SóProvas


ID
312220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação às práticas de gestão de pessoas, julgue os próximos
itens.

É pressuposto da gestão por competências que as organizações, para se tornarem competitivas, tenham como foco as competências essenciais ao seu negócio, tanto em seus processos produtivos quanto nas relações com seus recursos humanos.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item CERTO

    Competências Essenciais são as competências básicas e fundamentais para o sucesso da organização em relação aos clientes, à sociedade e aos concorrentes. Correspondem àquilo que cada organização sabe fazer de melhor. Cada organização precisa identificar e localizar as competências essenciais capazes de levá-las ao sucesso. 
  • ITEM CERTO

    a) Competências Essenciais: correspondem aquilo que a organização sabe fazer de melhor. São aquelas que a diferenciam de seus concorrentes e clientes. Constituem a razão de sua sobrevivência e devem ser desempenhadas em todas as áreas,por grupos e pessoas da organização, embora em níveis diferenciados. As competências essenciais se caracterizam por três fatores:

    1. oferecem produtos e serviços diferenciados aos consumidores;
    2. são difíceis de serem imitadas pelas empresas/organizações concorrentes;
    3. dão acesso a nichos do mercado.

    b) Competências Básicas: formadas por todas as capacidades necessárias à existência da organização, mas não são suficientes para manter sua posição competitiva no mercado. 
  • Idalberto Chiavenato, nos ensina que há quatro grandes categorias, ou tipos, de competências:

    • Competências essenciais: “correspondem àquilo que cada organização sabe fazer melhor”. Esta idéia remete à criada por Hamel e Prahalad. Como vimos, competências essenciais são o diferencial da organização;

    • Competências de gestão: “são as competências relacionadas com a gestão de recursos – financeiros, comerciais, produtivos etc”. Gestão é a capacidade de administrar recursos, e o que se busca, com esta competência, é alocá-los de maneira ótima;

    • Competências organizacionais: “Correspondem ao modus vivendi da organização, à sua cultura corporativa, como a organização se estrutura [...]. Se referem ao aparato interno por meio do qual a organização se articula e se integra para poder funcionar”. Ou seja, é a maneira como a organização funciona.

    • Competências pessoais: “são as competências que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização”.

  • A gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.


    Fonte: Casa do Concurseiros
  • gestão por competência tem como principal foco o alcance dos objetivos institucionais, de modo que se preocupa com os desdobramentos das estratégias em conhecimentohabilidade atitude, requerida para todos os profissionais.

    Em outras palavras, as competências humanas ou profissionais podem ser entendidas como combinações sinérgicas de conhecimentohabilidade atitude, expressas pelo desempenho profissional dentre de determinado contexto organizacional.

    Doravante, tem-se, também, as competências essenciais, que atribuem vantagens competitivas. Ou seja, para que uma competência se torne uma fonte de vantagem competitiva, é preciso que sejam competências valiosas, raras, difíceis de serem copiadas. Além disso, não devem existir substituros diretos ou fáceis de serem obtidos.

    Portanto, competências essenciais atribuem vantagem competitiva, geram valor distintos percebidos pelos clientes e difíceis de serem copiados pela concorrência.

    Fonte: pontodosconcursos
  • Prahalad e Hamel (1990) deram uma contribuição significativa para a construção do conceito de competência ao abordarem em seu artigo “The
    core competence of the corporation” o conceito de competências essenciais (core competence).
    Tais autores estudam as competências sob uma perspectiva organizacional, ressaltando as competências essenciais – que são a chave para a sobrevivência da empresa e são centrais para sua estratégia.
    Nesta perspectiva podemos distinguir dois tipos de competências organizacionais, as essenciais e as básicas.
    Competências essenciais são aquelas que permitem as organizações entregar um benefício que as diferenciem e tragam uma vantagem competitiva sustentável perante as outras organizações, em benefício de seus clientes.
    Competências básicas são formadas por todas as competências necessárias à existência da organização, mas não são suficientes para manter sua competitividade no mercado.
  • Existem 4 grandes categorias de competências, a saber:

     

    Competências Essenciais: são básicas e fundamentais para o sucesso organizacional. Cada organização precisa identificar e localizar as competências essenciais. Isso é fundamento para a eficácia organizacional;


