SóProvas


ID
312145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de planejamento estratégico.

A escolha do nível da estratégia é o principal desafio da tomada de decisão no planejamento estratégico.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    O planejamento estratégico visa a organização como um todo, metas mais abrangentes, enquanto o planejamento tático e o operacional se preocupam em otimizar uma determinada área da empresa. Eles são fundamentais para a operacionalização do planejamento estratégico; para traduzir os objetivos a longo prazo em metas de curto e médio prazo. A diferença está no nível hierárquico de tomada de decisões. A utilização do planejamento estratégico tem como vantagem uma maior sinergia entre as diferentes áreas.



    Figura 3.4.: Níveis de Decisão e os Tipos de Planejamento

    Bons estudos!
  • Gabarito - Errado

    Sinceramente, viajei geral! Nível da estratégia? What's p... is that! Há níveis dentro do planejamento estratégico (ver figura abaixo).

     


     
  • A Formulação da Estratégia

    A formulação de estratégia pode ser desdobrada em três níveis (Kotler,2000): corporativo, empresarial ou da unidade estratégica de negócio (UEN ) e funcional.

    No nível corporativo, a formulação da estratégia (planejamento estratégico) refere-se à definição, avaliação e selecção de áreas de negócio nas quais a organização irá concorrer e a ênfase que cada área deverá receber. Neste nível, a questão fundamental é a alocação de recursos entre as áreas de negócio da organização, segundo os critérios de atractividade e posição competitiva de cada uma dessas áreas, e as estratégias são predominantemente voltadas para o crescimento e a permanência (sobrevivência) da empresa.

    A formulação estratégica no segundo nível – empresarial ou da área estratégica de negócios – está relacionada ao uso eficiente dos recursos e diz respeito ao dimensionamento que a organização irá dar ao portfólio dos negócios. Nesse nível, predominam as chamadas estratégias competitivas. Assim, a estratégia da unidade de negócio diz respeito à maneira como uma organização irá concorrer nos mercados escolhidos.

    A formulação estratégica no nível funcional relaciona-se com o processo por intermédio do qual as várias áreas funcionais da empresa irão usar seus recursos para a implementação das estratégias empresariais, de modo a conquistar vantagem competitiva e contribuir para o crescimento da organização. Assim, por exemplo, em cada unidade de negócio, a área funcional de marketing irá desenvolver o processo de planejamento tendo em vista a formulação de estratégias competitivas e a consecução dos objectivos da unidade de negócio em mercados específicos.

    Em empresas de dimensão média, o planejamento estratégico de marketing e o planejamento operacional de marketing podem ser desenvolvidos como um processo único (e em organizações menores), o processo de planejamento incorpora os três níveis simultaneamente. Se uma determinada organização contar apenas com uma única unidade de negócios, as decisões do primeiro e segundo níveis são tomadas pelas mesmas pessoas. Em organizações com múltiplos negócios, as decisões no nível da unidade de negócios são tomadas pelos executivos de maior nível dentro da unidade; no nível da área funcional, as decisões são tomadas pelos respectivos gestores. Em algumas empresas, a responsabilidade pode caber ao gestor de marketing, ao gestor de marca ou ao gestor de produto; em outras, os planos são elaborados por um comité. Existem ainda aquelas que contratam consultores de marketing para redigir o plano.

  • O planejamento envolve a tomada de decisões corretivas, adicionais e estratégicas para alcançar os objetivos e expectativas esperadas no negócio.

    A base para a tomada de decisão, em todos os níveis da organização, é a análise de fatos e dados gerados em cada um de seus processos, bem como os obtidos externamente e que possibilitam a comparação dos resultados da empresa com outras que são referências de mercado.

    Estes dados transformam-se em informações relacionadas a todos os aspectos fundamentais para a organização: clientes, mercados, finanças, pessoas, fornecedores, produtos, processos, sociedade e comunidade.

    Essas informações representam a inteligência da organização, viabilizando a análise crítica e a tomada das ações necessárias, em todos os níveis.
     
    Para o processo de tomada de decisões ser eficaz e a introdução de melhorias e inovações ser mais rápida, a organização deve dispor de sistemas estruturados de informação adequados ao seu negócio e deve também, desenvolver formas de obtenção e uso sistemático de informações comparativas.
     
