SóProvas


ID
3124249
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão

Ai, que vergonha... 

   Sou tímida. Já nasci assim, veio de algum gene que meus pais me transmitiram, o que não deixa de ser estranho, já que sou incomparavelmente mais tímida que os dois juntos. 
   Só quem é tímido − e não me refiro aí aos falsos tímidos, aqueles que têm uma timidezinha boba de vez em quando, por exemplo, ao chegar a uma festa sem conhecer ninguém − sabe a dificuldade de se dizer “não” a um amigo ou de cobrar alguma coisa de alguém. E só nós tímidos sabemos também o quanto nos custa entrar em uma loja e experimentar uma roupa. O verdadeiro tímido tem vergonha de tudo e de todos. 
   Hoje em dia, depois de anos de teatro e terapia, melhorei demais. Muita gente me afronta e diz que não sou tímida nada, que eu nunca subiria em um palco se minha timidez fosse de verdade. Eu digo que uma coisa não tem nada a ver com a outra. O palco possui uma parede invisível, e quando subo nele é como se não visse ninguém. Além disso, quando as pessoas vão a alguma das minhas apresentações, é esperado que eu cante. Muito diferente é ir a um churrasco e me pedirem para tocar violão. Morro de vergonha. As pessoas param de conversar e ficam me olhando, na expectativa. A minha voz nem sai direito, tamanha a vontade de desaparecer do recinto. 
   Os psicólogos dizem que timidez, na verdade, é orgulho. O tímido seria alguém com tal mania de perfeição que não se dá o direito de errar. Não concordo. Eu digo que o tímido é alguém que tem vergonha de errar, de acertar, de ser julgado ignorante, de ser considerado inteligente, de ser taxado de prepotente... 
  Eu tenho vergonha de tudo. Mas já descobri − até há bastante tempo − o antídoto da timidez. Quando gosto e quero realmente alguma coisa, vergonha nenhuma me impede. Aí eu finjo que sou uma outra pessoa, coloco uma base no rosto para disfarçar a vermelhidão e vou em frente. É assim inclusive com essas crônicas, que tenho vergonha de publicar, mas gosto demais de escrever para parar. 
(Adaptado de: PIMENTA, Paula. Disponível em: www.patio.com.br. 13/12/2006) 

Está correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Quando pedem para que a autora toque violão em um churrasco, ela não esquiva-se o pedido, mesmo envergonhada. ? temos o advérbio "não" como fator de próclise do pronome, o correto é: não se esquiva.

    B) Pôr gostar de escrever, a autora enfrenta sua timidez e se expõe em suas crônicas, de que não deixa de publicar. ? não deixa de publicar alguma coisa (a preposição "de" não é regida por nenhum termo, logo está incorreta).

    C) Os psicólogos dispõem de uma teoria acerca da timidez da qual a autora discorda completamente. ? correto.

    D) A timidez é um problema que impede muitas pessoas em desenvolverem uma vida social, levando-os ao isolamento. ? impedem muitas pessoas de alguma coisa (de desenvolverem).

    E) A terapia é recomendável, para todos que buscam conhecerem-se, mas especialmente daqueles que querem superar a timidez. ? é recomendável para alguém (vírgula está colocada incorretamente); além disso, o pronome relativo "que" atrai o pronome "se", o correto seria: que buscam se conhecerem...

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Ressalto o erro no uso da vírgula nessa letra E.

    Não se pode separar o complemento nominal nem o adjunto adnominal dos seus respectivos referentes.

    Nessa letra E a vírgula está separando o adjetivo recomendável do seu complemento nominal.

    Qualquer erro me avisem no privado.

    GABARITO. C

  • O erro da letra D também está em "levando-os", enquanto o certo seria "levando-as", por se tratar de "pessoas". E na letra E também está errado em "daqueles", enquanto o certo seria "para aqueles".

  • quem impede impede a

  • Identifiquei dois erros:

    1 - O não atrai o se, logo o corre seria não se esquiva

    2 - Quem se esquiva se esquiva DE, verbo transitivo indireto, o correto seria não se esquiva do

    Pôr com acento é um verbo e nesse caso o por do por gostar deveria ser uma preposição, o correto seria Por gostar

  • acerca de - é equivalente a "sobre".

    a cerca de - indica proximidade.

    há cerca de - indica tempo decorrido.

  • A - Quando pedem para que a autora toque violão em um churrasco, ela não esquiva-se o pedido, mesmo envergonhada.

    Ocorre próclise por atração com o advérbio de negação e, em relação a regência verbal, quem se esquiva, esquiva-se de algo (ela não se esquiva do pedido)

    B - Pôr gostar de escrever, a autora enfrenta sua timidez e se expõe em suas crônicas, de que não deixa de publicar.

    Pôr com acento diferencial é verbo, porém na frase temos uma preposição, nesse caso, sem acento.

    C - GABARITO

    D - A timidez é um problema que impede muitas pessoas em desenvolverem uma vida social, levando-os ao isolamento.

    O correto seria: "levando-as", por coesão referencial ligada a "pessoas" e, em relação a regência verbal, quem impede, impede algo, não exige complemento verbal com preposição)

    E - A terapia é recomendável, para todos que buscam conhecerem-se, mas especialmente daqueles que querem superar a timidez.

    Caso em que a vírgula é proibida: - PARA SEPARAR >> - complemento nominal do nome;