SóProvas


ID
3125617
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Luckesi (2011) afirma que “a avaliação deixará de ser autoritária se o modelo social e a concepção teórico-prática da educação também não forem autoritários. Se as aspirações socializantes da humanidade se traduzem num modelo socializante e democrático, a pedagogia e a avaliação no seu interior também se transformarão na perspectiva de encaminhamentos democráticos”. A primeira ação que tem que ser feita para essa transformação nos fins da avaliação “é modificar a sua utilização de classificatória para diagnóstica. Ou seja, a avaliação deverá ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio em que o aluno se encontra, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que [ele] possa avançar no seu processo de aprendizagem.” Assim, de acordo com o autor, para que a avaliação diagnóstica seja possível, é preciso compreendê-la e realizá-la comprometida com uma proposta pedagógica

Alternativas
Comentários
  • Essa questão requer conhecimentos sobre avaliação. Com base nos estudos do autor Cipriano Luckesi, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta com qual proposta pedagógica a avaliação diagnóstica deve estar comprometida para que seja possível. 

    A) escolanovista. 
    ERRADO - Na escola nova o processo avaliativo contempla a auto avaliação e tem como pressuposto a busca de metas pessoais onde o aluno se responsabiliza pelo seu aprendizado, ocasionando um sujeito ativo, para aprender e participar da ação educativa. O professor se apropria de instrumentos avaliativos que facilitarão a aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento espontâneo do aluno. A pedagogia da escola nova visa a vontade do sujeito, destacando-se um espontaneísmo natural. 

    B) libertária. 
    ERRADO - A escola progressista libertária parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático. A ênfase na aprendizagem informal, via grupo, e a negação de toda forma de repressão, visam a favorecer o desenvolvimento de pessoas mais livres. A metodologia de trabalho nessa perspectiva não prevê nenhum tipo de avaliação dos conteúdos. Ela ocorre nas situações vividas, experimentadas, portanto incorporadas para serem utilizadas em novas situações. 

    C) tecnicista. 
    ERRADO – Na Tendência Tecnicista, a avaliação tem ênfase na produtividade do aluno, mensurada a partir de testes objetivos; há a realização de exercícios programados. A avaliação ocorre no final do processo, com a finalidade de constatar se os alunos adquiriram os comportamentos desejados. E há, ainda, um exagerado apego aos livros didáticos. 

    D) rogeriana. 
    ERRADO - Voltada para uma abordagem centrada na pessoa e utilizando o método da não diretividade (ou seja, o professor não interfere diretamente no campo cognitivo e afetivo do aluno), a proposição de Rogers implica num modelo de educação onde o indivíduo tenha liberdade e responsabilidade na escolha de caminhos que possam subsidiar a construção do conhecimento e que este só se concretiza quando o aluno é um agente ativo e o professor visto como um facilitador nesse processo. Dentro desse contexto, o estudante é o centro da sala de aula, podendo selecionar conteúdos que considera relevante para sua vida mantendo a partir daí, uma relação interpessoal com o facilitador que por sua vez deve ser autêntico, confiar na potencialidade de cada aluno possibilitando liberdade de expressão sem nenhum preconceito ou aversão e, ao contrário da aplicação de uma avaliação formal, facilitar o processo de autocrítica e autoavaliação por parte do aluno. 

    E) histórico-crítica. 
    CORRETO – Conforme coloca o autor Cipriano Luckesi, para que a avaliação diagnóstica seja possível, é preciso compreendê-la e realizá-la comprometida com uma concepção pedagógica. O autor considera que ela deve estar comprometida com uma proposta pedagógica histórico-crítica, uma vez que esta concepção está preocupada com a perspectiva de que o educando deverá apropriar-se criticamente de conhecimentos e habilidades necessárias à sua realização como sujeito crítico dentro desta sociedade que se caracteriza pelo modo capitalista de produção. A avaliação diagnóstica não se propõe e nem existe de uma forma solta e isolada. É condição de sua existência a articulação com uma concepção pedagógica progressista.

    Portanto, a letra E é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • LETRA E

    histórico-crítica.