     Competências de Gestão: Refere-se a como os recursos organizacionais que são utilizados e os processos mobilizados para obter melhor resultado. Estão ligadas à eficiência interna da organização;


    Competências organizacionais: Referem-se ao aparato interno por meio do qual a organização se articula e integra para poder funcionar.Modus vivendi


    E,por fim, a última, que é a resposta da questão:


     Competências pessoais: São competências que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades na organização. As organizações avaliam e definem,PRIMEIRAMENTE, quais são as suas competências essenciais - atuais e exigidas - e daí, para as competências de gestão, competências organizacionais até chegar às competências individuais por meio de um processo estratégico de desenvolvimento de competências.


    Fiz um pequeno resumo do que está escrito no livro do Chiavenato.

    Espero que tenham entendido.

    Bons estudos a todos.

  • CORRETA



    Quanto ao tipo, as competências podem ser definidas como:


    Essenciais: São as competências básicas e fundamentais para o sucesso da organização em relação aos seus clientes e concorrentes. Aquilo que a organização sabe fazer de melhor. Também chamadas de core competences.


    Funcionais: São aquelas que cada área ou departamento precisa construir e que são próprias de sua atividade especializada.


    De Gestão: Competências relacionadas com a gestão de recursos: financeiros, comerciais, produtivos...etc;


    Organizacionais: Corresponde ao modus vivendi da organização, à sua cultura corporativa, como a organização se estrutura e organiza para realizar o trabalho organizacional.


    Individuais: São as competências que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização Também chamadas de pessoais, humanas ou profissionais.

    Andréia Ribas


    (CESPE INSS ANALISTA ADMINISTRATIVO 2008) Competências essenciais da organização, são responsáveis pela atuação da empresa no mercado, estimulando a construção de um diferencial competitivo baseado nas especialidades e especificidades de cada organização. C
  • CORRETA!

    Complementando:

    Chiavenato conceitua quatro características essencias da gestão por competências:

    1- Propiciam uma forte vantagem competitiva para o negócio da empresa;

    2- São indispensáveis para o sucesso da empresa. Constituem os fatores críticos do sucesso empresarial. Um fator crítico é aquele sem o qual o
    sucesso não acontece;

    3- São singulares, específicas e próprias da empresa. Definem aquilo que a empresa sabe fazer melhor do que as outras. Em outras palavras, caracterizam a empresa;

    4- São de difícil imitação pelas demais empresas. Sua complexidade decorre do fato de que são criadas, desenvolvidas, integradas e articuladas de uma maneira que dificilmente as outras empresas podem copiar e imitar. O seu arranjo também é singular e próprio de cada empresa.

  • Segundo Nisembaum (2000), as competências podem ser classificadas como: Básicas e Essenciais.

    Básicas (funcionamento): atributos necessários ao funcionamento da organização, porém não distintivas na relação com a concorrência;

    Essenciais (sucesso): são as competências básicas e fundamentais para o sucesso da organização em relação aos clientes, à sociedade e aos concorrentes. Correspondem àquilo que cada organização sabe fazer de melhor. Cada organização precisa identificar e localizar as competências essenciais capazes de levá-las ao sucesso.

  • AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS ESTÃO VOLTADAS PARA A ORGANIZAÇÃO E PARA O AMBIENTE NO QUAL ESTÃO INSERIDAS, SÃO COMPETÊNCIAS PERCEBIDAS PELOS CLIENTES, TIDAS COMO DIFERENTES NO MERCADO; GERANDO, PORTANTO, VANTAGEM COMPETITIVA

     

    CESPE: "Competências essenciais da organização, são responsáveis pela atuação da empresa no mercado, estimulando a construção de um diferencial competitivo baseado nas especialidades e especificidades de cada organização." (CERTO)

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Gabarito - Certo.

    As competências essenciais são aquelas que diferenciam as organizações no mercado e que permite que elas possam concorrer no mercado. Assim, são o núcleo das competências para o sucesso organizacional.

    Deste modo, deve-se considerar que elas devem ser o foco da organização de forma geral, nos seus processos produtivos e na sua relação com stakeholders, inclusive os recursos humanos.