SóProvas


ID
3124066
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

Somos animais sociais. Em estado selvagem, só conseguimos sobreviver se estivermos em grupo. Por isso, nossos antepassados hominídeos desenvolveram um profundo senso de comunidade, que está impresso em nosso DNA. “A evolução selecionou genes que favoreciam o prazer da companhia e produziam inquietude quando se estava sozinho”, afirma um neurocientista da Universidade de Chicago. Tanto que, até a Idade Média, as salas das casas eram usadas para tudo: cozinhar, comer, receber convidados, fazer negócios e, à noite, dormir. Mas a Revolução Industrial mudou tudo. “A casa se transformou num refúgio da individualidade”, diz José Machado Pais, da Universidade de Lisboa. Isso pode ser notado no próprio nome que damos ao tipo mais comum de residência encontrado nas grandes cidades modernas: “apartamento”, que significa “separação”.

(Adaptado de: GARATTONI, B. e LACERDA, R. Revista Superinteressante. Edição 407, setembro de 2019) 

O segmento Por isso, nossos antepassados hominídeos desenvolveram um profundo senso de comunidade indica, no contexto, noção de 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Somos animais sociais. Em estado selvagem, só conseguimos sobreviver se estivermos em grupo. Por isso, nossos antepassados hominídeos desenvolveram um profundo senso de comunidade, que está impresso em nosso DNA.

    ? Causa (O FATO DE) sermos animais selvagens e só conseguirmos sobreviver se estivermos em grupo Consequência (FAZ QUE) nossos antepassados hominídeos desenvolvessem um profundo senso de comunidade, que está impresso em nosso DNA.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Causalidade

    A causalidade é aquela que representa o motivo, a causa, pela qual uma ação aconteceu. A principal conjunção utilizada é o ‘porque’, entretanto, no próprio texto pode não haver uma conjunção e aí será necessário compreender o sentido de causa e efeito por si só, conforme o contexto. Exemplo: "Porque/como/visto que estava doente, fui na farmácia".

    Consequência

    A consequência é o efeito que é declarado na oração principal. Geralmente, utiliza-se apenas a conjunção ‘que’ para exprimir essa relação, como em: "Estava com tanta sede que bebi muitos litros de água".

  • GAB A

     

    Pessoal! Não posso garantir que funciona sempre, mas sugiro que façam dessa forma, pois antes eu tinha muita dificuldade nesse tipo de identificação. Sugiro que pegue a frase e faça uma pergunta, lembre-se que essa pergunta será a consequência e sua resposta será a causa.

     

    P = Por que nossos antepassados hominídeos desenvolveram um profundo senso de comunidade?  [PERGUNTA = CONSEQUÊNCIA].

     

    R = Somos animais sociais. [RESPOSTA = CAUSA].

     

     

    "Guarda teus planos e teu coração" Avante!

     

  • Alguém pode me explicar sobre as outras alternativas ?

  • Outras conjunções podem dar ideia de consequência também tais como logo, portanto, por conseguinte, por isso...

  • causa consequencia.. famosa

  • A consequência: é o efeito do que é declarado na oração principal. As principais conjunções consecutivas são: que, precedida de de forma que, por isso, de modo que, de sorte que, tanto que, além das estruturas tão que, tanto que, tamanho que.

    B causa: indicam uma oração subordinada que denota causa: Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que. Exemplos: A casa incendiou porque esqueceram o gás ligado.

    C finalidade: iniciam uma oração subordinada indicando a finalidade da oração principal. Exemplos: Para que, a fim de que, porque (no sentido de que), que. É tarde para que reverta o estrago.

    D condição: iniciam uma oração subordinada em que é indicada uma hipótese ou uma condição necessária para que seja realizada ou não o fato principal: Exemplos: Se, caso, quando, conquanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que.

    E concessão: indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que

  • causa - Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que

    consequencia - que, precedida de de forma que, de modo que, de sorte que, tanto que, além das estruturas tão que, tanto que, tamanho que.

  • "Por isso, nossos antepassados hominídeos desenvolveram um profundo senso de comunidade"

    é uma consequência de

    "Somos animais sociais. Em estado selvagem, só conseguimos sobreviver se estivermos em grupo.

    Rumo à Gloriosa PMCE!

  • O que levou desenvolver o senso de comunidade? o fato de estar em grupo. Causa -> Consequência Gabarito A