     

  •   A maioria dos estudos sobre processo decisório indica que os principais elementos do processo decisorial são o estado da natureza, isto é, as condições de incerteza , risco ou certeza que existem no ambiente que o tomador de decisões deve enfrentar. O tomador de decisão é o elemento que faz uma opção entre várias alternativas. Ele é sempre influenciado pela situação em que está envolvido pelos seus valores pessoais e o envolvimento social, e para resolver o problema tem objetivos, o fins ou resultados que quer atingir com seus atos. Pode-se dizer assim que uma decisão baseia-se em conhecimentos ou crenças sobre as relações de causa e efeito das opções disponíveis, e visa a alternativa cujas conseqüências são preferíveis.

    http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/o-desafio-da-tomada-de-decisao/11425/

  • A questão não estaria errada se citasse a tomada de decisão como um dos desafios do planejamento estratégico, porém não é o principal. O processo de planejamento estratégico, de forma escalonada seria: a 1. Definição da Missão, Visão e Objetivos Organizacionais, 2. Análise Ambiental das Oportunidades e Ameaças Externas, 3. Análise Organizacional das Forças e Fraquezas Internas, 4. Análise Competitiva das Alternativas Estratégicas, e finalmente 5. Escolha da Estratégia


  • Níveis do Planejamento

    O planejamento não ocorre da mesma forma em todos os níveis da organização. Dependendo do nível hierárquico, o planejamento terá características diferentes, com relação ao prazo, à abrangência e ao seu conteúdo.

    Nível estratégico - o enfoque deve ser global, ou seja, iremos analisar os grandes problemas que afetam a empresa como um todo, nesse nível a organização definirá seus objetivos gerais e genéricos. Os objetivos nesse  nível devem ser mais gerais, ou seja, pouco detalhados.

    Nível tático ou gerencial - terá de tomar decisões e planejar seu próprio trabalho baseado nas decisões que nível estratégico definiu.

    Nível operacional - irá planejar a execução de tarefa específica

    Prof. Rodrigo Rennó. 

    Logo, cada um cuida do seu!

  • A tomada de decisão refere-se a Direção (lembre-se do processo administrativo: Planejamento, Organização, Direção e Controle). A Direção está implicitamente relacionada a liderança. Não há relação direta entre a tomada de decisão corporativa e o planejamento propriamente dito.

  • Oliveira (2003) define estratégia como “... um caminho, ou maneira, ou ação formulada e adequada para alcançar, preferencialmente, de maneira diferenciada, os desafios e objetivos estabelecidos, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente”.

    Portanto, a finalidade da estratégia é estabelecer os caminhos necessários para que a empresa alcance os objetivos previstos no seu planejamento. Diz respeito ao posicionamento que uma organização deseja ter para obter vantagem competitiva. Envolve escolhas a respeito de quais setores deve atuar, de quais produtos e serviços deve oferecer, e de como deve alocar seus diversos recursos corporativos (financeiros, humanos, tecnológicos, de infraestrutura, etc.), tendo em vista a minimização de seus problemas e a maximização das oportunidades de mercado.


    Bons estudos!

    Deus seja louvado!

  • NÃO EXISTE A PRINCIPAL, TÃO POUCO SE TRATE DE UMA ESCOLHA. ALÉM DISSO, OS DEMAIS NÍVEIS ESTÃO ENVOLVIDOS.

     

                                                                                   ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS

     

    - ESTRATÉGIA CORPORATIVA: DECIDE “ONDE COMPETIR”, O RUMO DA ORGANIZAÇÃO E QUAIS OS NEGÓCIOS NOS QUAIS SE DECIDE COMPETIR. 

     

    - ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: DEFINE “COMO COMPETIR” E ENVOLVE A ESCOLHA DE UMA ESTRATÉGIA DE COMPETIÇÃO PARA A ESTRUTURA DE NEGÓCIO.

     

    - ESTRATÉGIA FUNCIONAL: ENVOLVE “O QUE FAZER” E A ESCOLHA DA FORMA DE ATUAÇÃO DAS ÁREAS FUNCIONAIS OU DEPARTAMENTOS DA EMPRESA.  SIGNIFICA ALINHAR AS AÇÕES SETORIAIS COM AS ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS E A MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO.

     

    - ESTRATÉGIAS OPERACIONAIS: ESTABELECEM PROCEDIMENTOS ESPECIFICOS DE COMO A ORGANIZAÇÃO DEVERÁ SER CONDUZIDA EM SUAS OPERAÇÕES/ATIVIDADES.
     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO