-
As variáveis dependentes são os fatores chaves que se pretende explicar ou prever e que são afetados por outros fatores. São elas a produtividade, o absenteísmo, a rotatividade e a satisfação com o trabalho.
Andréia Ribas
-
Letra E
Cidadania Organizacional - é um comportamento discricionário que não faz parte das exigências funcionais de um cargo, mas que auxilia a criação do funcionamento eficaz da organização
-
Quando eu vejo 80% de erro em uma questão, já sei que algo errado não está certo!
-
Variáveis Independentes (Causas)
Organizacionais: organograma, processos de trabalho, funções, políticas, cultura.
Grupais: comunicação, poder, liderança, conflitos.
Individuais: características biográficas e de personalidade, estrutura emocional, valores e atitudes, capacitação básica etc.
Variáveis Dependentes (Consequências)
Produtividade, absenteísmo, rotatividade e satisfação, cidadania organizacional.
-
As questões de Adm Geral são complicadas em todas as bancas. Você estuda toda a teoria, sabe todo o conteúdo e aí quando vai resolver questões percebe que as bancas vêm com um conceito novo....
Fé em Deus e rumo à aprovação!!!
-
Cidadania Organizacional- É o conjunto de ações informais dos trabalhadores. São comportamentos ditos como de um “bom cidadão”. Exemplo: oferecer-se voluntariamente para realizar tarefas, auxiliar equipes, evitar conflitos, respeitar as normas e regulamentações, políticas e cultura da empresa e criar sugestões para melhorias da empresa.
-
VARIAVEIS DEPENDENTES
Fatores que você pretende explicar e que são afetados por algum outro fator.
Produtividade: uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, preocupando-se tanto com a eficácia (atingir objetivos) como com a eficiência (custo barato). A produtividade é afetada por fatores que influenciam a eficiência e a eficácia.
Absenteísmo: não comparecimento do funcionário ao trabalho, nível de comportamento. O absenteísmo é afetado por problemas de saúde por exemplo.
Rotatividade: saída permanente de pessoal da organização, voluntária ou involuntariamente. Quando as pessoas certas deixam a empresa (funcionários não essenciais), a rotatividade pode ser positiva, mesmo o custo da substituição sendo alto, porque permite a entrada de uma pessoa com maior desempenho.
Desvio de comportamento: comportamento que viola as normas importantes da organização e, ao fazê-lo ameaça tanto o próprio bem-estar como o de outros colegas.
Cidadania: fazer além do seu trabalho.
Satisfação no Trabalho: sentimento positivo sobre um trabalho tem grande influência no desempenho organizacional.
VARIAVEIS INDEPENDENTES
No nível individual: as pessoas entram para a organização com características que influenciam seu comportamento no trabalho:
Características biográficas (idade,sexo)
Personalidades e emoções
Valores e atitudes
Habilidades
Percepção
Motivação
Aprendizagem individual
Tomada de decisão individual
No nível de grupo
Tomada de decisão no grupo
Liderança e confiança
Estrutura do grupo
Conflito
Poder e política
Equipe de trabalho
No nível de sistema organizacional
Políticas e práticas de recursos humanos
Desenho e estrutura da organização
Cultura organizacional
Comportamento individual - Características biográficas
Idade:
-
Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento das Variáveis Dependentes e Independentes do Modelo de Comportamento Organizacional. Segundo Ribas (2015):
Variáveis Dependentes: são os fatores-chave que se pretende explicar ou prever e que são afetados por outros fatores. Quais são as variáveis dependentes básicas no comportamento organizacional? Os estudiosos do assunto tradicionalmente enfatizam a produtividade, o absenteísmo, a rotatividade e a satisfação com o trabalho, mas existem outras com: desvio de comportamento e cidadania organizacional. (Ribas, 2015, p.288).
Variáveis Independentes: são os principais determinantes da produtividade, do absenteísmo, da rotatividade e da satisfação com o trabalho. Ex.: Variáveis no nível do indivíduo, variáveis em nível do grupo, variáveis em nível do sistema organizacional. (Ribas, 2015, p.289).
Ante o exposto, vamos analisar cada item.
A) Errado, pois é uma variável independente no nível do indivíduo.
B) Errado, pois é uma variável independente no nível do sistema organizacional.
C) Errado, pois é uma variável independente no nível do grupo.
D) Errado, pois é uma variável independente no nível do grupo.
E) Certo, pois é uma variável dependente.
Mas o que significa Cidadania Organizacional?
Cidadania organizacional é o algo a mais! São atividades que não estão no escopo do seu cargo, portanto não são obrigatórias, mas que sua execução ajuda o funcionamento da organização. Segundo Robbins (2005):
A cidadania organizacional é um comportamento discricionário que não faz parte das exigências funcionais de um cargo, mas que ajuda a promover o funcionamento eficaz da organização. As organizações bem-sucedidas precisam de funcionários que façam mais do que os seus deveres usuais e apresentem um desempenho que ultrapasseis expectativas. (Robbins, 2005, p. 22)
Fonte:
RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3¬ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11ª Ed - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
Gabarito do Professor: Letra “E".
-
Segundo Robbins, em seu livro Comportamento Organizacional, as variáveis classificam-se em:
Dependentes: PRA SaCi
Produtividade;
Rotatividade;
Absenteísmo;
Satisfação no Trabalho;
Cidadania Organizacional.
Independentes:
Variáveis no nível do Indivíduo;
Variáveis no nível do Grupo;
Variáveis no nível Sistema Organizacional.
-
Que enunciado terrível...