SóProvas


ID
312586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tendo em vista que a relação entre Estado e sociedade civil deve
ser compreendida a partir do modo como ela se articula ao longo da
história, julgue os itens a seguir.

O ambiente de crise do capital e do neoliberalismo favorece a ampliação das possibilidades preventivas e redistributivas das políticas sociais.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada. Apenas para ajudar os não contribuintes que ultrapassaram o limite de questões diárias.
  • Se o Estado é Neoliberal, e trabalha a favor do capital, e o capital está em crise. Nesse momento, há uma redução nas ações sociais, um retrocesso a muitas conquistas. Não há ampliação de possibilidades preventivas e redistributivas das políticas sociais. O Estado não tem essa preocupação. A preocupação se pauta na reestruturação produtiva, em como reerguer a estrutura economica, já que o capital encontrou em crise. Daí surgem, o desemprego, o trabalho informal, o subemprego, o desrespeito ao que preconiza a CLT e dentre outros problemas.
  • ao contrário... fragmenta, focalização...etc

  • Pelo contrário. O neoliberalismo prega que as políticas sociais são as causas da crise do Estado, sendo que estas tem que ser transferidas para a sociedade civil.

  • Ao contrário... fragmenta, focalização, pontual e mínima.

  • Jamais! Há o predomínio de impostos de características regressivas e a retração do gasto social. Isso impede qualquer possibilidade de ampliação da redistribuição das políticas sociais. Além disso, elas perdem o caráter preventivo e passam a atuar de forma emergencial. 

    RESPOSTA: ERRADO