SóProvas


ID
312121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito da gestão de processos.

A melhoria e a reengenharia de processos convergem em termos conceituais e práticos ao considerarem como ponto de partida os processos atuais das estruturas organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A reengenharia não se fundamenta nos processos já existentes, mas na sua total substituição por processos inteiramente novos. Objetiva reformular completamente seus principais processos de trabalho, de forma a conseguir melhorias anormalmente expressivas no que diz respeito ao aumento da produtividade, à qualidade dos serviços ou produtos e à eficácia do atendimento ao cliente.

    Não converge em termos conceituais e práticos à chamada melhoria de processos, uma vez que esta técnica visa ao aperfeiçoamento gradativo dos atuais processos.
  • Não concordo com o comentário do colega acima, pois a questão está se referindo à reengenharia de processso, que não devemos confundir com o modelo de gestão reengenharia (este sim é radical). A etapa da modelagem de processos chamada reengenharia pode atuar tendo como base os processos já existentes. Por isso não entendi o gabarito. Me corrijam se eu estiver errada.
  • Se não considerarem como ponto de partida os processos atuais das estruturas organizacionais, qual seria o ponto de partida? Entendo os conceitos acima mas diante a formulação do item, se alguém puder me explanar a respeito, eu agradeço.
  • O erro da questão esta em dizer que

    convergem em termos conceituais e práticos

    Não convergem nestes termos, mesmo que comecem  por meio dos processos atuais, conforme bem comentado anteriormente.

    Reengenharia, começa aparti dos processos existentes, porém com uma mudança radical

    Melhoria (kaizen) mudança gradativa, incremental.

    adm. Júlio

  • Michael Hammer após a publicação de seu artigo e reforçada (HAMMER, 1993) onde defende o redesenho completo do processo, ou seja, partindo da estaca zero como se o processo não existisse, e se insiste numa mudança radical para promover medidas extremas e então provocar reformas e melhorias drásticas. Na visão de Hammer, a BUSINESS PROCESS REENGINEERING deve ser uma proposição para tudo ou nada e que não pode ser planejada meticulosamente, nem pode ser realizada em pequenos passos cautelosos. Para ele, as mudanças devem ser radicais e elas devem ser implementadas depressa. Os trabalhos de Hammer conduziram à conclusão de que o redesenho dos processos tem que penetrar no núcleo da organização e deve produzir mudança fundamental em áreas como papéis e responsabilidades, medidas e incentivos, estrutura organizacional, tecnologia da informação, valores compartilhados e habilidades. Recomenda uma abordagem de quadro limpo para produzir a mudança fundamental nestas áreas e afirma que este seria o único modo das organizações evitarem a armadilha clássica da Reengenharia em enfocar a correção do estado atual.
  • ITEM ERRADO

    Melhoria= Qualidade Total
    Reengenharia= Mudanças Radicais
    As duas consideram os processos atuais, sendo assim, existem alguma semelhanças em termos conceituais (redução de gastos, redução do tempo,melhora da qualidade) mas em termos práticos são bem diferentes.



  • Errada!
  • ERRADA.
    A melhoria e a reengenharia de processos "
    NÃO" convergem em termos conceituais e práticos...

    a Reengenharia não busca melhorar o que já existe (não busca a melhoria contínua, marginal ou de pequenas quantidades), mas questionar o que é feito, como é feito, por que é feito, para quem etc... A Reengenharia só deve acontecer qnd a organização está querendo "destruir o processo que existe e construir algo totalmente novo no lugar."

    Fonte: Administração Geral para Concursos, Rodrigo Rennó
  • A melhoria e a reengenharia buscam a transformação dos processos, 

    mas divergem tanto em termos conceituais como práticos, pois enquanto a 

    reengenharia busca desenhar processos inteiramente  novos a partir do zero a 

    melhoria busca aprimorar os processos já existentes na organização.

