SóProvas


ID
3124987
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                         Mais cansaço e menos resultado


      Estamos trabalhando mais, por mais horas e com menos equilíbrio entre tempo de lazer e labuta. Mas isso não necessariamente significa que nos tornamos mais produtivos. Um estudo da RescueTime, empresa de software de gerenciamento de tempo, analisou 185 milhões de horas computadas por seus usuários e identificou que os trabalhadores têm, em média, somente duas horas e 48 minutos de tempo produtivo por dia, embora trabalhem pelo menos uma hora fora do escritório em quase metade dos fins de semana do ano.

      “Há 30 anos, uma jornada de trabalho típica tinha oito horas por dia, das 9h às 17h, e você estava livre antes e depois”, diz Larry Rosen, professor emérito do departamento de Psicologia da Universidade do Estado da Califórnia, que pesquisa os efeitos da tecnologia na produtividade. “Desde a introdução dos celulares, essa separação desapareceu e a tecnologia trouxe tarefas adicionais, como checar e-mail e redes sociais”. E não são poucas vezes: segundo a RescueTime, as pessoas verificam e-mails e apps de mensagem a cada seis minutos. E, a cada interrupção dessas, são necessários cerca de 20 minutos para recuperar o estado de foco inicial.

      “É por isso que vemos empresas com muitos workaholics, mas sem resultados”, diz Caio Camargo da Silva, professor de gestão de pessoas e empreendedorismo da PUC-PR. “As pessoas entram em um modo de fazer 80 mil coisas ao mesmo tempo sob pressão, e isso é a receita do desastre”.

      Entre os millenials, a situação é pior. Estudo da Adobe mostra que, ao contrário do estereótipo de que essa geração passa o tempo todo nas redes sociais ou mandando mensagens de texto, ela é a que mais usa e-mail fora do trabalho: é comum responder pelo smartphone inclusive na cama (70%), do banheiro (57%) e enquanto dirige (27%).

(Marília Marasciulo, “Mais cansaço e menos resultado”. Galileu, junho de 2019)

Assinale a alternativa em que o enunciado atende à norma-padrão de regência verbal e nominal.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) Ansiosos por dar conta de todas as suas atribuições, os millenials dedicam-se a responder aos e-mails fora do trabalho, embora muitas pessoas discordem dessa situação. ? correto.

    B) Ansiosos em dar conta de todas as suas atribuições, os millenials dedicam-se em responder aos e-mails fora do trabalho, embora muitas pessoas discordem com essa situação. ? discordem de alguma coisa e não "com" alguma coisa.

    C) Ansiosos para dar conta de todas as suas atribuições, os millenials dedicam-se por responder aos e-mails fora do trabalho, embora muitas pessoas discordem a essa situação. ? discordem dessa situação seria o correto.

    D) Ansiosos com dar conta de todas as suas atribuições, os millenials dedicam-se para responder aos e-mails fora do trabalho, embora muitas pessoas discordem nessa situação. ? ansiosos por alguma coisa e não "com" alguma coisa; discordem dessa situação.

    E) Ansiosos a dar conta de todas as suas atribuições, os millenials dedicam-se em responder aos e-mails fora do trabalho, embora muitas pessoas discordem quanto essa situação. ? ansiosos por algo; discordem dessa situação.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva A

    Dedicar "a" Alguma Coisa.

    Ansiosos por dar conta de todas as suas atribuições, os millenials dedicam-se a responder aos e-mails fora do trabalho, embora muitas pessoas discordem dessa situação.

  • Primeiro: importante saber que a palavra ansioso exigem as seguintes preposições por, para, de

    Desse conhecimento já eliminaria as letras B, D e E.

    Segundo: o verbo DEDICAR é VTI e exige a preposição a .

    Portanto, a alternativa correta é a letra A.

  • Dá para matar a questão analisando apenas o verbo DEDICAR, pois quem se dedica, se dedica A...

    A alternativa (A) é a única em que esse verbo aparece corretamente.

  • Gabarito: A

  • Só pode ser a letra A também pelo verbo "discordar", que exige preposição "de".

  • os milenials dedicam-se a responder.

    sujeito no pural ,verbo no plural =objeto direto = pronome apassivador

  • Quem se dedica,dedica-se a algo.

    Quem responde,responde algo/alguma coisa

  •  "discordar", que exige preposição "de" DE+ESSA=DESSA...

  • APENAS REPLIQUEI A RESPOSTA DO COLEGA ARTHUR

    GABARITO: LETRA A

    A) Ansiosos por dar conta de todas as suas atribuições, os millenials dedicam-se a responder aos e-mails fora do trabalho, embora muitas pessoas discordem dessa situação. → correto.

    B) Ansiosos em dar conta de todas as suas atribuições, os millenials dedicam-se em responder aos e-mails fora do trabalho, embora muitas pessoas discordem com essa situação. → discordem de alguma coisa e não "com" alguma coisa.

    C) Ansiosos para dar conta de todas as suas atribuições, os millenials dedicam-se por responder aos e-mails fora do trabalho, embora muitas pessoas discordem a essa situação. → discordem dessa situação seria o correto.

    D) Ansiosos com dar conta de todas as suas atribuições, os millenials dedicam-se para responder aos e-mails fora do trabalho, embora muitas pessoas discordem nessa situação. → ansiosos por alguma coisa e não "com" alguma coisa; discordem dessa situação.

    E) Ansiosos a dar conta de todas as suas atribuições, os millenials dedicam-se em responder aos e-mails fora do trabalho, embora muitas pessoas discordem quanto essa situação. → ansiosos por algo; discordem dessa situação.

    → Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    (51)

    Agnaldo Luis Dos Santos

    Responder

  • Ansioso POR algo/alguém

    Dedicar-se A algo/alguém

    Discordar DE algo/alguém

    Letra A