SóProvas


ID
312148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de planejamento estratégico.

O planejamento estratégico adaptativo permite que organizações possam se tornar mais flexíveis na resposta a mudanças no ambiente.

Alternativas
Comentários
  • O planejamento estratégico da empresa deve responder, adequadamente, ás mudanças externas, pois estas são as principais responsáveis por seus problemas internos.
    Filosofia da adaptação - Djalma Rebouças.
  • Planejamento adaptativo: é o planejamento voltado para as contingências e  o futuro organização. As decisões são tomadas a fim de harmonizar os diferentes  interesses envolvidos, elaborando uma composição capaz de levar a resultados  para o desenvolvimento natural da empresa e ajustá-la às contingências que surgem  no meio do caminho. O planejamento adaptativo procura reduzir o planejamento  retrospectivo voltado para a eliminação das deficiências localizadas no passado da  organização. Sua base é predominantemente aderente, no sentido de ajustar-se às  demandas ambientais e preparar-se para as futuras contingências.
  • Discordo do gabarito.

    No livro do Chiavenato "Administração nos novos tempos", pág. 195, o tipo de planejamento que se enquadra na definição dada na questão é o otimizante, uma vez que este tipo é que assegura REAÇÃO adequada às frequentes mudanças. Como na questão fala-se em RESPOSTA a mudanças, não pode ser o planejamento adaptativo, cuja definição é "antecipar-se a eventos que podem ocorrer e identificar ações apropriadas".
  • Administração Geral e Pública. Chiavenato:
    Planejamento adaptativo: é o planejamento voltado para as contigências e para o futuro da organização. As decisões são tomadas no sentido de compatibilizar os diferentes interesses envolvidos, elaborando uma composição capaz de levar resultados para o desenvolvimento natural da empresa e ajustá-la às contigências que surgem no meio do caminho. O planejamento adaptativo procura reduzir o planejamento retrospectivo voltado para a eliminação das deficiências localizadas no passado da organização. Sua base é predominantemente aderente no sentido de ajustar-se às demandas ambientais e preparar-se para as futuras contigências.
    Existem também os planejamentos "Conservador" e "Otimizante".
  • Resposta :Certa

  • O PLANEJAMENTO COMO UMA FUNÇÃO ADMINISTRATIVA

    O planejamento aponta normalmente para planos e objetivos, como também já foi visto são os planos que vão decidir o perfil de atuação da empresa. Podendo definir o modo como a empresa atua como um tipo de filosofia, Ackoff dividiu as filosofias do planejamento em três, e são elas:

    • Planejamento conservador: O planejamento conservador visa a estabilidade, ou a manutenção de situação atual, o ambiente em que uma organização com um planejamento deste estilo atua é previsível e estável e quer apenas assegurar a continuidade do sucesso.
    • Planejamento otimizante: O planejamento otimizante busca a melhoria e possíveis inovações, sempre buscando o maior nível de produtividade. O ambiente em que uma empresa com este tipo de planejamento atua é dinâmico e incerto. O planejamento otimizante busca também assegurar a reação adequada ás freqüentes mudanças.
    • Planejamento adaptativo: O planejamento adaptativo está visando as contingências e o futuro da organização. O ambiente em que uma organização atua com este perfil normalmente é mais dinâmico e incerto. O organização poderá antecipar-se a eventos que podem ocorrer e identificar ações apropriadas.
  • O planejamento pode estar voltado para a estabilidade no sentido de assegurar a continuidade do
    comportamento atual em uma ambiente previsível. Também pode estar voltado para a melhoria do
    comportamento a fim de assegurar a reação adequada a freqüentes mudanças em um ambiente mais
    dinâmico e incerto. Pode ainda estar voltado para as contingências no sentido de antecipar-se a eventos
    que possam ocorrer no futuro e identificar as ações apropriadas para quando eles eventualmente
    ocorrerem. Como todo planejamento se subordina a uma filosofia de ação, Ackoff aponta três tipos de
    filosofia do planejamento:

    Planejamento conservador: é o planejamento voltado para a estabilidade e a manutenção da situação
    existente. As decisões são tomadas a fim de obter bons resultados, mas não necessariamente os
    melhores possíveis, pois dificilmente o planejamento procurará fazer mudanças radicais na organização.
    Sua ênfase é conservar as práticas atualmente vigentes. O planejamento conservador está mais
    preocupado em identificar e sanar deficiências e problemas internos do que em explorar oportunidades
    ambientais futuras. Sua base é predominantemente retrospectiva, no sentido de aproveitar a experiência
    passada e projetá-la para o futuro.

    Planejamento otimizante: é o planejamento voltado para a adaptabilidade e inovação dentro da
    organização. As decisões são tomadas a fim de se obter o melhor resultado possível para a organização,
    seja minimizando recursos para alcançar um determinado desempenho ou objetivo, seja maximizando o
    desempenho para melhor utilizar os recursos disponíveis. O planejamento otimizante geralmente está
    baseado em uma preocupação em melhorar as práticas atualmente vigentes na organização. Sua base é
    predominantemente incremental, no sentido de melhorar continuamente, tornando as operações
    melhores a cada dia que passa.

