SóProvas


ID
312229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que concerne às atribuições da área de gestão de pessoas, julgue
os itens subsecutivos.

O conceito de competência envolve combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes.

Alternativas
Comentários
  • A competência envolve os seguintes itens (CHA)
    • Conhecimentos = é você saber fazer algo
    • Habilidades = saber como fazer (aprimora-se com o tempo)
    • Atitudes = querer fazer
  • CORRETO:

    "Competência é um saber agir responsável e reconhecido, que implica em mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades e atitudes que agregam valor economico à organização e valor social ao indivíduo" (FLEURY, 2002);

    "Competencias humanas são entendidas como combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional, dentro de determinado contexto ou estratégia organizacional" (CARBONE, 2005).
  • Já segundo, Dr. Manoel Pereira, competência é a síntese do essencial a ser realizado pelo trabalhador.[1]

    No Banco do Brasil, o conceito utilizado é de "combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes expressas no contexto do trabalho" [2]

  • Sinérgica =Que é feito em conjunto, simultaneamente

  • CORRETA


    (CESPE TJ-RO ANALISTA JUDICIÁRIO 2012) Competência é, de acordo com a corrente integradora, a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional, diante de um contexto ou estratégia organizacional. C
  • A gestão por competência tem como principal foco o alcance dos objetivos institucionais, de modo que se preocupa com os desdobramentos das estratégias em conhecimentohabilidade atitude, requerida para todos os profissionais.



    Em outras palavras, as competências humanas ou profissionais podem ser entendidas como combinações sinérgicas de conhecimento, habilidade e atitude, expressas pelo desempenho profissional dentre de determinado contexto organizacional.



    Doravante, tem-se, também, as competências essenciais, que atribuem vantagens competitivas. Ou seja, para que uma competência se torne uma fonte de vantagem competitiva, é preciso que sejam competências valiosas, raras, difíceis de serem copiadas. Além disso, não devem existir substituros diretos ou fáceis de serem obtidos.



    Portanto, competências essenciais atribuem vantagem competitiva, geram valor distintos percebidos pelos clientes e difíceis de serem copiados pela concorrência.



    Fonte: pontodosconcursos

  • SINERGIA: O TODO (COMPETÊNCIA) É MAIOR DO QUE A SOMA DAS PARTES (CONHECIMENTOS + HABILIDADES + ATITUDES).

     

     

     

    GABARITO CERTO