SóProvas


ID
3121504
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                        O futuro do trabalho


      Foi lançado nesse mês, em meio às celebrações do centenário da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o relatório da comissão global sobre o futuro do trabalho, que tive a honra de integrar. O que o texto revela é uma visão centrada em políticas públicas para enfrentar desafios que o século trouxe para a humanidade.

      Frente à chamada revolução industrial 4.0, ao envelhecimento da população e à mudança climática, a resposta aparece na forma de programas para evitar o crescimento da desigualdade e melhorar a preparação das gerações futuras e o conceito de uma sociedade ativa ao longo da vida.

      É importante lembrar que, segundo pesquisadores, haverá em poucos anos a extinção de profissões e de tarefas dentro de várias ocupações, diante da automação e da robotização aceleradas. Outras serão criadas, demandando, porém, competências distintas das que estavam em alta até pouco tempo. O cenário exige grande investimento nas pessoas. Por isso, o relatório clama por uma agenda econômica centrada em seres humanos, especialmente uma ampliação em suas capacidades.

      Isso envolve trabalhar com o conceito de aprendizagem ao longo da vida, ou seja, desde a primeira infância, a fim de desenvolver competências basilares, necessárias para promover autonomia para que todos possam aprender a aprender.

Afinal, numa vida em que tarefas vão sendo extintas e assumidas por máquinas, teremos que nos reinventar continuamente, passando a desempenhar atividades que demandam capacidade de resolução criativa e colaborativa de problemas complexos, reflexão crítica e maior profundidade de análise.

      Teremos também que contar com um ecossistema educacional que inclua modalidades ágeis de cursos para capacitação, recapacitação e requalificação. A certificação de conhecimentos previamente adquiridos ganha força e sentido de urgência, além de um investimento maior em escolas técnicas e profissionais que fomentem a aquisição das competências necessárias não só para exercer uma profissão específica, mas também para obter outra rapidamente, se necessário.

                                          (Claudia Costin. Folha de S.Paulo, 25.01.2019. Adaptado)

Substituindo-se os termos destacados na frase “Por isso, o relatório clama por uma agenda econômica centrada em seres humanos...” a redação permanecerá em conformidade com a norma-padrão de regência em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? resolvemos essa questão pela regência:

    a) Por isso, o relatório impõe por uma agenda econômica focada com seres humanos... ===> quem impõe, impõe alguma coisa, logo a preposição "por" está equivocada.

    b) Por isso, o relatório reivindica uma agenda econômica ajustada para seres humanos...

    c) Por isso, o relatório reclama de uma agenda econômica dirigida de seres humanos... ===> quem reclama, reclama algo, logo o uso da preposição "de" está equivocada.

    d) Por isso, o relatório postula com uma agenda econômica aplicada por seres humanos... ===> quem postula, postula alguma coisa, logo a preposição COM está inadequada.

    e) Por isso, o relatório requer de uma agenda econômica destinada a seres humanos... ===> quem requer, requer alguma coisa, logo a preposição DE está equivocada.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • não entende ( arthur ) pode me explicar ?

    Por isso, o relatório reivindica ( quem reivindica, reivindica algo ) uma agenda econômica ajustada( quem ajusta , ajusta alguma coisa ) para seres humanos... certo ? continuo sem entender

  • Projeto Caveira, o que Arthur fez foi encontrar a transitividade do verbo. Verbos transitivos diretos não pedem preposição. Já os verbos transitivos indiretos exigem preposição, explícita ou implícita.

  • questões repetidas.

  • Projeto Caveira, eu vou tentar te explicar da forma que eu resolvi.

    "Por isso, o relatório clama por uma agenda econômica centrada em seres humanos'

    ... Quem clama, clama algo, clama alguma coisa.

    Logo é um VTD, cujo pede complemento SEM O USO DA PREPOSIÇÃO.

    Agora vamos ao significado.

    Clama: ato ou efeito de clamar. Quem clama não manda, quem clama Reivindica.

    Quem reivindica, reivindica algo, alguma coisa...

    Temos também a presença de um VTD reivindicar, que pede complemento SEM PREPOSIÇÃO.

    Caso meu pensamento estaja equivocado, serei grato por cada msg.

    Gabarito.: Letra B de Biscoito.

  • não desista!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar

  • B de bora