chiavenato, as abordagens tradicionais
de estruturação são classificadas EM FUNCIONAL, DIVISIONAL E MATRICIAL. Na estrutura matricial, as cadeias de comando funcional E DIVISIONAL são implementadas simultaneamente e
se sobrepõem umas às outras nos mesmos departamentos."
http://www.tecconcursos.com.br/artigos/administracao-geral-para-mpu-parte-4
-
A departamentalização matricial - É uma estrutura híbrida ou mista que combina as vantagens da estrutura funcional com o melhor da estrutura divisional ( alguns autores falam da combinação da departamentalização funcional com departamentalização por produtos).
-
Estrutura Matricial pode ser a Funcional com outra estrutura que não seja Divisional?!!!!
Alguém pode me esclarecer?!!!
Obrigada!!!
-
Estrutura matricial: funcional + projeto (projeto é integrante da abordagem divisional).
Dentro de abordagem divisional existem variantes, que servem para alcançar diferentes resultados esperados de uma organização. Essas estruturas variantes se baseiam em:
- Produtos ou serviços;
- Localização Geográfica;
- Clientes;
- Fases dos Processos;
- Projetos.
GABARITO: CERTO.
-
A junção das cadeias de comando funcional e divisional forma a departamentalização matricial.
Item: Certo
Questão envolvendo estrutura matricial, despencam em provas. É necessário saber:
Departamentalização matricial ou hibrida: consiste na junção da estrutura funcional +
divisional( projetos ou produtos), funciona como uma grade ou matriz no sentido de promover bipolaridade de atuação e comando, para proporcionar inovação e agilidade.
* auto grau de integração horizontal;
*facilita a coordenação interdiciplinar entre os setores( comunicação horizontal e vertical entre os setores);
*autoridade dual ( você responde para dois, três chefes).
Fonte - Rodrigo Rennó (Estratégia Concursos)
-
ESTRUTURA FUNCIONAL/LINEAR + ESTRUTURA DIVISIONAL (PRODUTOS E PROJETOS) = MATRICIAL
TIPOS DE ESTRUTURA
- Estrutura LINEAR
- Estrutura FUNCIONAL
- Estrutura DIVISIONAL
- Estrutura MATRICIAL
- Estrutura EM REDE
GABARITO CERTO
-
Estrutura Funcional + outra = Matricial.
-
O CESPE entende Estrutura matricial e departamentalização matricial como o mesmo conceito?
Pelo meu entendimento a estrutura seria a junção das estruturas por projeto com a funcional, já a departamentalização matricial seria a junção de quaisquer formas de departamentalizar.
-
JEAN FIRMINO, O CESPE NÃO FEZ ESSA DIFERENÇA NA QUESTÃO.
OBSERVE ,EM OUTRAS QUESTÕES, QUE ELE TAMBÉM NÃO DIFERENCIA A DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL DA ESTRUTURA FUNCIONAL.
-
Resumo estrutura matricial
A estrutura matricial é mista, combinando dois tipos de departamentalização, nela cada departamento segue a orientação de dois ou mais gerentes simultaneamente, envolve cadeias de comando funcional e divisional. São estruturas mais complexas e flexíveis, que por outro lado podem causar insegurança dos indivíduos pelo crescimento da empresa e aumento de sua complexidade, não estabilidade.
EXEMPLO BANCA CESPE
O modelo matricial é um tipo de estrutura resultante da integração de dois tipos de organogramas: o modelo tradicional de estrutura funcional e o modelo de estrutura organizado por projeto.
>> ESTA CERTO
A estrutura Matricial quebra o conceito clássico da unidade de Comando de Fayol e quebra, por conseguinte, o conceito de estabilidade, em sentido lato.
Por essa razão, não há adequação em buscar a estabilidade, seja nas relações de comando ou seja no ambiente, quando se utiliza estruturas Matriciais.
ESTRUTURA MATRICIAL
A estrutura matricial também denominada departamentalização matricial, é uma abordagem híbrida que reúne as departamentalizações funcional e de projeto/produto/ divisional na mesma estrutura.
Combina e potencializa a especialização (função) e a coordenação (projeto ou produto), na tentativa de corrigir as deficiências de ambas e aumentar a flexibilidade e a adaptabilidade às situações, com foco no lucro e na otimização dos recursos, ganhando em eficiência.
É o tipo de estrutura indicada para ambientes mais competitivos, turbulentos e complexos, que requeiram criatividade e inovação e constante mudança, apresentando uma visão orgânica, flexível e participativa.
RESUMO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Tipos de departamentalização.
A departamentalização é o meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão.
1- Por funções
2- Por produtos ou serviços
3- Por localização geográfica
4- Por clientes
5- Por fase do processo
6- Por projetos
A departamentalização consiste em escolher modalidade de homogeneização de atividades, agrupando os componentes da organização em departamentos ou divisões.
-
Estrutura matricial = Funcional + Projetos
Departamentalização matricial: Combinação de 2 tipos (qualquer um)