SóProvas


ID
312310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que
se seguem.

A teoria dos traços focaliza o líder a partir de qualidades pessoais relacionadas tanto a habilidades quanto a características de personalidade.

Alternativas
Comentários
  • Teoria dos Traços

    A primeira abordagem vê a liderança como resultado de uma combinação de traços, enfatizando especialmente as qualidades pessoais do líder, onde o mesmo deveria possuir certas características de personalidade especiais que seriam facilitadoras no desempenho da liderança. Nesta teoria são enfatizadas qualidades intrínsecas da pessoa.
    Esta teoria permite concluir que os líderes já nascem como tal, não havendo a probabilidade de ‘fazê-los’ posteriormente por meio do uso de técnicas de desenvolvimento pessoal.

    http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/teorias-de-lideranca/22664/
  • GAB. CERTO

     

    TEORIA DOS TRAÇOS

     

    Os traços são os aspectos pessoais que distinguem as pessoas, como valores, inteligência, confiança e aparência.

     

    Dessa forma, seriam analisadas as características (pessoais, intelectuais, emocionais e físicas) de líderes conhecidos (Napoleão, Churchill ou Juscelino Kubitschek, por exemplo) e depois se buscariam pessoas que tivessem as mesmas características desses líderes.

  • Teoria dos traços - A liderança é inata (inerente).

  • habilidades

  • Teoria dos traços de personalidade

    A primeira abordagem sobre a liderança é da década de 1940 e descreve o líder como aquele que possui características ou traços que o diferencia dos não líderes. A Teoria dos Traços defende que a posse de certos traços de caráter e de personalidade permitiria a certos homens acesso ao poder. Dessa forma, julgava-se ser possível encontrar traços de personalidade universais nos líderes que os distinguiam dos não-líderes.

    A abordagem dos traços enfatiza as qualidades físicas, intelectuais, sociais ou da personalidade que possam identificar um líder, entretanto, após algumas pesquisas, a conclusão a que se chegou é que alguns traços aumentam a probabilidade de sucesso de um líder, mas nenhum deles é a garantia de sucesso, segundo Robbins (2005, p. 305) e Cury (2005, p. 77).

    Um traço é uma qualidade, uma característica que a pessoa possui. Dessa forma, a liderança era considerada algo inato, não podendo ser desenvolvida.

    Os traços mais comumente apontados pelas pesquisas foram:

    →Traços físicos;

    → Traços intelectuais;

    → Traços sociais;

    → Traços relacionados com a tarefa.

    Por outro lado, essa teoria sustenta que o líder inato ou o possuidor de determinados traços seria capaz de exercer espontaneamente e imediatamente a liderança, o que vai de encontro à natureza dinâmica das relações humanas. Essa teoria ignora também os fatores situacionais e, embora especificasse traços que quase todos os líderes possuíam, a verdade é que temos que reconhecer que esses mesmos traços são frequentemente possuídos por um grande número de não-líderes.

    Para Robbins (2005, p. 305), essa teoria apresenta, pelo menos, quatro limitações: não existe um traço universal para a liderança em todas as situações. Os traços funcionam melhor para situações específicas, uma vez que não é possível descobrir o que é a causa e o que é efeito e, por último, os traços servem melhor como possibilidade de surgimento da liderança do que para identificar líderes como eficazes ou ineficazes.

    Entretanto, e embora essas teorias tendam hoje a serem rejeitadas, é de algum modo evidente que os atributos pessoais particulares aumentam a probabilidade de que certas pessoas assumam, com maior frequência, papéis de liderança nos vários grupos em que participam.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Comentário:

    Isso mesmo. A Teoria dos Traços relaciona a liderança a traços de personalidade e/ou habilidades pessoais que o líder deve ter para se tornar um líder. De acordo com essa abordagem, características como extroversão, comunicabilidade, empatia, entre outras, são essenciais para alguém ser líder. Logo, item correto.

    Gabarito: C