-
Qual o erro da questão, afinal? a bordagem matricial enfatiza a interdependência entre os departamentos, proporcionando oportunidades de delegação, maior contribuição pessoal e participação na tomada de decisão nos níveis mais baixos da hierarquia.
-
Acredito que o erro está em falar que é uma desvantagem... sendo que isso é uma vantagem!
Na departamentalização matricial, pessoas e recursos de diferentes áreas funcionais, estão disponíveis sem que se faça necessária uma nova atribuição de cargos, o que otimiza o uso da força de trabalho, pois o profissional ou está trabalhando em um projeto ou produto, ou está dedicado as tarefas do seu órgão funcional .
Estas pessoas podem ter contato com novas áreas técnicas, desenvolver habilidades de gerenciamento, e passar por um leque de experiências que mantém o interesse e motivação no trabalho .
Já a grande desvantagem da estruturação matricial da organização, está na possibilidade de dupla subordinação, o que resulta na ambigüidade do comando, o que pode gerar conflito de interesses entre as chefias funcionais, com as de projeto ou produtos. Não há unidade de comando na organização matricial, uma clara violação aos princípios de gerenciamento tradicionais .
http://pt.wikipedia.org/wiki/Departamentaliza%C3%A7%C3%A3o_matricial
-
Concordo com o comentario da colega acima; o item é FALSO pois, a formação de habilidades administrativas específicas e gerais ao mesmo tempo não é um problema e sim uma vantagem, por isso é montada assim. Seu maior problema/desvantagem é autoridade dual que pode gerar conflitos.
-
O ERRO ESTÁ EM AFIRMAR QUE É UM PROBLEMA, VISTO QUE NAS ESTRUTURAS MATRICIAIS A REFERIDA FORMAÇÃO DE HABILIDADES É UM INTEGRANTE DA MATRICIAL E COM ISSO NÃO PODE SER UM PROBLEMA, MAS SERIA A COMPOSIÇÃO DA ESTRUTURA MATRICIAL.
-
O erro está em afirmar que é um PROBLEMA!!! Seria sim uma vantagem!!!
-
Dentre as vantagens da estrutura matricial encontram-se (Richard L. Daft - Administração pag. 236):
- uso mais flexível dos recursos do que em uma hierarquia simples;
- flexibilidade, adaptabilidade ao ambiente em mudança;
- desenvolvimento de habilidades administrativas especialistas e gerais
- cooperação interdisciplinar, conhecimento disponível para todos;a
- tarefas aumentadas para os funcionários.
Logo, estaria errada a questão em afirmar que o desenvolvimento de habilidades administrativas especialistas e gerais seria um problema e não uma vantagem.
Valeu!
-
ERRADO
Analogia que fiz para identificar o ERRO
ESTRUTURA MATRICIAL DIVIDE-SE EM :
FUNÇÕES : As funções são atribuições específicas que os responsáveis executam com tranquilidade por serem especialistas na área
PROJETOS : Os projetos são trabalhos que são executados com data certa para terminar .
o ERRO está em dizer que as atividades matriciais formam habilidades específicas e gerais ao mesmo tempo , porque a estrutura matricial
desenvolve seus projetos dividindo FUNÇÕES ESPECÍFICAS E NÃO ESPECÍFICAS E GERAIS AO MESMO TEMPO .
-
Realmente a questão está errada, pois descreve uma vantagem.
Uma desvantagem é a possível geração de conflito devido ao pessoal envolvido ter 2 chefes: verticalmente ordens de seu chefe de departamentalização funcional e horizontalmente ordens do coordenador ou gerente de projetos.
-
Item errado.
Richard L. Daft elenca algumas vantagens (e não desvantagens – problemas) da estrutura matricial:
- uso mais flexível dos recursos do que em uma hierarquia simples;
- flexibilidade, adaptabilidade ao ambiente em mudança;
- desenvolvimento de habilidades administrativas especialistas e gerais;
- cooperação interdisciplinar, conhecimento disponível para todos; e
- tarefas aumentadas para os funcionários.
