SóProvas


ID
3124963
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    Redes antissociais


      Para além do hábito, as redes sociais se transformaram em paixão. Toda paixão nos torna cegos, incapazes de ver o que nos cerca com bom senso, para não dizer lógica e racionalidade. Nesse momento de nossa experiência com as redes sociais, convém prestar atenção no seu caráter antissocial e psicopatológico. Ele é cada vez mais evidente.

      O que estava escondido, aquilo que ficava oculto nas microrrelações, no âmbito das casas e das famílias, digamos que a neurose particular de cada um, tornou-se público. O termo neurose tem um caráter genérico e serve para apontar algum sofrimento psíquico. Há níveis de sofrimento e suportabilidade por parte das pessoas. Buscar apoio psicológico para amenizar neuroses faz parte do histórico de todas as linhagens da medicina ao longo do tempo. Ela encontra nas redes sociais o seu lugar, pois toda neurose é um distúrbio que envolve algum aspecto relacional. As nossas neuroses têm, inevitavelmente, relação com o que somos em relação a outros. Assim como é o outro que nos perturba na neurose, é também ele que pode nos curar. Contudo, há muita neurose não tratada e ela também procura seu lugar.

      A rede social poderia ter se tornado um lugar terapêutico para acolher as neuroses? Nesse sentido, poderia ser um lugar de apoio, um lugar que trouxesse alento e desenvolvimento emocional? Nas redes sociais, trata-se de convívios em grupo. Poderíamos pensar nelas no sentido potencial de terapias de grupo que fizessem bem a quem delas participa; no entanto, as redes sociais parecem mais favorecer uma espécie de “enlouquecimento coletivo”. Nesse sentido, o caráter antissocial das redes precisa ser analisado.

                                                                                                            (Cult, junho de 2019) 

No contexto em que estão empregados nas passagens “Toda paixão nos torna cegos...” (1° parágrafo), “A busca por apoio psicológico para amenizar neuroses...” (2° parágrafo), “... que envolve algum aspecto relacional.” (2° parágrafo) e “... que trouxesse alento e desenvolvimento emocional?” (3° parágrafo), os termos destacados significam, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? ?Toda paixão nos torna cegos...? (1° parágrafo), ?A busca por apoio psicológico para amenizar neuroses...? (2° parágrafo), ?... que envolve algum aspecto relacional.? (2° parágrafo) e ?... que trouxesse alento e desenvolvimento emocional?? (3° parágrafo)

    A) sem consciência; extinguir; de oposição; esperança. ? incorreto, "amenizar" (refere-se a diminuir, abrandar e não acabar com tudo, extinguir).

    B) sem visão; mitigar; de aproximação; mudança. ? incorreto, visto que o termo "cegos" foi usado em seu sentido figurado, marcando que o amor deixa as pessoas sem a capacidade de raciocinar, ficam sem clareza, sem discernimento.

    C) sem clareza; potencializar; de ligação; conforto.

    D) sem discernimento; abrandar; de interação; ânimo.

    E) sem controle; acirrar; de sobreposição; prostração.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • substantivo masculino

    Ação de aspirar e expelir o ar (pelas vias respiratórias); respiração ou fôlego: o professor ficou sem fôlego e alento.

    Condição da pessoa que demonstra coragem; excesso de vigor: depois da caminhada, perdeu o alento.

    [Por Extensão] O que pode servir de alimento; aquilo que traz o vigor de volta: ele precisava de alento para voltar ao trabalho.

    [Figurado] Em que há animação; entusiasmo: um programa de muito alento.

  • Não confundir estas três palavras:

    • Alento: respiração, fôlego, hálito; estado de ânimo, de coragem, de vigor.
    • Relento: umidade da noite; orvalho, sereno.
    • Acalento: ato de acalentar para adormecer criança; demonstração física de afeto; carícia, carinho; ato de consolar; conforto.