-
RESPOSTA ERRADA.
Porter identificou três estratégias genéricas que podem ser usadas individualmente ou em conjunto para criar uma posição sustentável a longo prazo.
A primeira é a estratégia competitiva de custo, na qual a empresa centra seus esforços na busca de eficiência produtiva, na ampliação do volume de produção e na minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, e tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor.
A opção pela estratégia competitiva de diferenciação faz com que a empresa invista mais pesado em imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, pesquisa de mercado e qualidade, com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor.
A estratégia competitiva de foco significa escolher um alvo restrito, no qual, por meio da diferenciação ou do custo, a empresa se especializará atendendo a segmentos ou nichos específicos.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrat%C3%A9gias_competitivas_gen%C3%A9ricas
-
Gabrito - Errado.
Belíssimo o comentário do Célio. Tive que prestar uma homenagem.
-
Estratégia segundo POTER (Estratégia Competitiva): segundo Poter a estratégia pode ser classificada em três categorias: Diferenciação liderança de custo e foco.
-
Diferenciação: tornar distinto o produto produzido ou serviço prestado com relação à concorrência. Podem ser enfatizados a qualidade, o serviço em si , o prestígio para o consumidor, o atendimento, o pós-venda, as instalações, etc.
-
Liderança do custo: o objetivo não é diferenciar-se dos concorrentes, mas oferecer um produto ou serviço mais barato.
-
Foco(concentração ou nicho): consistem em escolher um nicho ou segmento de mercado e concentrar-se nele.
-
A empresa procura dominar os recursos para explorar o nicho escolhido da melhor forma possível, ao invés de procurar enfrentar todos os concorrentes no grande mercado.
-
A estratégia é ser o melhor e tirar o máximo proveito de mercados ou produtos e serviços selecionados de forma estreita.
-
A escolha pode se focalizar:
-
Produto ou serviço particular;
-
Grupos específicos de clientes;
-
Mercados geográficos específicos;
-
Pessoal, desculpa aí, mas pra conquistar uma vaga no céu vale tudo, desde que honestamente é claro.
Vamos lá...a historinha é a seguinte:
MICHEL PORTER TEM 3 ESTRATÉGIAS ou PROPOSTA para vc:
Ele LI derança em custo FO co DI ferenciação para criar uma posição sustentável a longo prazo.
As palavras ou sílabas "chaves" estão em negrito.
Desculpem a falta de criatividade !
-
Perdoem-me a ignorância, mas li que são 5 forças para análise de competências... Veja abaixo
E agora como se explica isto??
Alguém pode me ajudar???
Grata.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Representação gráfica das Cinco Forças de Porter
O modelo das Cinco Forças de Porter foi concebido por Michael Porter em 1979 e destina-se à análise da competição entre empresas. Considera cinco factores, as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégiaempresarial eficiente. Porter refere-se a essas forças como microambiente, em contraste com o termo mais geral macroambiente. Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para re-avaliar o mercado.
Porter avalia que a estratégia competitiva de uma empresa deve aparecer a partir da abrangência das regras da concorrência que definem a atratividade de uma indústria
-
Aprendi!! Haha
LI FODI
LIderança em custo
FOco
DIferenciação
-
Rita,
de fato são cinco forças propostas por Porter, mas as estratégias são 3 (liderança de custos, diferenciação e foco). Observe a questão: As capacidades de adaptação de uma organização são exemplos das características organizacionais das estratégias competitivas propostas por Michael Porter.
As aulas do professor Rodrigo Rennó sobre planejamento esclarecem bem este assunto.
-
O tipo de estratégia que a questão se refere é na verdade relacionado aos Tipos de Formução estratégica de Mintzberg. Para este autor, a formulação estratégica pode ser no Modo Empreendedor, Adaptativo ou Planejamento.
- No Modo empreendedor se caracteriza pela elaboração de estratégias em busca de novas oportunidades. Nesse caso, elas são formuladas por um líder, que concentra o poder em uma configuração autocrática, e tem como objetivo o crescimento da organização. As organizações são geralmente de pequeno porte e estão inseridas em ambiente simples e estáveis.
- No modo ADAPTATIVO não há clareza quanto aos objetivos organizacionais; portanto a solução dos problemas se dá pela reação a elas. Nesse modo, a organização é geralmente de grande porte e se adpta através de pequenos passos e decisões incrementais, muitas vezes desconexas com as condições do ambiente. O poder é disperso, em decorrência de uma coalização de interesses divergentes na configuração de uma arena política.
- No modo de Planejamento, é caraterístico de grandes organizações e de ambientes simples e dinâmico. Nesse modo, há integração entre as decisões e as estratégias, pois há clareza quato aos objetivos organizacionais. O poder segue uma cadeia de hierarquia numa configuração de sistema fechado.
Fonte: Meus esquemas de estudo baseado em aulas do Ponto dos Concursos.
-
Porter X Mintzberg
Porter foi o principal representante da Escola do Posicionamento que analisava as forças competivias da indústria e as estratégias genéricas a serem adotadas com base na análise dessas forças. Essas estratégias, citadas acima pelos colegas, são deliberadas (planejadas) e limitadas (apenas três: liderança em custo, diferenciação e foco).
Mintzberg foi o principal representante da Escola da Configuração que nada mais é do que a integração das ideias das escolas anteriores.
Para ele, as estratégias são emergentes, isso significa que, uma organização aprende o que funciona, e o que não funciona, na prática. A estratégia delibera funcionou bem, por muito tempo, quando o mundo era mais estável e era possível predizer o futuro, baseando-se no passado.
Imagem retirada do livro "Safári de Estratégia" de Mintzberg.
