SóProvas


ID
312520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo alguns autores, há predominantemente três concepções de
Estado e de instituições que os assistentes sociais adotam e que
influenciam sua forma de atuação. Acerca dessas concepções,
julgue os itens subsequentes.

Ao apreender o Estado como Estado ampliado e a instituição como aparelho contraditório, os assistentes sociais a serviço tão somente da classe dominante reproduzem as relações de dominação.

Alternativas
Comentários
  • o erro está em Estado ampliado, baseado no Welfare State, Keynesianismo.

    Estado ampliado é aquele que se propõe a realizar políticas públicas para atender as sequelas da Questão Social. A alternativa estaria correta se no lugar de Estado ampliado, houvesse Estado mínimo, tipico de países neoliberais.
  • questão sem nexo.... 

  • Suzana Sotero, acho que o conceito de Estado Ampliado na Questão é com base em Gramsci.
    Ivete Simionato fala sobre a influência de Gramsci no Serviço Social em livros e em artigos.

    O erro da questão está em dizer que o profissional pode optar por estar a servição tão somente de uma classe.
    Iamamoto fala sobre o caráter contraditório da profissão, quando é impossível atender somente aos interesses de uma classe. Ainda que se priorize uma classe, o assistente social sempre atenderá as duas classes polarizadas (Capital X Trabalho).

  • Ianni (1980) ressalta que o Estado não transparece para a sociedade seu caráter contraditório, aparecendo para as pessoas com “uma forma abstrata, como um ato de vontade coletiva ou como a forma externa da sociedade civil”. (IANNI, 1980, p. 32). Sendo um aparelho de exercício da dominação, o Estado é monopolizado pela classe dominando – burguesia – transfigurando as relações de produção específicas do capitalismo em suas dimensões políticas e econômicas. Entretanto, a condição de entidade de classe não aparece com exclusividade no desenvolvimento do Estado, apesar de ser uma determinação fundamental. Ao longo se seus estudos sobre o golpe militar de 1852 na França, a estrutura do Estado e suas relações, Marx identifica as lutas entre grupos e classes sociais como questões de grande relevância para a formação do Estado, e deste modo compreende que o âmbito estatal exprime, ao mesmo tempo, os interesses da burguesia e de outras classes sociais, variando conforme as expressões conjunturais das forças econômicas e políticas, sendo que em determinados momentos históricos a burguesia faz concessões as classes dominadas.

    Entende o projeto societário liberal como excludente e desigual, produzindo, reproduzindo e ampliando a questão social e determinando as distintas formas de intervenção estatal. A partir das últimas décadas, o processo de ajuste estrutural das economias nacionais vem re-configurando a atuação estatal tendo por base a política de Estado Mínimo.

    gab ERRADA

    Fonte: O Papel do Estado e o “Welfare Mix
    Vera Maria Ribeiro Nogueira *
    Mariana Pfeifer

     

  • Estado ampliado segundo Gramsci= Estado + Sociedade Civil. Concepção ampla de Estado, e nao uma concepcao neutra, funcionalista.Assim os A.S nao estao a serviço somente da classe dominante.

  • - VISAR A ALGO >>> VTI

    O verbo visar atua como um verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com a preposição a quando apresenta o sentido de ter em vista, sendo sinônimo de pretender, tencionar, intentar, propor-se, dispor-se,...

    Ex.: Este projeto visa ao desenvolvimento de competências relacionais nos alunos.

      

     - VISAR ALGO >>> VTD

    O verbo visar atua como um verbo transitivo direto, estabelecendo regência sem a presença de uma preposição com os seguintes sentidos:

    Quando indica o ato de direcionar a vista, sendo sinônimo de olhar, mirar, focar, fixar,…

    Ex.:Visou a mãe ao longe, no meio da multidão.