SóProvas


ID
3121735
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Corresponde a aumentos na situação patrimonial líquida da entidade não oriundos de contribuições dos proprietários. O texto, segundo as normas contábeis básicas, trata de:

Alternativas
Comentários
  • CPC 00

    4.25. Os elementos de receitas e despesas são definidos como segue:

    (a) receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais;

    (b) despesas são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da saída de recursos ou da redução de ativos ou assunção de passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com distribuições aos detentores dos instrumentos patrimoniais. 

    Gab. A

  • Contribuição dos proprietários: corresponde a entrada de recursos a título de contribuição de partes externas, que estabelece ou aumenta a participação delas no patrimônio líquido da entidade. Exemplo: Aporte de capital

  • Vamos analisar a questão.

    Questão sobre a definição de um dos elementos das demonstrações contábeis, conforme a NBC TG Estrutura Conceitual.

    A NBC TG EC é uma norma contábil básica que define como elementos das demonstrações contábeis os ativos, passivos e patrimônio líquido, que se referem à posição financeira da entidade que reporta; e as receitas e despesas, que se referem ao desempenho financeiro da entidade que reporta. Cada um desses elementos possui uma definição ou descrição na norma.

    Com base nesse contexto, iremos avaliar cada uma das alternativas:

    A) Certo, receitas são aumentos na situação patrimonial líquida (aumentos no PL) que não são decorrentes de transações com os proprietários (detentores de direitos sobre o patrimônio) segundo a NBC TG EC:

    "4.68 Receitas são aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio."

    B) Errado, o Capital Circulante Líquido (CCL) representa a parte do Ativo Circulante (AC) que não está comprometida com o Passivo Circulante (PC), também chamado por alguns autores de Capital de Giro Próprio de Curto Prazo ou ainda Capital de Giro Líquido. Pode ser representado matematicamente como:

    CCL = AC – PC

    C) Errado, despesas correspondem a reduções na situação patrimonial líquida, conforme NBC TG EC:

    "4.69 Despesas são reduções nos ativos, ou aumentos nos passivos, que resultam em reduções no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a distribuições aos detentores de direitos sobre o patrimônio."

    D) Errado, conforme Lei n.º 6.404/76, a conta Investimentos do Balanço Patrimonial abrange participações societárias permanentes, bens que não se destinem a manutenção das atividades da empresa, inclusive terrenos e ou edificações para locação ou valorização (propriedades para investimento).

    E) Errado, no Balanço Patrimonial temos que os passivos e os ativos representam as origens e aplicações de recursos respectivamente. Já na DRE as receitas e despesas, respectivamente, cumprem esse papel.
     

    Gabarito do Professor: Letra A.