SóProvas


ID
3125440
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as informações a seguir para responder à questão.


Na verificação qualitativa de íons iodato, IO-3 , foi realizado o teste com íons iodeto em meio ácido, segundo a equação não balanceada:

               IO-(aq) + I-(aq) + H+(aq) → I2(s) + H2O(ℓ)


Para identificar a formação do I2 (s), toma-se uma alíquota da amostra após a reação, adiciona-se clorofórmio e agita-se. Ao final, se o iodo estiver presente, é observada coloração violeta rosada na fase orgânica.

O número de oxidação do redutor da reação de identificação dos íons iodato é

Alternativas
Comentários
  • O redutor é o agente redutor, isto é : aquele que oxida.

    Logo é o ânion I-(nox -1)... e não o iodo do íon iodato (+5).

    gabarito C

  • Gabarito: item C

    O termo redutor significa a mesma coisa que agente redutor, ou seja, é aquela espécie química que vai se oxidar promovendo a redução de outra espécie.

    O ânion I- é o agente redutor, pois irá provocar a redução do  IO-3. Como é um ânion, o seu NOX será o mesmo valor de sua carga, que é -1.

  • Para identificar os agentes é mais prático ver em quais espécies ocorrem oxidação e redução, no IO3-(aq) para I2(s) obviamente está ocorrendo um processo de redução do Iodo na fase aquosa para a sólida, ele ganha elétrons e, portanto, é um agente oxidante. Por outro lado, temos a espécie iodeto I-(aq) chegando a um NOx 0 na fase sólida, aqui ocorre uma oxidação, pois o íon perde esse elétron para a estabilização de fase sólida do iodo, portanto o I- é um agente redutor e seu NOx é (-1), valor de sua carga.