Ainda, a formação de habilidades administrativas específicas e gerais ao mesmo tempo é uma vantagem para a organização. Na estrutura matricial, as cadeias de comando funcional e por projetos são implementadas simultaneamente. No foco projetos, a organização adquire habilidades gerais e requer uma estrutura organizacional flexível e mutável, capaz de adaptar-se às necessidades de cada projeto. Já no foco funções, a organização favorece a especialização profissional, pois os profissionais da mesma especialidade ficam no mesmo órgão. Dessa forma, é uma vantagem competitiva para a instituição, pois melhora a produtividade, a competitividade e desenvolve ótimos especialistas.
Fonte : tec -Adriel Sá
https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/administracao-geral-para-mpu-parte-4
-
Mas isso não seria um problema.Gabarito E
-
A habilidade não muda, o perito do dept. de RH, vai acompanhar atividades ligadas ao RH do projeto.
-
NÃO É DESVANTAGEM, E SIM VANTAGEM!!!
O DESENHO MATRICIAL ADOTA DOIS TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO: FUNCIONAL E POR PRODUTOS/PROJETOS. COM ISSO, EMBORA ESSA ESTRUTURA VIOLE O PRINCIPIO DA UNIDADE DE COMANDO (desvantagem), A AUTORIDADE DUAL POTENCIALIZA A ESPECIALIZAÇÃO (por aderir a despatamentalização funcional) E POTENCIALIZA A COORDENAÇÃO (por aderir a despatamentalização por produtos/projetos).
RESUMINDO: ESSA AUTORIDADE DUAL TEM UM LADO POSITIVO: ENFATIZA A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE OS DEPARTAMENTOS (formação de habilidades administrativas específicas e gerais ao mesmo tempo). A NECESSIDADE DE LIDAR COM A COMPLEXIDADE É UMA DAS RAZÕES PARA A SUA UTILIZAÇÃO, POIS ELA UTILIZA EQUIPES CRUZADAS (funcionais e por produto/projeto) COMO RESPOSTA À MUDANÇA E À INOVAÇÃO.
GABARITO ERRADO
-
cara é muito complicado
Ano: 2012
Banca: FCC
Órgão: TST
Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa
além de violar o princípio da unidade de comando, a adoção de uma estrutura matricial possui, ainda, como desvantagem,
c) requerer habilidade especial de gerentes de projetos em negociar recursos com gerentes funcionais. CERTO
-
QUESTÃO CESPE: Um dos problemas comuns às estruturas matriciais é a formação de habilidades administrativas específicas e gerais ao mesmo tempo.
A CESPE está dizendo que a matricial oferece, ainda que indiretamente, a oportunidade de as pessoas aprimorarem as suas habilidades específicas e gerais simultaneamente e na sequência considera isso como um empecilho quando, na verdade, é algo positivo e extremamente benéfico (e não um problema). Essa é a razão da questão estar errada. É muito bom para um funcionário aperfeiçoar as suas habilidades específicas e, de quebra, ganhar outras gerais por conta do trabalho em estrutura matricial. Logo, a questão está errada.
QUESTÃO FCC: Além de violar o princípio da unidade de comando, a adoção de uma estrutura matricial possui, ainda, como desvantagem, requerer habilidade especial de gerentes de projetos em negociar recursos com gerentes funcionais.
Aqui a FCC está dizendo que o ruim da estrutura matricial é que o funcionário terá que deter não apenas habilidades específicas inerentes ao seu trabalho costumaz, mas também habilidades gerais para integrar o corpo técnico da estrutura matricial - o que de certeza forma é ruim mesmo (um contratempo ou desvantagem), porque temos que apontar alguém com perfil multifacetado, tarefa nada fácil, por sinal. Olhando por essa ótica, sim, de fato isso procede. Logo a questão está correta.