-
GABARITO: LETRA A
? Somos animais sociais. Em estado selvagem, só conseguimos sobreviver se estivermos em grupo. Por isso, nossos antepassados hominídeos desenvolveram um profundo senso de comunidade, que está impresso em nosso DNA.
? Causa (O FATO DE) sermos animais selvagens e só conseguirmos sobreviver se estivermos em grupo Consequência (FAZ QUE) nossos antepassados hominídeos desenvolvessem um profundo senso de comunidade, que está impresso em nosso DNA.
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Causalidade
A causalidade é aquela que representa o motivo, a causa, pela qual uma ação aconteceu. A principal conjunção utilizada é o ‘porque’, entretanto, no próprio texto pode não haver uma conjunção e aí será necessário compreender o sentido de causa e efeito por si só, conforme o contexto. Exemplo: "Porque/como/visto que estava doente, fui na farmácia".
Consequência
A consequência é o efeito que é declarado na oração principal. Geralmente, utiliza-se apenas a conjunção ‘que’ para exprimir essa relação, como em: "Estava com tanta sede que bebi muitos litros de água".
-
-
GAB A
Pessoal! Não posso garantir que funciona sempre, mas sugiro que façam dessa forma, pois antes eu tinha muita dificuldade nesse tipo de identificação. Sugiro que pegue a frase e faça uma pergunta, lembre-se que essa pergunta será a consequência e sua resposta será a causa.
P = Por que nossos antepassados hominídeos desenvolveram um profundo senso de comunidade? [PERGUNTA = CONSEQUÊNCIA].
R = Somos animais sociais. [RESPOSTA = CAUSA].
"Guarda teus planos e teu coração" Avante!
-
Alguém pode me explicar sobre as outras alternativas ?
-
Outras conjunções podem dar ideia de consequência também tais como logo, portanto, por conseguinte, por isso...
-
causa consequencia.. famosa
-
A consequência: é o efeito do que é declarado na oração principal. As principais conjunções consecutivas são: que, precedida de de forma que, por isso, de modo que, de sorte que, tanto que, além das estruturas tão que, tanto que, tamanho que.
B causa: indicam uma oração subordinada que denota causa: Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que. Exemplos: A casa incendiou porque esqueceram o gás ligado.
C finalidade: iniciam uma oração subordinada indicando a finalidade da oração principal. Exemplos: Para que, a fim de que, porque (no sentido de que), que. É tarde para que reverta o estrago.
D condição: iniciam uma oração subordinada em que é indicada uma hipótese ou uma condição necessária para que seja realizada ou não o fato principal: Exemplos: Se, caso, quando, conquanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que.
E concessão: indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que
-
causa - Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que
consequencia - que, precedida de de forma que, de modo que, de sorte que, tanto que, além das estruturas tão que, tanto que, tamanho que.
-
"Por isso, nossos antepassados hominídeos desenvolveram um profundo senso de comunidade"
é uma consequência de
"Somos animais sociais. Em estado selvagem, só conseguimos sobreviver se estivermos em grupo.
Rumo à Gloriosa PMCE!
-
O que levou desenvolver o senso de comunidade? o fato de estar em grupo. Causa -> Consequência
Gabarito A