SóProvas


ID
3122659
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Cabeçalhos de assunto são

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B. Os cabeçalhos de assuntos se opõem à combinação de descritores utilizados na linguagem de indexação porque possuem estrutura hierárquica IMPERFEITA, isto é, não distinguem relações hierárquicas das associativas. Além disso, de acordo com Cesarino e Pinto (1978), podem ser considerados como opostos à função do tesauro, enquanto o tesauro tem como intuito SUGERIR termos, os cabeçalhos de assunto pretendem PRESCREVER o uso de termos.

    Outras características dos cabeçalhos de assunto:

    Possuem estrutura PRÉ-COORDENADA, oferecendo ao pesquisador possibilidades limitadas de modular sua pesquisa. Exceção: MeSH - listas de cabeçalhos de assunto utilizadas em sistemas pós-coordenados;

    São um vocabulário controlado onde os termos devem ser escolhidos em um dicionário já existente e são SISTEMAS FECHADOS DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO;

    Exerce uma função PRESCRITIVA, ao contrário do TESAURO que exerce uma função SUGESTIVA;

    Não são hierárquicos;

    São enumerativos, possuindo poucas possibilidades de síntese, que devem estar previstas no instrumento de controle da linguagem. A síntese é representada pelos subcabeçalhos;

    Seu arranjo é, via de regra, alfabético;

    Possui LINEARIDADE, ou seja, são aplicáveis apenas para pesquisas unidimensionais.

  • A questão cobra do candidato conhecimentos genéricos sobre cabeçalhos de assunto, indexação, catalogação, classificação e linguagens documentárias.

    Os cabeçalhos de assunto são palavras ou conjunto de palavras usados para indicar o assunto de um documento sem fazer uso de relações associativas ou hierárquicas como é o caso dos tesauros. São estruturados de maneira pré-coordenada, o que limita a pesquisa do usuário ao uso apenas dos termos que o compõe.

    A principal ideia que o candidato deve procurar identificar nas alternativas é a que os cabeçalhos de assunto não relacionam termos em qualquer tipo de associação.

    Com base nessas informações e naquelas apresentadas nas alternativas da questão, identificamos:

    a) Tesauros.

    b) Cabeçalhos de Assunto.

    c) Palavras-chave ou termos indexadores.

    d) Vocabulário controlado

    e) Glossário.

    Logo, a definição “indicadores de conteúdo dos documentos por assunto opõem-se à representação por combinação de descritores, utilizada na indexação" da letra B é aquela que se adéqua ao pedido pelo enunciado. A ideia de oposição à representação por combinação é aquela que entrega a resposta para o candidato.

    Gabarito do Professor: Letra B

    CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. xvi, 451 p.
  • Sistematização da Sintaxe de Cabeçalho de Assunto

    O cabeçalho de assunto como instrumento de representação de assuntos e/ou formas documentárias é utilizado na elaboração de entradas de catálogos alfabéticos de assunto. Como instrumento de recuperação da informação é precário, entre outros fatores, devido à inconsistência de sua sintaxe. Ë necessário sistematizar a ordenação dos elementos dos cabeçalhos compostos, com base em princípios classificatórios e regras prescritivas, a fim de eliminar a prática casuística da catalogação ou indexação de assunto. A utilização da análise conceitual, categórica e facetada em consonância com o conceito de “termo” abre ao catalogador/indexador a perspectiva de elaboração consistente da sintaxe linguística e da sintaxe absoluta.

    http://eooci.uff.br/