SóProvas


ID
312409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).

A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.

Para que se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma, são importantes as relações de afetividade, confiança, empatia e respeito entre professores e alunos. Assim, os educadores devem permitir que tais sentimentos interfiram no cumprimento ético de seu dever de professor.

Alternativas
Comentários
  • O professor nao pode de forma alguma deixar que as relaçoes interpessoais intefiram no seu proceder escolar, sob pena de comprometer todo o planejamento escolar. Isso nao implica dizer que o professor nao deva se relacionar com seus alunos.
  • Para que se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma, são importantes as relações de afetividade, confiança, empatia e respeito entre professores e alunos. ENTRETANTO, os educadores  NÃO DEVEM  permitir que tais sentimentos interfiram NEGATIVAMENTE no cumprimento ético de seu dever de professor.  

    (Freire explica que quem ensina é também um aprendiz e que apesar de prazerosa a atividade docente requer seriedade, preparo científico, físico, emocional e afetivo, além de exigir ousadia, pois promove um envolvimento emocional. Mas este envolvimento deve ser esclarecido e pautado em bases diferentes de uma ideologia de passividade, pois resistir a uma política e uma realidade social do ensino não é para seres passíveis. Disponível em http://grupo5didatica.blogspot.com.br/2015/11/resumo-professora-sim-tia-nao-cartas.html)