    Planejamento adaptativo: é o planejamento voltado para as contingências e o futuro da organização. As
    decisões são tomadas a fim de harmonizar os diferentes interesses envolvidos, elaborando uma
    composição capaz de levar a resultados para o desenvolvimento natural da empresa e ajustá-las às
    contingências que surjam no meio do caminho. O planejamento adaptativo procura reduzir o
    planejamento retrospectivo voltado para a eliminação das deficiências localizadas no passado da
    organização. Sua base é predominantemente aderente, no sentido de ajustar-se às demandas
    ambientais e preparar-se para as futuras contingências.

    fonte: Estácio de Sá - santa catarina - http://material-estacio.tripod.com/arquivos/planej_completo.pdf
  • R:  CERTA

    O PLANEJAMENTO ADAPTATIVO: Procura reduzir  o planejamento retrospectivo voltado para a eliminação das deficiências localizadas no passado da empresa e voltar-se para a ADAPTAÇÃO AMBIENTAL. Idalberto Chiavenato - Teoria , Processo e Prática

  • Ackoff aponta três tipos de filosofia do planejamento:

    Planejamento conservador: é o planejamento voltado para a estabilidade e a manutenção da situação existente. As decisões são tomadas a fim de obter bons resultados, mas não necessariamente os melhores possíveis, pois dificilmente o planejamento procurará fazer mudanças radicais na organização.

    Sua ênfase é conservar as práticas atualmente vigentes. O planejamento conservador está mais preocupado em identificar e sanar deficiências e problemas internos do que em explorar oportunidades ambientais futuras. Sua base é predominantemente retrospectiva, no sentido de aproveitar a experiência passada e projetá-la para o futuro.

    Planejamento otimizante: é o planejamento voltado para a adaptabilidade e inovação dentro da organização. As decisões são tomadas a fim de se obter o melhor resultado possível para a organização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado desempenho ou objetivo, seja maximizando o desempenho para melhor utilizar os recursos disponíveis. O planejamento otimizante geralmente está baseado em uma preocupação em melhorar as práticas atualmente vigentes na organização. Sua base é predominantemente incremental, no sentido de melhorar ontinuamente, tornando as operações melhores a cada dia que passa.

    Planejamento adaptativo: é o planejamento voltado para as contingências e o futuro da organização. As decisões são tomadas a fim de harmonizar os diferentes interesses envolvidos, elaborando uma composição capaz de levar a resultados para o desenvolvimento natural da empresa e ajustá-las às contingências que surjam no meio do caminho. O planejamento adaptativo procura reduzir o planejamento retrospectivo voltado para a eliminação das deficiências localizadas no passado da organização. Sua base é predominantemente aderente, no sentido de ajustar-se às demandas ambientais e preparar-se para as futuras contingências.

  • PLANEJAMENTO CONSERVADOR: VOLTADO PARA A ESTABILIDADE ---> ESTÁVEL DE ABORDAGEM REATIVA.

    PLANEJAMENTO OTIMIZANTE: VOLTADO PARA A ADAPTABILIDADE ---> MUTÁVEL DE ABORDAGEM PROJETIVA.

    PLANEJAMENTO ADAPTATIVO: VOLTADO PARA AS CONTINGÊNCIAS ---> ALTAMENTE MUTÁVEL E DINÂMICO DE ABORDAGEM PROSPECTIVA.
     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Como todo planejamento se subordina a uma filosofia de ação, Ackoff aponta três tipos de filosofia do planejamento:

    ▸Planejamento conservador: é o planejamento voltado para a estabilidade e a manutenção da situação existente. As decisões são tomadas a fim de obter bons resultados, mas não necessariamente os melhores possíveis, pois dificilmente o planejamento procurará fazer mudanças radicais na organização. Sua ênfase é conservar as práticas atualmente vigentes. O planejamento conservador está mais preocupado em identificar e sanar deficiências e problemas internos do que em explorar oportunidades ambientais futuras. Sua base é predominantemente retrospectiva, no sentido de aproveitar a experiência passada e projetá-la para o futuro.

    ▸Planejamento otimizante: é o planejamento voltado para a adaptabilidade e inovação dentro da organização. As decisões são tomadas a fim de se obter o melhor resultado possível para a organização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado desempenho ou objetivo, seja maximizando o desempenho para melhor utilizar os recursos disponíveis. O planejamento otimizante geralmente está baseado em uma preocupação em melhorar as práticas atualmente vigentes na organização. Sua base é predominantemente incremental, no sentido de melhorar continuamente, tornando as operações melhores a cada dia que passa.

    ▸Planejamento adaptativo: é o planejamento voltado para as contingências e o futuro da organização. As decisões são tomadas a fim de harmonizar os diferentes interesses envolvidos, elaborando uma composição capaz de levar a resultados para o desenvolvimento natural da empresa e ajustá-las às contingências que surjam no meio do caminho. O planejamento adaptativo procura reduzir o planejamento retrospectivo voltado para a eliminação das deficiências localizadas no passado da organização. Sua base é predominantemente aderente, no sentido de ajustar-se às demandas ambientais e preparar-se para as futuras contingências.

    Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração - Tiradentes