SóProvas


ID
312580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tendo como referência os parâmetros para a atuação de assistentes
sociais na Política de Assistência Social (PAS), julgue os itens
subsecutivos.

Os parâmetros para a atuação de assistentes sociais na PAS objetivam a consolidação da assistência social como política de governo, voltada prioritariamente às ações emergenciais.

Alternativas
Comentários
  • Não é política de governo e sim política de Estado !

  • A intervenção profissional, na perspectiva aqui assinalada, pressupõe enfrentar e superar duas grandes tendências presentes hoje no âmbito dos CRAS. A primeira é de restringir a atuação aos atendimentos emergenciais a indivíduos, grupos ou famílias, o que pode caracterizar os CRAS e a atuação profissional como um “grande plantão de emergências”, ou um serviço cartorial de registro e controle das famílias para acessos a benefícios de transferência de renda.

    fonte:http://www.cfess.org.br/arquivos/Cartilha_CFESS_Final_Grafica.pdf

  • A atuação de assistentes sociais na Política de Assistência Social objetiva consolidá-la enquanto política pública de dever e responsabilidade estatal, voltada não somente para as ações emergenciais, mas para a garantia de direitos e de proteção social básica e especial. Ademais, os assistentes sociais são competentes e na Política de Assistência Social podem além de atender demandas emergenciais, organizar, coordenar e executar políticas e programas sociais; assessorar movimentos e organizações dos trabalhadores; propor juntamente com a população novas formas de enfrentamento de suas realidades, buscando viabilizar, garantir e expandir direitos e serviços; dentre outras.


    RESPOSTA: ERRADO
  • Tendo em vista que a função da Assistência Social estabelecida na PNAS é garantir proteção social básica e especial, é fundamental definir claramente o que e quais são as ações ou serviços sócioassistenciais que possuem o caráter de básico e de especial, pois esse é um requisito imprescindível para estrutura- ção do trabalho dos/as profissionais que atuam nessa política social. Pode-se dizer que básico é aquilo que é basilar, mais importante, fundamental, primordial, essencial, ou aquilo que é comum a diversas situações. Na PNAS (2004) e na NOB (2005), a Proteção Social Básica está referida a ações preventivas, que reforçam a convivência, socialização, acolhimento e inserção, e possuem um caráter mais genérico e voltado prioritariamente para a família; e visa desenvolver potencialidades, aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e se destina a populações em situação de vulnerabilidade social (PNAS, p. 27). A indicação do SUAS é de que as ações sócio-assistenciais de proteção social básica serão realizadas, prioritariamente, pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Assim, a realização dessa modalidade de proteção social requer o estabelecimento de articulação dos serviços sócioassistenciais com a proteção social garantida pela saúde, previdência e demais políticas públicas, de modo a estabelecer programas amplos e preventivos que assegurem o acesso dos/as cidadãos/ãs aos direitos sociais.

    “Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais e Psicólogos na Política de Assistência Social”


  • Erros da questão:
    1- política de governo (l.2)
    2-ações emergenciais (l.2)
    Errata:
    1-política de estado
    2-ações preventivas
    Abraço,

  • ERRADA.

    A Assistência Social não prioriza as ações de caráter emergencial.