SóProvas


ID
3125746
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sorocaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    As grandes metrópoles brasileiras são marcadas por profundas desigualdades que se expressam em uma distribuição muito desequilibrada das condições de moradia, saúde, mobilidade e em outros aspectos. Em uma mesma cidade, é possível encontrar bairros cujo índice de desenvolvimento se assemelha aos de países mais desenvolvidos, enquanto outros se comparam a países marcados por fragilidades sociais. Isso faz com que o bairro ou a região em que a pessoa vive influencie nas suas oportunidades de ser atendido por um bom hospital, obter um bom emprego ou frequentar uma boa escola, determinando suas chances de ascender socialmente.

      Interessados nesse último ponto, procuramos verificar como a distribuição desigual das oportunidades escolares no espaço urbano influencia as decisões escolares das famílias, favorecendo-as ou desfavorecendo-as, de acordo com a posição que viviam no território. Para isso, estudamos duas regiões de Belo Horizonte que se diferenciavam no perfil social de seus moradores, bem como em relação à distribuição de oportunidades sociais. Procuramos entender então como a desigualdade urbana influencia os percursos escolares.

      Apesar de a sociologia da educação no Brasil contar com muitos estudos dedicados aos efeitos da renda, escolaridade, ou mesmo das características das escolas, que influenciam as desigualdades escolares, poucos estudos nacionais investigaram especialmente o peso dos fatores urbanos sobre a escolarização, o que nos motivou a oferecer subsídios para compreender como o espaço urbano é relevante para entender as trajetórias escolares dos estudantes.

(Gustavo Bruno de Paula e Maria Alice Nogueira. Como a desigualdade urbana influencia percursos escolares. www.nexojornal.com.br, 15.05.2019. Adaptado) 

Está em conformidade com as regras de concordância verbal e nominal da língua portuguesa a alternativa:

Alternativas
Comentários
  • A. As diferenças sociais numa mesma metrópole sempre haverão, mas a sociedade deve buscar reduzi-las.

    O verbo haver com sentido de existir, ocorrer ou acontecer é verbo impessoal e deve ficar no singular.

    B. São consideradas barreiras para a ascensão social o aumento das cidades e o trabalho sem registro em carteira.

    O aumento das cidades e o trabalho sem registro em carteira são considerados barreiras para a ascensão social.

    C. A observação de estudos prévios e de pesquisas em andamento são fundamentais para se pensar em novas possibilidades de investigação.

    Apenas um núcleo o verbo deve permanecer no singular.

    D. Uma grande parte dos cidadãos está em busca de melhores condições de vida para si e para suas famílias.

    Correto, o verbo pode concordar tanto com a expressão partitiva como como com a palavra cidadãos.

    GABARITO. D

  • Pessoal, na minha visão a letra B também estaria correta, pois quando temos a ordem INDIRETA( VERBO+ SUJEITO COMPOSTO) o verbo podem concordar com o núcleo do sujeito mais próximo( NESTE CASO CIDADES) ou concordar em sua TOTALIDADE( OU SEJA COM OS DOIS NÚCLEOS DO SUJEITO COMPOSTO). Cadê o Décio Terror pra nos dar uma luz! ahahahah

  • Gabarito: D.

    Pedro, na realidade na letra b são núcleos do sujeito aumento e trabalho, duas palavras masculinas, por isso não há outra opção a não ser a concordância também no masculino. "(...) das cidades" é complemento nominal.

  • Dá vontade de desistir, sinceramente.

  • Correção

    a) As diferenças sociais numa mesma metrópole sempre HAVERÁ, mas a sociedade deve buscar reduzi-las. (O verbo haver com sentido de existir é impessoal).

    b) São CONSIDERADOS barreiras para a ascensão social o aumento das cidades e o trabalho sem registro em carteira. (O verbo concorda com os termos sublinhados).

    c) A observação de estudos prévios e de pesquisas em andamento É FUNDAMENTAL para se pensar em novas possibilidades de investigação. (O verbo concorda com o termo sublinhado).

    d) Uma grande parte dos cidadãos está em busca de melhores condições de vida para si e para suas famílias. (GABARITO)

  • Anulação:

    Uma grande parte (quando vir ESPECIFICADA deverá concorda com seu especificador) que é cidadãos

  • Questão venenosa. Armadilha cruel no "consideradas"

  • Alternativa correta letra D

    Sujeito formado pelas expressões partitivas como "boa parte de", "a maioria de", "uma porção de"...o verbo poderá ir para o plural ou ficar no singular. A concordância é facultativa.

    Força galera, desistir jamais!!!

  • Nesta o examinador foi sagaz..

    b) São consideradas barreiras para a ascensão social o aumento das cidades e o trabalho sem registro em carteira.

    O aumento e o trabalho são considerados

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • São consideradas barreiras para a ascensão social o aumento das cidades e o trabalho sem registro em carteira. Errado.

    É considerado barreira para a ascensão o aumento das cidades e o trabalho sem registro em carteira. Certa. Sujeito posposto ao verbo pode concordar com o primeiro núcleo.

    São considerados barreiras para a ascensão social o aumento das cidades e o trabalho sem registro em carteira. Certa. Sujeito posposto ao verbo pode concordar com os dois núcleos, prevalecendo o plural masculino se tiver núcleos diferentes ( masculino e feminino).

  • A observação de estudos prévios

    algum sabe informar se seria dos estudos

  • Muita dúvida nessa questão.

  • Alan Guedes, o erro da alternativa C está em são fundamentais, que não concorda com a observação. A frase correta seria: A observação de estudos prévios e de pesquisas em andamento é fundamental para se pensar em novas possibilidades de investigação.

  • B) São consideradas barreiras para a ascensão social o aumento das cidades e o trabalho sem registro em carteira. (são considerados ou é considerado)

    No caso do sujeito composto posposto ao verbo, passa a existir uma nova possibilidade de concordância: em vez de concordar no plural com a totalidade do sujeito, o verbo pode estabelecer concordância com o núcleo do sujeito mais próximo. Convém insistir que isso é uma opção, e não uma obrigação.

  • A alternativa B) não apresenta dois sujeitos? Logos concordância com o plural estaria de acordo...

  • sujeito coletivo + especificativo verbo fica no singular ou no plural

  • Particula partitiva - cabe tanto no singular quanto no plural .

  • DESCORDO DO GABARITO LETRA D

    o correto é  das melhores

  • O erro da B é bem filha da p*ta hem kkkkkkkkkkkkk caí feito pato! SÃO CONSIDERADOS, para concordar com AUMENTO.

    A concordância pode ser tanto com o mais próximo ( singular, desde que assim esteja) ou com os dois ( plural), nesse ponto sem erro!

  • Este rapaz chamado Arthur Carvalho é um exímio conhecedor da Língua Portuguesa.

  • Expressão partitiva (uma parte de, uma porção de etc.) → Plural ou singular.

    "Uma grande parte dos cidadãos está em busca de melhores condições de vida para si e para suas famílias."

    ou

    "Uma grande parte dos cidadãos estão em busca de melhores condições de vida para si e para suas famílias."

  • As diferenças sociais numa mesma metrópole sempre haverão (haverá), mas a sociedade deve buscar reduzi-las.

    São consideradas (considerados) barreiras para a ascensão social o aumento das cidades e o trabalho sem registro em carteira.

    A observação de estudos prévios e de pesquisas em andamento são fundamentais (é fundamental) para se pensar em novas possibilidades de investigação.