    Fonte:

    Administração Geral e Pública para 

    Analista do Seguro Social (código ADMIN) do INSS 

    Teoria e Exercícios - Prof. Carlos Xavier – Aula 13

    www.estrategiaconcursos.com.br


  • ERRADO!

    Segundo o BPM CBOK, a premissa da reengenharia é uma mudança radical no processo ao longo da organização, trazendo melhorias de desempenho. Hammer descreve como 'o repensar fundamental e o redesenhar de processos de negócios para alcançar melhorias dramáticas em medições-chave e contemporâneas de desempenho, tais como custo, qualidade, serviço e velocidade. Ou seja, diferente da melhoria que faz uma análise a partir dos processos atuais.

  • O erro foi afirmar que em termos conceituais, reengenharia e melhoria (modelagem processual) CONVERGEM. Este busca o aperfeiçoamento a fim de se implementar melhorias, e aquele a construção de um modelo de processo totalmente novo.

  • A reengenharia não considera nada atual, pois irá recomeçar do zero. Os processos atuais serão simplesmente excluídos e esquecidos. Os processos vigentes são necessários na melhoria, mas não na reengenharia (mudança radical/começar do zero).


    GABARITO: ERRADO.

  • melhoria sim - reengenharia nao

  • Refiz a questão e vi que cabe recurso sim, para você mudar radicalmente uma coisa e começar do zero, você deve conhece-la primeiro. Logo os processos atuais são um ponto de partida sim. 

  • A REENGENHARIA NÃO QUER NEM SABER DOS PROCESSOS ATUAIS!

     

    REENGENHARIA SIGNIFICA FAZER UMA NOVA ENGENHARIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. REPRESENTA UMA RECONSTRUÇÃO E NÃO SIMPLESMENTE UMA REFORMA TOTAL OU PARCIAL DA EMPRESA. NÃO SE PRETENDE MELHORAR OS PROCESSOS JÁ EXISTENTES, MAS A SUA TOTAL SUBSTITUIÇÃO POR PROCESSOS INTEIRAMENTE NOVOS. 

     

    ''A REENGENHARIA DESCARTA AS ESTRUTURAS, OS PROCESSOS E OS SISTEMAS EXISTENTES E OS REINVENTA DE MANEIRA COMPLETAMENTE DIFERENTE.''

    AGORA PENSEM: SE SERÁ TOTALMENTE DIFERENTE, PARA QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O ATUAL?...

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Errado

     

    A reengenharia surgiu das publicações de Michael Hammer e James Champy. A proposta dos autores é “começar do zero”. Ou seja, essa metodologia não parte dos processos existentes, sugerindo uma reestruturação radical. Assim, não há adaptação de processos, simplesmente começa-se tudo de novo.

  • Errado. A reengenharia não se confunde com a melhoria contínua.

  • Melhoria e reengenharia não corvergem, mas sim divergem.

     

    Reengenharia reconstrói do zero. Melhoria melhora algo existente.

  • ERRADO

    REENGENHARIA X MELHORIA CONTÍNUA

    REENGENHARIA

    RADICAL

    REVOLUCIONÁRIA

    DE CIMA PARA BAIXO  


    MELHORIA CONTÍNUA

    PASSO A PASSO

    INCREMENTAL

    DE BAIXO PARA CIMA


  • Reengenharia , parte do ZERO . tudo novo !!

  • A reengenharia começa do zero.

  • Gab: ERRADO

    Convergir é apoiar, concorrer a um mesmo ponto.

    Divergir é distanciar-se, ir contra uma coisa.

    O conceito essencial da reengenharia é exatamente recomeçar, reordenar, mudar radicalmente uma estrutura do zero. Por sua vez, melhoria significa adaptar algo, melhorar constantemente, sempre em busca de resultados melhores com base no que já está criado. Portanto, não podemos dizer que a reengenharia converge com a melhoria, mas sim, que elas divergem entre si.