Gabarito: Letra D.
Pessoal, os índices são estruturas de dados auxiliares utilizadas para melhorar o desempenho de acesso aos registros de uma tabela. Eles são criados a partir de uma coluna ou combinação de colunas e possibilitam uma busca rápida e eficiente sem ter que percorrer todas as linhas da tabela. Em contrapartida, é necessário um custo adicional de espaço (para armazenar os índices) e de escrita (na hora de salvar um novo registro).
A questão trata da criação de índices no PostgreSQL. Vamos analisar as alternativas:
a) CREATE INDEX constrói uma linha de índice de acordo com uma coluna específica da tabela.
ERRADA. A redação da alternativa está meio confusa. O comando CREATE INDEX constrói um índice (e não uma linha de índice) de acordo com uma coluna ou conjunto de colunas de uma tabela específica.
b) O parâmetro method depende do tamanho da tabela e não deve ser utilizado se o tamanho da tabela for menor que 1 MB.
ERRADA. O parâmetro method especifica qual algoritmo é utilizado pelo índice e não depende do tamanho da tabela. As opções são B-tree, hash, GiST e GIN. Quando não é especificado, o tipo B-tree é criado.
c) Um campo de índice não pode ser uma expressão calculada a partir dos valores de uma ou mais colunas da tabela.
ERRADA. Um campo de índice pode sim ser uma expressão calculada a partir de valores de uma ou mais colunas. Isso é útil quando se deseja ter acesso rápido a um dado que seja calculados em função da(s) coluna(s).
d) O método de indexação btree armazena dados de forma que cada nó contenha chaves em ordem crescente.
CORRETA. B-tree (ou árvore B) é uma estrutura de dados em árvore auto-balanceada. Uma das propriedades da árvore B é que todas as chaves são armazenadas em ordem crescente, de forma que esse tipo de índice é recomendado para dados que podem ser ordenados de alguma forma.
e) Quando a cláusula WHERE está presente, um índice total é criado, porque a cláusula já é restritiva na operação de selecionar dados ou de inserir dados.
ERRADA. Quando a cláusula WHERE está presente, um índice parcial é criado. Ou seja, é criado um índice em apenas uma parte da tabela (a parte que satisfaz a condição da cláusula WHERE).
Concluímos, assim, que o gabarito é letra D.
Referência:
Fonte: Tec Concursos - Prof. George Guedes