Letra D
A - A capacidade dos indígenas para encontrar plantas medicinais do sertão foi reconhecida pelos missionários e colonizadores, o que facilitou o convívio entre os povos e evitou abusos.
OBS: A relação dos portugueses com os índios não foram a das melhores, marcada por vários conflitos, sendo um desses na região do sertão, chamado de Guerra dos Bárbaros.
B - A “guerra justa”, argumento teórico para a captura de indígenas na América Portuguesa, foi uma exceção na Amazônia devido ao grande número de missões que defendiam os índios.
OBS: Quanto mais ao interior do Brasil, mais conflitos se tinham, uma vez que a coroa queria a conquista do espaço, fazendo isso geralmente na base da força, fora as doenças.
C - A Companhia de Jesus foi a única ordem religiosa autorizada pela Coroa Portuguesa a enviar missionários e criar missões e aldeamentos na Amazônia.
OBS: Vieram outras companhias para o Brasil como os franciscanos e beneditinos, mas os jesuítas foram os mais famosos.
D - O sistema de descimentos indígenas criou aldeamentos de índios ditos “mansos”, estancou a migração das tribos e facilitou a catequese.
OBS: CORRETO
E - A gradativa substituição do trabalho de ameríndios pelo de escravos africanos suplantou a escravidão indígena na região do estado do Maranhão e Grão-Pará.
OBS: O quesito quis dizer que com a implementação da mão de obra escrava, a indígena deixou de ocorrer. E sabemos que não é verdade, apesar do combate da religião.