O item fala em adaptação (mudança, transformação, tem tudo a ver com a Escola da Configuração), portanto ele se refere a Mintzberg e não a Porter.
-
Agora fiquei confuso:
Estratégia como Posicionamento
Essa corrente, da qual Porter é o principal autor, tem como base a noção de adequação estratégica. Nesse enfoque, a estratégia se relaciona aos conceitos de adaptação e posicionamento. Ou seja, a corrente sugere que as organizações devem se adaptar ao ambiente para poderem conquistar vantagens competitivas e uma posição dominante em seus mercados.
Fonte: Administração Geral Para Concursos - Rodrigo Rennó
-
Vai entender, ou o Cespe ou o Rodrigo do Estratégia está certo.
-
ESTRATÉGIAS DE PORTER
o Liderança em Custo
o Diferenciação
o Enfoque/Foco/Nicho
-
Capacidade Adaptativa = é estrategia de Sobrevivência e não de competição.
Não precisa viajar tanto na doutrina do cara, basta ter uma visão mais ampla do processo(pelo menos eu acertei assim), mas conhecimento é sempre bem vindo ;-)
Gabarito: Errado
Bons estudos!
-
Questão errada. A estratégia de liderança em custos por exemplo, tem como característica a dificuldade de adaptação devido a necessidade de manutenção de uma grande infra-estrutura para economia de escala.
-
Concordo com o Rodrigo Rennó a questão está perguntando sobre características organizacionais das estratégias e não as estratégias em si.
-
Interpretando a questão, ela diz que "As capacidades de adaptação de uma organização são exemplos das características organizacionais das estratégias competitivas propostas"
Dessa parte da pra se entender que a questão peca ao dizer que "as capacidades de adaptação" são carascterísticas de todas as estratégias propostas pelo tio michael, quando na verdade essa características são das estratégias de diferenciação e foco, enquanto a estratégia de liderança em custo tem uma certa dificuldade na "capacidade de adaptação".
Redação muito confusa, tem que praticamente decifrar oque a questão quis dizer, acho que é isso.. xD
Gabarito: ERRADO
-
✿ As empresas podem tomar uma das três estratégicas genéricas propostas por Porter: liderança em custo, diferenciação e foco (também chama da enfoque ou estratégia de nicho).
▸ Liderança em custos – Nessa estratégia, a empresa busca ser a mais eficiente na produção de produtos e serviços em seu mercado, de modo que tenha vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Pode-se alcançar isso com: economias de escala, acesso a matérias-primas mais baratas, entre outras. Essa posição de custo mais baixo que seus concorrentes permite uma série de vantagens, como operar com lucratividade quando seus concorrentes estão perdendo dinheiro, por exemplo.
▸ Diferenciação – Uma empresa também pode ter vantagens competitivas tendo produtos com características únicas na percepção de seus clientes, que lhe possibilitem cobrar um preço mais alto sem perder sua clientela. Um exemplo atual é a Apple. Essa empresa, com seus produtos inovadores como o iPhone e o iPad, tem conquistado uma maior lealdade de seus clientes e maior lucratividade. A diferenciação pode ocorrer na qualidade do produto, no atendimento, no estilo do produto, na marca etc.
▸ Foco ou Enfoque – Também é chamada de estratégia de nicho. Nessa situação, a empresa foca seus esforços em um mercado pequeno (seja geográfico, produto ou clientela) de modo a conseguir uma vantagem específica naquele mercado, que não tenha como conseguir em todo o mercado (a Ferrari buscou essa estratégia com o foco em carros de alto desempenho, pois era pequena para concorrer no mercado de automóveis populares, muito maior, antes de ser comprada pela Fiat).
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes
-
As capacidades de adaptação de uma organização são exemplos das características organizacionais das estratégias competitivas propostas por Michael Porter. Resposta: Errado.
Comentário: Michael Porter, nascido em Michigan, Estados Unidos, em 1947, é considerado um dos mais influentes especialistas em planejamento estratégico e competitividade estratégica, propondo que o desempenho de uma empresa deve ser atribuído ao desempenho médio de todos os outros concorrentes do setor, concentrando-se em sua rentabilidade. Partindo disso, a meta estratégica de uma organização é encontrar um posicionamento no setor de atuação para melhor defender-se ou influenciar.
Vide demais comentários.
-
Michael Porter propõe três estratégias genéricas: liderança em custo, diversificação e enfoque. Em nenhuma das estratégias é ressaltada a capacidade de adaptação.
A capacidade de adaptação é ressaltada dentro do modelo de capacidades dinâmicas proposto por Teece, bem como na Visão Baseada em Recursos – VBR de Barney.
Gabarito: Errado
-
ERRADA
COMENTÁRIO: Não tratar-se de Michael Porter, mas de Burns e Stalker que identificaram dois tipos de organizações
a) ORGANIZAÇÃO MECANICISTA= que é apropriada para condições ambientais estáveis
B) ORGANIZAÇÃO ORGANICA = que é apropriada para condições ambientais de mudança e inovação, dentro desta os autores enfatizaram que "As capacidades de adaptação bem sucedida ao ambiente é uma característica de uma organização Orgânica, sendo que a boa adaptação depende da habilidade, da alta administração em interpretar as condições que enfrenta a empresa de maneira apropriada, bem como em adotar um curso de ação significativo.
-
Michael Porter propõe três estratégias genéricas: liderança em custo, diversificação e enfoque. Em nenhuma das estratégias é ressaltada a capacidade de adaptação.
A capacidade de adaptação é ressaltada dentro do modelo de capacidades dinâmicas proposto por Teece, bem como na Visão Baseada em Recursos – VBR de Barney.
Gabarito: Errado
Fonte: Prof. Marcelo Soares| Direção Concursos
-
ta faltando o +