SóProvas


ID
3124351
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A taxa cresceu em 14 das 27 unidades da Federação no primeiro trimestre deste ano (2019), na comparação com o último trimestre do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas outras 13 unidades, a taxa manteve-se estável. No final de abril, o IBGE informou a taxa no Brasil no primeiro semestre: 12,7%.
(Disponível em: https://www.cartacapital.com.br. Adaptado)

De acordo com os seus conhecimentos sobre o panorama da economia nacional contemporânea, a taxa mencionada na notícia é a de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Temos referência à taxa de desemprego:

    ? O desemprego cresceu em 14 das 27 unidades da federação no 1º trimestre, na comparação com o trimestre anterior, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos demais estados, houve estabilidade. A taxa de desemprego média no país nos 3 primeiros meses do ano subiu para 12,7%, conforme já divulgado anteriormente pelo órgão.

    ? Segundo o IBGE, as maiores taxas de desemprego foram observadas no Amapá (20,2%), Bahia (18,3%) e Acre (18,0%), e a menores, em Santa Catarina (7,2%), Rio Grande do Sul (8,0%) e Paraná e Rondônia (ambos com 8,9%). Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as taxas ficaram em 13,5% e 15,3%, respectivamente.

    ? Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/05/16/desemprego-cresce-em-14-das-27-unidades-da-federacao-no-1o-trimestre-diz-ibge.ghtml

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABA c)

    SELIC despencou

    ↑ Desemprego ↓ Inflação

  • "Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)"

    Só poderia ser uma taxa com referência a algo social.

    Desemprego é a mais comum.

    Gabarito: C

  • No ano de 2019, o Brasil conseguiu bons indicadores no campo econômico, como inflação baixa e crescimento do PIB, ainda que pequeno.

    Alguns números, porém, foram bastante ruins, como o do desemprego, que mesmo decrescendo continuou com dois dígitos em todos os meses levantados.

    Em 2020 o Brasil continuou a ter de lidar com os mesmos problemas no campo econômico, como desemprego e evolução do PIB.

    Resposta: C