SóProvas


ID
3122197
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

      C.S., 54 anos, sexo masculino, tabagista, com diagnóstico de hipertensão arterial há três meses, comparece regularmente ao ambulatório de saúde da instituição onde trabalha para aferir sua pressão arterial (PA). Ao realizar o procedimento, o técnico de enfermagem do trabalho (TE) obteve PA = 132 X 82 mm Hg. Conversando com o trabalhador, o TE observou que este estava se alimentando de forma inadequada no que dizia respeito ao controle da pressão arterial.

No que diz respeito às recomendações dietéticas, o técnico de enfermagem do trabalho deve reforçar orientações fornecidas pelo médico/enfermeiro, esclarecendo que

Alternativas
Comentários
  • O consumo de fibras solúveis promove discreta diminuição da PA, destacando-se o beta glucano proveniente da aveia e da cevada. Portanto, a alternativa A está incorreta. 

    Para controle da pressão arterial deve-se recomendar o uso moderado de sal no preparo da comida, com a restrição do uso de alimentos ricos em sódio como enlatados, embutidos, conservas, molhos prontos, molho de soja (shoyo), macarrão instantâneo, caldos de carnes, temperos prontos, defumados, snacks, laticínios, carnes conservadas no sal e refeições prontas. Alternativa B está errada. 

    Deve-se estimular a utilização de temperos naturais para substituir o sal e desestimular o uso do saleiro à mesa. 

    Assim como já descrito na correção da alternativa B deve-se evitar o uso de caldos industrializados e dar preferência a temperos naturais com pouco sódio. 

    A alternativa E está correta, deve-se evitar o consumo de enlatados, embutidos e conservas deve ser evitado por serem alimentos ricos em sódio. 

    Gabarito do Professor: Letra E 

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 

    Sociedade Brasileira de Cardiologia / Sociedade Brasileira de Hipertensão / Sociedade Brasileira de Nefrologia. 7º Diretriz Brasileira de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2016; 107(3Supl.3):1-83.